Chão de cimento queimado: vantagens e como fazer!

10698 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

O chão de cimento queimado surgiu como uma das grandes tendências do design de interiores. A princípio, a textura ocupava somente as paredes das residências e estabelecimentos comerciais. Hoje, ela pode ser usada também como revestimento de piso. Aliás, é a decoração perfeita para quem segue o estilo industrial e gosta de um efeito rústico. Ficou curioso sobre esse piso? A Chatuba te conta mais sobre ele e te ensina a fazê-lo! Confira, a seguir.

Saiba mais sobre o chão de cimento queimado!

Xícara de café sobre o chão de cimento queimado

O chão de cimento queimado é uma excelente opção para quem quer apostar em um estilo contemporâneo e industrial. Trata-se de uma textura de revestimento com base de cimento, areia e água. O resultado final é uma coloração que imita as nuances do cimento, com efeito manchado e pequenas trincas aparentes.

Vantagens

  • Pode ser aplicado sobre diversos tipos de pisos;
  • não precisa remover o acabamento antigo para aplicá-lo;
  • apresenta espessura fina e sem alterações de níveis;
  • possui várias cores disponíveis: cinza, branco, bege, etc;
  • existem três tipos de acabamentos: fosco, brilhante e acetinado;
  • pode ser aplicado em grandes áreas sem a necessidade de emendas;
  • oferece uma percepção de espaços mais amplos.

Limpeza

A manutenção do chão de cimento queimado é muito prática. Primeiramente, utilize uma vassoura para a limpeza a seco. Em seguida, passe um pano úmido para eliminar as sujeiras mais pesadas.

Use somente água para a limpeza, nunca produtos químicos! Tais substâncias podem ter algum tipo de reação com o cimento e alterar a sua cor. Portanto, fique atento!

Cuidados

O chão de cimento queimado é recomendado para qualquer uso. Porém, requer certos cuidados. Por exemplo, é preciso impermeabilizá-lo caso queira utilizá-lo em áreas molhadas (como ambientes externos e boxes de banheiros). O polimento também é uma opção, já que o deixa bem mais liso. Caso contrário, ele fica poroso e absorve facilmente tudo o que cair sobre ele.

Acabamentos

É possível obter duas aparências com o cimento queimado:

  • rústica (sem nenhum procedimento posterior): aparência mais “grosseira” que requer uma manutenção mais delicada. Por exemplo, todo líquido que cair sobre ele será absorvido pelo material;
  • brilhosa (com polimento ou impermeabilização): o resultado é uma camada uniforme e sem porosidade. Indicado para áreas molhadas.

Como fazer chão de cimento queimado em casa?

Projeto com paredes e chão de cimento queimado

Tinta pronta

A aplicação do cimento queimado é bem simples. Hoje, é possível encontrar muitas tintas que simulam esse efeito com uma textura cremosa. O produto já vem pronto para uso, é mais prático e possui ótimo custo-benefício.

A princípio, é necessário aplicar um fundo e depois passar uma demão da tinta. Para isso, não é necessária uma mão de obra especializada. Você mesmo pode fazer sozinho. Quanto mais manchado, mais legal fica!

Mistura feita em casa

Você também pode fazer sua própria mistura de cimento queimado em casa ao invés de comprar uma tinta pronta. Em primeiro lugar, é preciso ter um contrapiso nivelado sem nenhuma interferência, como trincas ou rachaduras.

A partir disso, é aplicada uma camada de argamassa (combinação de cimento, areia e água) sobre toda a superfície. Ainda com a massa úmida, o pó do cimento é polvilhado sobre o piso. Desse modo, basta fazer o acabamento que desejar!

Adquira os melhores materiais de construção!

Ficou com vontade de fazer o seu próprio chão de cimento queimado? Conte com a Chatuba! Aqui, temos todos os materiais de construção que você precisa para as fases da sua obra. Tintas para piso, impermeabilizantes, massa corrida, acessórios para pintura e muito mais! Em nosso site você encontra todo o nosso catálogo de produtos. Se preferir, entre em contato conosco diretamente pelo televendas (21) 2691-9575. Aguardamos por você!

Gostou deste artigo? Continue lendo sobre obras e reformas no blog da Chatuba! Confira:

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM