Aquecedor de água: saiba como escolher o seu

1569 VISUALIZAÇÕES
Banheiro imagem principal blog

Comprar um aquecedor de água não é um tipo de investimento que uma pessoa faz frequentemente. Por isso, no momento de escolher um modelo é necessário que você conheça suas vantagens e desvantagens para evitar problemas futuros, afinal, é muito ruim comprar um produto e ficar insatisfeito com o seu funcionamento logo depois.

Atualmente, podemos encontrar diversos modelos de aquecedores: a mecânico ou digital que podem ser divididos entre a gás ou elétrico. Para saber qual aquecedor de água é melhor para sua casa e para o seu bolso, confira este artigo da Chatuba Materiais de Construção!

Como funciona um aquecedor de água?

funcionamento do aquecedor de água

Aquecedor a gás

No aquecedor de água a gás, a água fria passa por uma serpentina localizada no interior do equipamento, levada por um cano de cobre, que aquece a água por conta de uma chama que é alimentada por gás, seja natural ou derivado de petróleo.

Aquecedor elétrico

O aquecedor de água elétrico deve ser ligado à tomada, uma vez que ele funciona por meio de eletricidade, como indica seu nome. Por conta de uma resistência que fica localizada no interior do equipamento, a água permanece quente e, quando ela atingir a temperatura adequada, em torno de 60ºC, a resistência se apaga.

Diferenças entre aquecedor mecânico e digital

Display

No aquecedor de água digital é possível que você tenha uma diversidade muito grande de informações, como temperatura de água, códigos de erro, vazão da água, rotação da ventoinha e muito mais.

Já no aquecedor mecânico você não possui esse tipo de controle. O display digital encontrado em alguns modelos marca apenas o termostato, fazendo com que o controle da temperatura e outras funções se tornem manuais.

display no aquecedor de água

Temperatura e vazão da água

Os modelos de aquecedor digitais de alta vazão possuem capacidade de atender até quatro duchas de forma simultânea. O tamanho da chama pode aumentar ou diminuir de acordo com a demanda de água, de forma automática. Ou seja, não importa se você abre mais de um chuveiro ao mesmo tempo, a temperatura configurada continuará estável.

Nos modelos mecânicos, você controla esses fatores de forma manual utilizando botões mecânicos. Com isso, é necessário que você abra mais ou menos água e misture a água quente com a água fria para conseguir alcançar uma temperatura que te agrade.

Exaustão

Em modelos mecânicos o tipo de exaustão é natural, ou seja, o aquecedor de água elimina os gases queimados pelo duto de exaustão utilizando apenas a força de empuxo.

Já os aquecedores digitais contêm uma ventoinha que elimina os gases por uma espécie de exaustão forçada.

Modo de funcionamento

A grande maioria dos aquecedores mecânicos não possuem placa eletrônica, ou seja, dispensam o uso de tomadas e no lugar são utilizadas apenas uma ou duas pilhas grandes. Com isso, mesmo que falte luz, você continuará tendo água quente para tomar banho. Entretanto, essas pilhas precisam ser trocadas, pelo menos, de 6 em 6 meses, dependendo da rotina de uso do aquecedor de água.

Já nos aquecedores digitais, existe uma placa eletrônica no interior do equipamento, fazendo com que ele necessite de uma tomada. Ou seja, se faltar luz, você não terá água quente. Mas, existe solução! O uso de um nobreak, ou seja, um dispositivo alimentada por bateria que é capaz de fornecer energia elétrica por um determinado tempo. Com esse equipamento, você terá banhos quentes mesmo em queda de luz.

Vantagens e desvantagens de cada modelo

Aquecedor mecânico

Vantagens:
– mais barato;
– equipamentos de exaustão natural funcionam a pilha.

Desvantagens:
– gasta mais gás;
– pode desligar com o vento;
– dificuldade para acertar a temperatura.

Aquecedor digital

Vantagens:
– mais eficiente;
– adapta-se à necessidade de água;
– sistema de segurança rigoroso;
– display digital;
– capacidade de vazão;
– tempo de garantia maior.

Desvantagens:
– gasta mais eletricidade;
– valor de investimento maior;
– precisa de energia elétrica.

Cuidados básicos com aquecedores

– Se sentir cheiro de gás, não ligue dispositivos que podem provocar faísca e nem acenda fósforos ou isqueiros até verificar se existe vazamento;
– não deixe materiais inflamáveis próximo ao aquecedor de água;
– instale o equipamento em um local bem ventilado;
– leia o manual de instruções e siga as orientações;
– instalação, manutenção ou reparo devem ser realizadas apenas pela assistência técnica autorizada pelo fabricante.

E então, conseguiu decidir qual o melhor aquecedor de água para a sua necessidade? Você encontra diversos modelos pelo melhor preço do mercado na Chatuba. Vá até uma de nossas lojas de material de construção e garanta já o seu aquecedor antes que o inverno chegue. Em nosso site você encontra todos os endereços e escolhe a que fica mais perto de você. Não perca tempo e aproveite as ofertas do mês.

Links úteis:
material de construção
materiais de construção
loja de materiais de construção

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM