Como escolher a parafusadeira certa

775 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Escolher a parafusadeira certa pode não ser tão complicado para quem lida constantemente com questões relacionadas à manutenção doméstica, mas, para pessoas que não possuem conhecimento sobre essa área, essa pode ser uma tarefa um tanto complicada, não é mesmo?

A situação torna-se ainda mais complicada diante da infinidade de marcas e modelos presentes no mercado. Só na Chatuba, são milhares de tipos de parafusadeiras postas à venda.

Se você estiver decidido a comprar a parafusadeira certa, uma alternativa bacana é você ler atentamente as instruções contidas na embalagem do produto. Só assim você ficará inteirado sobre as verdadeiras funcionalidades e os procedimentos técnicos do produto.

Mas nós da Chatuba Materiais de Construção entendemos que só ler o que vem escrito na caixa pode não ser o suficiente para acabar com todas as suas dúvidas. Pensando em fazer com que você desfrute da ferramenta sem quaisquer arrependimentos, estabelecemos aqui uma série de cuidados que te ajudarão optar pela parafusadeira certa:

Parafusadeira certa: veja como escolhê-la

Torque

O torque representa o poder de rotação das parafusadeiras. O nível de torque é variado e, dependendo do caso, pode ser que seja necessário um aparelho com maior ou com menor força de giro. Por exemplo, para o uso doméstico, uma parafusadeira com menos poder de rotação pode ser a mais indicada. Para essa finalidade, é possível encontrar parafusadeiras com até 3 Nm de torque.

Agora, se sua intenção for comprar um aparelho com características mais profissionais, saiba que existem opções de impacto com torque de 30 Nm a 50 Nm ou mais.

Não é qualquer lugar que apresenta variedade em torques de parafusadeiras. Se você busca uma diversidade de opções de parafusadeiras, saiba que as lojas de materiais de construção Chatuba trabalham com parafusadeiras de diversas marcas e potência de torque.

Potência

Para adquirir a parafusadeira certa é preciso que você fique atento à potência. Mas, acima de tudo, você deve ter em mente qual será a funcionalidade dela no futuro. Por exemplo, se você a usará para tarefas relacionadas ao ambiente doméstico ou se você destina a ela um caráter mais profissional. São esses os parâmetros que determinarão o modelo e a potência a serem escolhidos. Por exemplo, parafusadeiras de 3,6 V são destinadas a serviços mais leves como manutenção de computadores e montagem de móveis pequenos. Esse tipo de aparelho é mais utilizado em materiais compostos por madeira. Já parafusadeiras de 14,4 V e 18 V, que podem vir com ou sem impacto, são muito úteis para perfuração de concretagem e para serviços ligados a alvenaria. Máquinas que possuem impacto apresentam um símbolo de aviso no seletor de modo.

Bloqueio de giro

Há tarefas que requerem maior precisão na realização. Por conta disso, é necessário que o mecanismo da parafusadeira seja travado de modo que o giro possa ser feito de forma manual. Rotacionar manualmente pode ser um pouco trabalhoso, porém esse ato garante que o ajuste seja ideal.

A maioria das parafusadeiras disponibilizam o bloqueio de giro, mas para que você encontre uma máquina com essa função, é necessário que você vá a uma loja que apresenta variedade de opções de parafusadeiras. Ao visitar a loja de material de construção da Chatuba, você certamente conseguirá escolher a parafusadeira certa que possua bom bloqueio de giro.

Design

Existem três modelos mais comuns de parafusadeiras no mercado. São eles:

Design reto – ótimo para apertar parafusos em armários, pois garante excelente precisão;

Design dobrável em formato de L – excelente para alcançar ângulos difíceis;

Design pistola – além de ser o principal design para parafusadeiras de impacto, também é um modelo que oferece firmeza e sustentação durante o uso.

Como foi ressaltado anteriormente, para que você consiga optar pela parafusadeira certa, dependerá muito da função que ela vier a desempenhar. Opte pelo modelo que mais corresponder às suas necessidades.

Acessórios

Determinados acessórios são extremamente necessários para possibilitar o funcionamento eficiente da sua parafusadeira. Veja alguns:

Brocas – dependendo do modelo, podem ser empregadas em trabalhos em madeira ou em metal;

Bits – pontas de  trabalho;

Lubrificante – contribui para a perfuração de metal.

Local de venda

Se após ler essas dicas você ainda tem receio para escolher a parafusadeira certa, então considere ir a um lugar onde, certamente, uma variedade de modelos, marcas e potências de parafusadeiras são disponibilizados. Entre em contato com a Chatuba Materiais de Construção ou visite uma das lojas de materiais de construção rj e tenha certeza de estar no caminho certo para adquirir a parafusadeira certa!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM