É fundamental escolher e instalar tanque de lavar roupas com muito critério ao reformar sua casa. Afinal, esse é um item importante para a higienização de calçados e outras pequenas peças. Além disso, uma má instalação pode causar problemas na tubulação hidráulica, o que resultará em inúmeros prejuízos. Por isso, você deve ter cuidado com a ferramenta para garantir mais praticidade para o seu dia a dia.
Considerando esses fatores, a Chatuba preparou este artigo. Nosso objetivo é que você aprenda de forma simples as melhores práticas no momento de escolher e instalar tanque. Dessa maneira, você economiza com o impedimento de consertos constantes. Confira nossas dicas a seguir!
Passo a passo para escolher e instalar tanque adequadamente
Conheça os modelos disponíveis
Atualmente é possível encontrar diversos tipos de tanques no mercado. O recomendado é que a escolha seja feita de acordo com o espaço disponível, decoração do ambiente e possíveis utilizações. Seguindo essa precaução, você terá a garantia de um cômodo bem decorado e prático.
Entre os modelos disponíveis, está o tanque de cerâmica. Esse material de construção é comum nos domicílios, por conta da alta resistência e fácil limpeza. A cerâmica também tem alta durabilidade, requisito imprescindível para quem precisa cortar gastos e assegurar mais funcionalidade. Afinal, ela resiste ao calor e reagentes sem grandes complicações.
A marca Fiori disponibiliza tanques de cerâmica de 24 litros, que possibilitam grandes lavagens sem danos ao utensílio. Esse fator é imprescindível para quem precisa de mais praticidade. Além disso, a peça possui um design clean e arrojado, adaptável para todos os tipos de decoração.
Instalar tanque de plástico nas residências também é uma ação comum. Esse tipo de utensílio é mais econômico que a cerâmica, porém possui menor durabilidade. Ele é ideal para quem tem pouco espaço disponível na lavanderia e irá usar o objeto com pouca frequência. A razão para isso é a maior facilidade de aparecimento de manchas.
Para quem precisa de modernidade e sofisticação, o tanque de inox é ideal. Eles são mais brilhosos do que os anteriores e também são duráveis. Porém, os pequenos reparos para manter o brilho podem diminuir a praticidade de utilização do tanque. Além disso, eles são mais caros e o contato com produtos químicos fortes podem afetar a aparência do material.
Compreenda as especificações de cada tanque
É fundamental ter ciência que cada estilo de tanque possui suas especificações. Assim, o processo de instalação se tornará mais simples e as chances de erros serão menores. Logo, prejuízos serão evitados e os materiais não sofrerão danos durante o procedimento.
No caso dos tanques de cerâmica, também é necessário adquirir uma coluna de apoio. Por isso, será preciso fazer o uso de buchas e parafusos durante a instalação. A torneira pode ser utilizada diretamente na peça e os materiais de limpeza poderão ser apoiados na parte interna do tanque.
O tanque de plástico não exige uma coluna de apoio, o que pode tornar a instalação mais econômica. Porém, não é possível apoiar os materiais de limpeza na parte interna desse utensílio. Por isso, o objeto pode perder a praticidade durante o dia a dia, dependendo das utilizações.
Já o tanque de inox necessita arremate com cola especial, para que não aconteçam acidentes durante o uso. A peça pode se encaixar em qualquer tipo de material. Mas, esse tipo de material deve ficar longe de abrasivos. Assim, a vida útil do tanque não será reduzida e você não precisará arcar com os gastos de manutenções frequentes.
Faça a adaptação do seu ambiente
Após a aquisição, faça uma análise e adaptação do ambiente para que o tanque seja posicionado corretamente. Evite colocá-lo em áreas que ficam expostas ao sol e chuva, para que o material não seja danificado. Lembre-se que o inox e o plástico são mais sensíveis a essas variações de clima.
Certifique-se também de instalar torneira de forma que ela esteja sempre de 2 a 80 metros abaixo da caixa d’água. Com esse cuidado, a pressão da água estará sempre adequada. Procure também evitar que a máquina de lavar fique encostada no tanque. O ideal é que um vão mínimo de 5 cm fique entre esses objetos.
Escolha um local de instalação com poucos desníveis. Assim, o tanque ficará reto e o acúmulo de água em um dos lados do reservatório será evitado. Se você tiver pouco espaço disponível, escolha embutir o tanque. Assim, você aperfeiçoa a decoração e ganha mais espaço para guardar os produtos de limpeza.
Seja precavido durante a instalação
Para instalar tanque de forma correta, comece pela coluna de apoio. O ideal é que ela fique a uma distância de 250 mm da parede. Após esse procedimento, fure a parede com uma broca específica e encaixe o tanque com cuidado. Verifique se todos os acabamentos de fixação foram colocados de forma adequada.
Outra dica é deixar uma altura de 90 cm entre o piso e o tanque. Assim, o uso será confortável para todos. Em relação à torneira, adquira um modelo que se prolongue por pelo menos 15 cm horizontalmente. Dessa forma, o fluxo de água será sempre direcionado para o centro do tanque.
É importante que a altura entre a torneira e o nível de transbordamento do tanque seja de 100 mm. Isso também facilitará o uso e trará mais praticidade para o seu dia a dia.
Se você gostou das nossas dicas e deseja instalar tanque, conte com a Chatuba. Somos uma loja de material de construção com mais de 50 anos de experiência. Aqui você encontra utensílios de alta qualidade para a reforma da sua casa. Além disso, contamos com uma equipe de profissionais treinada para atender às suas necessidades com eficiência. Visite uma de nossas lojas distribuídas pelo Rio de Janeiro e surpreenda-se com nosso serviço!