Arquitetura sustentável: tudo que você precisa saber

1332 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Arquitetura sustentável consiste em projetos que estejam harmonizados com o meio ambiente, onde os impactos durante toda a construção e pré-construção são amenizados e materiais e bens naturais, como água e energia, são utilizados com eficácia. Apesar disso, esse conceito envolve muito mais coisas do que pode parecer à primeira vista.

Hoje, edifícios são os principais responsáveis por impactos causados à natureza, pelo fato de consumirem mais da metade de toda a energia utilizada em países desenvolvidos e produzirem mais da metade dos gases responsáveis pelo efeito estufa. A arquitetura sustentável veta a ideia do edifício como arte e o compreende como parte do habitat vivo, comprometendo-se a difundir maneiras de construir com menor impacto ambiental e maiores ganhos sociais, sem ser inviável financeiramente. Confira alguns fatos interessantes sobre arquitetura sustentável.

Conceito amplo

A arquitetura sustentável leva em consideração não só a minimização dos impactos ao meio ambiente, mas também promove, de alguma maneira, o desenvolvimento social e cultural, além de ser viável economicamente.

O que isso significa? Que, além de questões energéticas e hídricas, o arquiteto precisa levar em consideração a saúde dos usuários, o ciclo de vida do empreendimento e dos materiais e as condições de trabalho de quem está envolvido na obra. Muito mais amplo do que parece, não é mesmo?

Benefícios da arquitetura sustentável

O resultado final dessa arquitetura verde proporciona grandes vantagens para os seus consumidores. Quem não sonha em ter uma casa arejada, iluminada e que gaste menos energia e água? Uma casa ecológica faz bem não só para a natureza, mas para o seu bolso e para a sua saúde.

No caso da prática de arquitetura sustentável em grandes empreendimentos as vantagens podem ser ainda maiores. Os principais benefícios são:

– diminuição dos custos de investimento e de operação;
– diferencial e valorização do produto;
– diminuição dos riscos;
– produtividade e saúde para o usuário;
– satisfação ao saber que está fazendo a escolha certa.

Redução da poluição

Você já ouviu falar nos telhados verdes? O telhado verde é uma técnica de arquitetura e urbanismo que consiste no plantio de espécies vegetais na cobertura de edifícios e residências. Sabia que essa técnica contribui bastante para a diminuição dos níveis de poluição?

Isso porque, ao fazer a fotossíntese, as plantas são capazes de absorver o gás carbônico da atmosfera, limpando o ar ao seu redor. Em áreas de alta urbanização, um conjunto significativo de telhados verdes é capaz de melhorar bastante a qualidade do ar da região.

Criatividade e inovação

Aos olhos de uma pessoa criativa, a arquitetura sustentável é vista como um parque de diversões. Isso ocorre porque existe uma infinidade de materiais, métodos e estratégias que podem ser utilizados no projeto, a fim de contribuir para a diminuição dos impactos ambientais.

Um material que está sendo bastante utilizado na construção de casas sustentáveis é o container. Ele é barato, ecológico e pode ser projetado para os mais diversos gostos e estilos.

Custo da arquitetura sustentável

A utilização de soluções sustentáveis na construção não provoca um aumento de preço, principalmente se elas são empregadas na fase de concepção do projeto. Existem casos em que os custos são até reduzidos. Alguns sistemas ambientalmente sustentáveis podem gerar um custo 5% maior que em edifícios tradicionais, mas a sua utilização apresenta uma economia de até 30% durante a ocupação do imóvel.

Seja na arquitetura sustentável ou na tradicional, o melhor local para você comprar materiais de construção é na Chatuba. Somos a loja de material de construção com os melhores preços do mercado. Procure por uma das nossas lojas e faça suas compras.

Saiba mais:
materiais de construção RJ
loja material de construção
Chatuba Materiais de Construção

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM