Aplicação de massa acrílica e massa corrida: qual a diferença?

24377 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A massa corrida é um material de construção importantíssimo para garantir o acabamento perfeito de uma obra. O produto é aplicado nas paredes após o reboco e assegura a correta nivelação das superfícies e elimina possíveis imperfeições. Por isso, a aplicação de massa acrílica e da massa corrida deve ser pensada minuciosamente para não haver erros no resultado final.

Tanto a massa corrida quanto a acrílica são utilizadas para nivelar, emassar e revestir superfícies de alvenaria. A diferença entre ambas deve-se à resistência dos materiais. Além disso, uma é adequada para ambientes internos e a outra para ambientes externos.

Continue lendo este artigo da Chatuba para saber mais sobre aplicação de massa acrílica e corrida, e descubra qual é a mais indicada para usar na sua obra. Confira!

Diferenças entre a aplicação de massa acrílica e corrida

Aplicação de massa acrílica

A massa acrílica é um dos tipos de massa mais resistentes às intempéries — sol, chuva, vento e variações de temperatura. Por possuir esta propriedade, é a mais indicada para ambientes externos, como fachadas de casas e prédios. Áreas úmidas, como banheiros e cozinhas, também podem ser niveladas com este produto, já que possui alta resistência à umidade.

A principal função deste tipo é realizar rebocos, assentamentos e revestimentos de tetos e paredes. A massa acrílica é bem mais dura que as demais massas e, por esse motivo, exige mais esforço no momento de lixar. Após a aplicação de massa acrílica, é recomendado utilizar tinta acrílica ou tinta emborrachada para pintura da parede.

Marca Coral para aplicação de massa acrílica

A Massa Acrílica Coral é um material de alta resistência e nivelamento no preparo da parede. Possui alto poder de preenchimento e uma ótima aderência em superfícies externas. Ela é fácil de lixar e aplicar, além de possuir secagem rápida de 4 horas entre demãos e 5 horas para acabamento final.

Aplicação de massa corrida

A massa corrida, geralmente nomeada de PVA, é indicada para superfícies internas de base em concreto, alvenaria, gesso ou fibrocimento. Ela não é resistente à umidade, logo, nunca deve ser usada para acabamento de ambientes externos. Diferentemente da aplicação de massa acrílica, a PVA tem uma aplicação bem simples e pode ser feita por você mesmo. Seu lixamento é muito fácil e, assim como a acrílica, também pode assentar, rebocar e revestir paredes e tetos.

O resultado com a massa PVA garante a cobertura total de qualquer tipo de textura que esteja sobre as paredes(https://blog.chatuba.com.br/remover-qualquer-textura-de-parede/), deixando-as lisas e bem niveladas. Após aplicação da massa corrida, utilize tintas PVA ou látex para obter um acabamento perfeito. Essas opções possuem melhor aderência em superfícies niveladas com massa PVA por serem compostas à base d’água.

Marca Suvinil para aplicação de massa acrílica e massa corrida

A Massa Corrida PVA Suvinil 28 Kg é ideal para nivelar e corrigir imperfeições em superfícies internas de alvenaria e concreto. É uma massa de alta qualidade, consistência e durabilidade. Já vem pronta para uso e rende até 50m² por demão, além de possuir secagem final de 4 horas.

Conheça os outros tipos de massa

Diferentes tipos de produtos para aplicação de massa acrílica

Plástica

Possui característica de cola e serve para colagem de peças. Recomendada para colar equipamentos hidrossanitários, cubas, caixas d’água com defeitos ou pedras, como o granito, que tenham rachaduras.

Multiuso

Possui todas as características e funções da massa corrida PVA: serve para assentar, revestir e rebocar paredes. No entanto, é uma massa bem mais prática e rápida em sua aplicação em relação à comum. Geralmente, o processo de acabamento é finalizado com apenas uma demão.

Massa para madeira

Sua aplicação é específica para as superfícies de madeiras. Esse tipo de massa pode ser utilizado para ambientes internos e externos e tem capacidade de nivelar qualquer superfície de madeira. É ideal para corrigir imperfeições, como bolhas e furos, com excelência.

Massa para calafetar

Possui uma plasticidade maior, é mais firme, não escorre e preenche perfeitamente cada espaço. Indicada para superfícies que apresentam rachaduras, trincas, fissuras e frestas. Pode ser aplicada em diversos materiais como metais, vidros, madeiras e plásticos. Porém, não é indicada para superfícies de polietileno e silicone.

A correta aplicação de massa acrílica, corrida ou de algum outro tipo é fundamental para realizar uma obra perfeita. Para adquirir massas de qualidade e confiança, conte com a Chatuba! Somos uma loja de material de construção do Rio de Janeiro. Trabalhamos com as melhores marcas do mercado como Suvinil, Coral e muitas outras. Entre em contato conosco e conheça nosso catálogo.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM