A iluminação é peça chave para a demarcação da funcionalidade de cada um dos ambientes da casa. Sobretudo, em tempos de lares multifuncionais, quando precisamos delimitar o espaço do home office, da leitura, do descanso… A luz correta é o elemento que nos ajuda nessa tarefa. A cor branca nos faz ficar alertas, sendo benéfica, por exemplo, para o foco e a concentração. Já as cores mais quentes geram a sensação de conforto e aconchego, proporcionado relaxamento e descontração. Neste post, a Chatuba dá dicas para uma boa iluminação em cada um dos cômodos da sua casa. Confere aí!
1) Deixa o sol entrar
Em primeiro lugar, não há melhor iluminação do que a natural. Portanto, aproveitar bem a luz que vem do sol é a primeira dica da Chatuba. Isso pode ser feito de diversas formas. Para quem mora em casa ou cobertura, vale incorporar ao seu projeto as telhas translucidas da Brasilit. O produto fica muito bem em áreas externas que são cobertas. Além disso, é feito de material reciclado, não amarela e ajuda a economizar energia.
Outra dica é o tijolo Bloco de Vidro Ondulado Wave 19x19x8cm Guepar, que pode ser incorporado a diversos tipos de projetos. A vantagem deste material é que deixa entrar a luz de forma homogênea e natural.
2) Iluminação na sala
Definitivamente, a sala é um espaço que pode reunir muitas possibilidades diferentes de iluminação. Neste ambiente, prefira os tons mais quentes, que dão aos olhos uma sensação de aconchego e relaxamento. No entanto, use as lâmpadas de led, que, atualmente, existem em diferentes formatos e cores. Além de serem mais eficientes energeticamente, elas também são mais duráveis e não geram calor.
Veja aqui as opções de lâmpadas de led da Chatuba!
O spot de luz de embutir ou de sobrepor é uma ótima opção para destacar um quadro, artesanato ou obra de arte.
Os lustres e pendentes ficam bem por cima de uma mesa de jantar, bancadas ou cabeceiras.
3) Iluminação no quarto
O quarto é um local de descanso e aconchego. Para este cômodo, a recomendação é pela escolha de lâmpadas amarelas. A cor dará ao ambiente uma sensação de bem-estar, indispensável para o descanso. A iluminação deste ambiente ficará mais atraente se misturar a luz difusa com a direta. Podemos fazer isso com a combinação de um pendente duplo para a iluminação geral do quarto e uma luminária ou abajur na cabeceira.
Veja as opções de lâmpadas led de luz amarela!
4)Iluminação na cozinha e área de serviço
Sendo a cozinha um local de trabalho, o ideal para este ambiente são as cores brancas, que nos deixam mais alertos e focados. No entanto, nada impede que alguns pontos de luz contrastem com alguma cor amarela. Para a iluminação geral da cozinha, o indicado é uma luminária de sobrepor com lâmpada de led. As fitas de led de cor amarela complementam o ambiente sendo colocadas embaixo de armários posicionados acima das pias. Para quem tem cozinhas abertas, com ilhas ou bancadas, os pendentes também são boas opções.
5) Como iluminar o Home Office
Por fim, as estações de trabalho são agora os locais da casa onde passamos a maior parte do nosso tempo. Portanto, esses espaços precisam ser confortáveis. Afinal, as jornadas de trabalho são longas e a produtividade deve ser mantida. A iluminação é parte importante desse processo. Por isso, a iluminação natural vai ajudar bastante, fator que deve ser levado em consideração na hora da escolha do local. Mas é importante, ainda assim, contar com uma iluminação difusa branca – pois, como já falamos, ajuda a nos manter alertas – e uma luz direcionada para que a exposição à luz de monitores e múltiplas telas não canse a vista.
Crédito:
Foto de destaque: <a href=”https://br.freepik.com/fotos/luz”>Luz foto criado por mrsiraphol – br.freepik.com</a>