Se você tem uma laje ou então, está com um projeto de construir uma, precisa saber sobre impermeabilização, Entender a sua importância e saber qual o tipo de impermeabilizante correto, vai garantir a resistência contra a umidade que sua laje precisa e ainda, preservar a estrutura a longo prazo. E de brinde, que tal aprender um pouco sobre a preparação da superfície e aplicação? Vamos nessa que a Chatuba descomplica esse assunto em um instante!
A importância da impermeabilização de lajes
Antes de entrarmos nas questões mais práticas, você precisa entender a importância desse processo. A impermeabilização, não só de lajes, como de qualquer estrutura, é fundamental porque a presença indesejada de umidade não é apenas um incômodo, mas sim um agente que pode prejudicar sua construção e desencadear muitos danos estruturais. Além disso, a umidade facilita a proliferação de mofo. Por conta disso, uma impermeabilização bem feita não só protege a superfície da laje, mas também garante a durabilidade do seu projeto.
Tipos de impermeabilizantes e qual o mais adequado
Existem alguns tipos de impermeabilizantes no mercado. Porém, nem todos são recomendados para serem utilizados em lajes. Um impermeabilizante líquido, por exemplo, principalmente os acrílicos e o poliuretano, são ótimas escolhas para esse tipo de obra. Isso se deve a sua capacidade única de formar camadas que se adaptam à superfície do ambiente, proporcionando uma barreira resistente e uniforme contra a infiltração da umidade.
Por outro lado, para lajes sujeitas a um tráfego intenso, a manta asfáltica se revela como uma opção para prezar pela durabilidade. Esse impermeabilizante apresenta diversas camadas, o que o torna bastante resistente e indicado para proteger a superfície de desgastes.
Dicas práticas para a preparação e aplicação de impermeabilizante
Primeiro de tudo, para garantir uma impermeabilização eficaz da sua laje, é essencial seguir um processo de preparação detalhado, que inclui a limpeza profunda e rigorosa da superfície. Inicie removendo detritos, poeira e revestimentos antigos, pois a eficácia do impermeabilizante está ligada a uma superfície limpa.
Em seguida, direcione sua atenção para o reparo de fissuras, identificando e corrigindo rachaduras com selantes para garantir uma base sólida e homogênea. Além disso, atenção ao nivelamento antes de aplicar o impermeabilizante! Caso contrário, desníveis podem resultar em áreas não protegidas, comprometendo a eficácia do processo.
Para a aplicação, a primeira dica a ser seguida é escolher o dia perfeito. Opte por dias secos e sem previsão de chuva. Comece pelos cantos e bordas e avance para o centro da laje. Assegure-se de cobrir toda a superfície de maneira uniforme, evitando áreas não tratadas. Em alguns casos, pode ser recomendável considerar uma segunda camada de impermeabilizante. Para isso, consulte as instruções do produto para determinar a necessidade dessa etapa adicional, garantindo uma proteção ainda melhor contra a umidade.
Ao seguir essas dicas, seu projeto estará protegido contra a umidade, garantindo que o seu trabalho duro tenha ainda mais longevidade. E para ver mais informações e orientações valiosas sobre construção e reforma, continue acompanhando nosso blog. Aqui você sempre encontra dicas de todas as etapas da obra:
Aprenda como limpar porcelanato
Tinta para piso: como escolher a sua
Tendências de cores de tinta para 2024