A iluminação interfere na cor do ambiente? Entenda!

1926 VISUALIZAÇÕES
Iluminação imagem principal blog

A iluminação desempenha um papel crucial na maneira como percebemos as cores ao nosso redor. Quando falamos de decoração, a relação entre iluminação e cor é algo que precisamos considerar, já que, a incidência de luz pode alterar a forma como enxergamos uma determinada coloração.

Qual seria a melhor forma de escolher a iluminação ideal? Quais cores harmonizam com determinadas tonalidades de lâmpadas? A Chatuba te ajuda a compreender como a luz pode transformar os espaços de maneira surpreendente.

White Metal Lampshade In Modern Living Room.

A iluminação exerce uma influência profunda sobre a forma como percebemos as cores em nosso ambiente. Ela pode alterar a tonalidade, a saturação e até mesmo a intensidade das cores que vemos. Aqui estão alguns exemplos que demonstram como diferentes fontes de luz afetam nossa percepção de cores.

Lâmpadas Fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes geralmente emitem uma luz branca e fria. Isso pode fazer com que cores mais frias, como azul e verde, pareçam mais nítidas e vibrantes. Porém, também podem tornar cores quentes, como o vermelho, menos atraentes.

Lâmpadas LED

As lâmpadas LED estão disponíveis em várias temperaturas de cor. Lâmpadas LED com temperatura de cor mais baixa, semelhante às incandescentes, proporcionarão uma aparência mais quente às cores, enquanto as lâmpadas LED de temperatura de cor mais alta, por sua vez, podem realçar cores mais frias. Até aqui tudo bem, certo?

Luz Neutra

A Luz Neutra, presente nas lâmpadas de LED, busca replicar a qualidade equilibrada da luz natural do dia. Assim como a luz natural, a Luz Neutra tem a capacidade de proporcionar uma representação mais precisa das cores, com alterações menores durante o dia devido à posição solar e às condições climáticas.

Lâmpadas de Filamento

A lâmpada de filamento atualmente é uma das queridinhas para aqueles que querem trazer um charme à decoração. O fluxo luminoso desta lâmpada não é alto, trazendo uma iluminação mais indireta. Geralmente na cor amarela, interage melhor com ambientes rústicos e palhetas nos tons de cinza, preto e marrom.

Simple Boho Home Design, Fashionable Bedroom, Sun Flare

Dicas práticas para anotar

Dimmers: Instale dimmers para ajustar a intensidade da luz de acordo com a ocasião e o ambiente. Isso permite flexibilidade para destacar ou suavizar as cores conforme necessário. Lembrando que nem todas as lâmpadas são dimerizáveis.

Iluminação Direcional: Use luminárias direcionais, como spots, para destacar áreas específicas, como uma parede colorida ou um quadro, por exemplo.

Luz Indireta: Crie uma atmosfera agradável com luz indireta, como iluminação de parede, que reflete suavemente nas cores das paredes.

Cores Complementares: Explore o uso de cores complementares. Por exemplo, em uma sala com paredes azuis, adicione luminárias com tons de laranja ou amarelo para um contraste equilibrado. Libere a criatividade com as tintas, sem esquecer da combinação de luz e cores.

Acentue os Detalhes: Use iluminação focal para destacar elementos decorativos, como almofadas ou objetos, que apresentem as cores do ambiente.

Luz Natural: Aproveite ao máximo a luz natural durante o dia para exibir as cores da maneira mais autêntica possível.

Cores em Móveis e Tecidos: Considere as cores dos móveis e tecidos no espaço ao escolher a iluminação. Eles também interagem com a luz e as cores das paredes.

Diy At Home,united Kingdom,woman Painting Wall At Home.

Agora que a gente compreendeu como a iluminação pode impactar as cores de um ambiente, tudo pronto para escolher as cores ideais de tintas e criar espaços coloridos e harmoniosos? O jogo de luz e sombra pode ser o segredo para realçar a nova pintura da casa, tornando cada cômodo único e aconchegante. E para mais dicas sobre construção, reforma ou decoração, confira abaixo:

Pintar azulejo: o passo a passo para fazer em casa

Cores de rejunte: como combinar com o piso?

Pisos que imitam madeira: beleza natural dentro de casa

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM