Reformar ou demolir: qual a melhor opção?

1943 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Ao adquirir um imóvel antigo, muitas pessoas se perguntam o que compensa mais: reformar ou demolir? Vários fatores podem interferir nessa decisão, como condições estéticas do imóvel, estado das instalações elétricas e hidráulicas e arquitetura incompatível com os gostos do novo proprietário. Por isso, é fundamental pensar com cuidado e estudar para que a melhor decisão seja tomada, a fim de fazer com que o imóvel tenha a cara do dono, sem extrapolar o orçamento.
Se você acaba de adquirir um imóvel, mas ainda não decidiu se vai reformar ou demolir e construir tudo do zero, a Chatuba te ajuda. Separamos, nesse artigo, os prós e contras das duas opções, para que você escolha a que melhor cabe nas suas expectativas e, principalmente, no seu orçamento.

O que levar em conta na hora de decidir entre reformar ou demolir?

Como dissemos, antes de se decidir por reformar ou demolir um imóvel recém adquirido, é muito importante pensar e estudar bastante a sua estrutura. Afinal, essa é uma decisão definitiva, que envolve altos custos e pode acabar apresentando problemas ao longo da sua execução ou não entregando o resultado desejado. A seguir, apresentamos os 3 principais fatores que devem ser levados em conta antes de se decidir entre reformar ou demolir.

1- Estrutura do imóvel

Antes de mais nada, é muito importante contar com a análise de um engenheiro especialista, para que ele analise as condições estruturais do imóvel. Esses profissionais são capacitados para emitir laudos técnicos que darão segurança na hora de decidir as modificações no imóvel, como mudanças no posicionamento das paredes e construção de mais andares. Rachaduras nas paredes, estruturas de ferro aparentes e pilares entortados são sinais claros de que algo não vai bem com a estrutura do imóvel e que grandes intervenções precisam ser feitas, podendo até ser indispensável a demolição.

2- Condição do telhado ou cobertura

Estrutura de sustentação do telhado, bem como a inclinação correta, são fatores a serem analisados antes de se decidir por reformar ou demolir. Casas muito antigas tendem a apresentar a estrutura do telhado feita de madeira, com as telhas feitas de barro. Essa é uma estrutura perigosa, já que favorece a proliferação de insetos e apresenta maiores riscos de desabamento. Contrate um profissional que possa fazer um estudo do telhado do seu novo-antigo imóvel, para se sentir seguro na decisão de não comprometer todo o trabalho feito.

3- Estado em que se encontram as instalações

Por último, é fundamental a análise técnica das instalações do imóvel. Imóveis antigos tendem a apresentar instalações elétricas e hidráulicas obsoletas, visto que nas últimas décadas houve um crescimento estrondoso no número de eletrodomésticos e eletrônicos em uma casa. Sendo assim, é preciso saber sobre todo o funcionamento das ligações de água e luz para, além de decidir se é melhor reformar ou demolir, evitar acidentes como incêndios e inundações.

Quais as vantagens de demolir e construir um imóvel novo?

Sabendo dos 3 principais fatores a serem observados antes de decidir reformar ou demolir um imóvel, listamos algumas vantagens de demolir o imóvel antigo e construir um novo:

  • algumas vezes, demolir e começar a construção do zero sai muito mais barato. Reformas estruturais custam caro;
  • ao construir um imóvel novo, é possível deixá-lo exatamente com os seus gostos e acompanhar todos os processos da construção;
  • instalações novas apresentam menos riscos, fazendo com que as preocupações com reformas não apareçam por um bom tempo;
  • os hábitos e tendências mudam no decorrer dos anos. Demolir oferece a possibilidade de construir um projeto novo e moderno, que atenda aos hábitos atuais;
  • toda a base estrutural é construída para atender às necessidades, como aumentar os cômodos ou número de andares da casa, o que nem sempre é possível na reforma.

Quais as vantagens de reformar um imóvel antigo?

Depois de conhecer as vantagens de demolir um imóvel antigo para dar lugar a um novo, listaremos as vantagens de reformar:

  • reformas que não sejam estruturais saem mais em conta do que construir uma casa nova;
  • as reformas costumam ser mais rápidas do que as construções;
  • valor sentimental, uma vez que casas antigas que são herdadas possuem um histórico familiar;
  • possibilidade de manter característica de épocas distintas, dando um toque retrô à casa;
  • reaproveitamento de materiais e diminuições dos insumos produzidos durante a obra.

Afinal, quando devo reformar ou demolir o imóvel?

Não é possível dizer qual procedimento é melhor, se é reformar ou demolir o imóvel, para que ele se torne um lugar bonito, moderno e seguro para receber os novos donos. Afinal, essa decisão depende das condições do imóvel, das características que os proprietários querem que ele tenha, do quanto se pode gastar e, principalmente, do valor sentimental e histórico dado a ele. Mas, para tornar a sua decisão ainda mais acertada, preparamos algumas situações em que seria melhor reformar ou demolir.

  • Casas muito antigas, geralmente, não apresentam estrutura adequada e nem instalações compatíveis para grandes expansões. Portanto, se você adquiriu um imóvel antigo, com 4 quartos e 1 banheiro, dificilmente conseguirá transformá-lo em uma casa com 4 suítes. Sendo assim, se deseja grandes mudanças, demolir pode ser a melhor opção.
  • Alguns imóveis antigos possuem uma ótima estrutura, sendo necessário apenas a troca de instalações e modernização. Nesses casos, reformar pode ser a opção que exigirá menos custos e será feita de maneira mais rápida.
  • Imóveis tombados como patrimônio histórico costumam ter características imponentes e muito bonitas. Dessa forma, vale a pena reformar, para que elas sejam mantidas e permaneça o ar clássico.
  • Por mais que exista uma carga sentimental, algumas casas possuem tantos problemas estruturais que podem não ser reversíveis ou exigir altos custos para que sejam realizados os reparos. Nesses casos, a melhor solução é demolir e construir uma casa nova, com uma boa estrutura e suporte as mudanças que estão por vir.

Não existe uma opção melhor entre reformar ou demolir. A decisão deve ser baseada em laudos técnicos e variar de acordo com cada situação. Por isso, antes de qualquer decisão, consulte especialistas e se certifique de tomar a decisão certa, para que os investimentos não sejam em vão.
Independentemente de qual seja a sua decisão, é fundamental utilizar materiais de construção de qualidade, para que as obras sejam feitas da melhor maneira e você possa aproveitar o seu imóvel, construído do zero ou reformado, de maneira segura e sem problemas.

Na hora de escolher uma loja de material de construção que ofereça a confiança e a qualidade de que você precisa, conte com a Chatuba Materiais de construção! Nossas lojas de materiais de construção são as mais tradicionais do Rio de Janeiro e contam com a melhor e mais preparada equipe para te atender. Visite uma de nossas lojas e conheça tudo o que a Chatuba tem a te oferecer!

 

Link útil:
lojas de materiais de construção rj

 

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM