Chapisco em muro: o que é e por que usá-lo?

9724 VISUALIZAÇÕES
Ambientes Externos imagem principal blog

Chapisco em muro integra o revestimento de superfícies internas ou externas. Feito com massa de cimento aplicada diretamente na superfície de bloco ou concreto, o chapisco é, na maioria das vezes, empregado com colher de pedreiro, peneira e brocha.

Popularmente utilizado em obras, o chapisco em muro é responsável por dar sustentação à massa do reboco. Muitas são as finalidades deste procedimento, por isso, se você pensa em utilizá-lo na reforma de sua residência, vale a pena conferir as informações que nós, da Chatuba, selecionamos sobre o chapisco em muro.

Por que utilizar o chapisco em muro?

1. O chapisco oferece sustentação ao reboco

Dentre as finalidades do chapisco, uma das que mais se destacam é a sustentação que o procedimento oferece aos rebocos. Tanto a parte interna quanto a externa de uma casa precisa-se manter firme, garantindo a segurança. É nesse cenário que o chapisco torna-se importante. Seu desnível favorece a fixação da massa do reboco, impedindo que o material se descole do tijolo ou do bloco.

2. Ele pode ser o próprio reboco

Dependendo do interesse do construtor, o chapisco pode ser usado como o próprio reboco do muro. Para essa finalidade, você pode pintá-lo ou, até mesmo, deixá-lo com a aparência original. Um benefício trazido por esse procedimento é o bloqueio contra infiltrações. Mas, é claro, o chapisco em muro precisará ser combinado a impermeabilizantes e rejuntes para que a proteção contra umidade seja feita corretamente.

Como aplicar o chapisco em muro?

1. Limpe rigorosamente o muro para retirar rebarbas, resíduos de concreto, arames, entre outros. Lixe-o completamente e lave-o com jato de água. Há quem prefira borrifar água 24 horas antes da execução do chapisco, como forma de preparar a superfície para receber a massa;
2. apronte a quantidade de 1/3 da argamassa (uma parte de cimento para três partes de areia). Se for adicionar outro componente, acrescente-o no momento em que a massa estiver rodando na betoneira;
3. com a colher de pedreiro, pegue a massa e a aplique no muro. Você deve jogar o material sobre uma peneira em direção ao muro. Essa ação fará com que surja o efeito chapiscado. Embora a superfície não fique lisa, é importante que ela esteja homogênea com uma espessura de 3,0mm a 5,0mm;
4. se for aplicar reboco sobre o chapisco em muro, deixe que essa aplicação seque por três dias.

Conte com materiais de qualidade para chapiscar o muro

Tão importante quanto estar atento à aplicação do chapisco em muro é garantir que produtos de boa qualidade sejam utilizados no procedimento. Com a argamassa fornecida pela Chatuba Materiais de Construção, você não enfrentará problemas ao aplicar o chapisco em muro. Entre em contato conosco ou visite uma de nossas lojas de materiais de construção para ter acesso a produtos de boa procedência!

 

Links úteis:
materiais de construção
loja de material de construção
lojas de materiais de construção RJ

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM