Cores de rejunte: 5 erros que você não deve cometer

1553 VISUALIZAÇÕES
Pisos, Porcelanato e Revestimento imagem principal blog

Escolher a cor do rejunte pode parecer um detalhe simples na hora de reformar ou construir, mas é uma decisão que faz toda a diferença no resultado final do seu piso. Um erro na escolha ou na aplicação do rejunte pode comprometer a estética e a durabilidade do seu revestimento. Para te ajudar a evitar esses problemas, vamos falar sobre os cinco principais erros ao escolher a cor do rejunte e como solucioná-los. Vem conferir!

Captura De Tela 2024 08 20 às 11.09.06

1. Escolher as cores de rejunte erradas para o ambiente

Escolher uma cor de rejunte que não harmonize com o ambiente pode deixar o espaço visualmente confuso. Por exemplo, um rejunte muito escuro em um piso claro pode criar um contraste exagerado, enquanto um rejunte claro demais em um ambiente de alto tráfego pode sujar rapidamente.

Portanto, considere a paleta de cores do ambiente antes de escolher o rejunte. Se você quer um visual mais uniforme, opte por uma cor que seja próxima à do piso. Para destacar o revestimento, uma cor contrastante pode ser interessante, mas escolha com cuidado para não exagerar.

2. Não considerar a praticidade na limpeza

Escolher um rejunte de cor clara em áreas de uso intenso ou que acumulam muita sujeira, como cozinhas e áreas externas pode ser um erro. Rejuntes claros tendem a mostrar manchas e sujeiras com mais facilidade, exigindo limpeza constante.

Em áreas propensas a isso, opte por rejuntes de cores médias ou escuras, que disfarçam melhor as manchas. Além disso, considere o uso de rejuntes com propriedades impermeabilizantes, que facilitam a limpeza e aumentam a durabilidade. 

3. Ignorar o tipo de revestimento

Certos pisos, como os que imitam madeira, requerem um cuidado especial para manter uma aparência mais natural. Para revestimentos que imitam madeira, escolha rejuntes em tons de marrom ou bege, que se assemelham à cor do material. Isso ajuda a manter a uniformidade visual e realça a beleza do piso. Já para pisos cerâmicos ou de porcelanato sem essa característica, você tem mais liberdade para brincar com as cores, desde que siga a dica nº 1 e considere a estética geral do ambiente.

Captura De Tela 2024 08 20 às 11.09.14

Pintou dúvida sobre qual rejunte comprar? Confira essa outra dica da Chatuba sobre rejunte epóxi e rejunte acrílico.

4. Não levar em conta a iluminação

A luz natural e artificial pode alterar a percepção das cores, fazendo com que o rejunte pareça diferente do que você esperava. E nós não queremos isso, não é mesmo? Então, verifique como a cor do rejunte se comporta sob diferentes tipos de iluminação antes de tomar a decisão final. A dica nº5 vai te ajudar nisso.

5. Esquecer de testar as cores de rejunte antes da aplicação

Além da iluminação, muitas vezes, a cor do rejunte muda depois de secar, e fazer testes pode evitar surpresas desagradáveis. Faça um teste com uma pequena quantidade em uma área escondida do piso para ver como a cor fica depois de seca. Isso permite ajustar a escolha da cor antes de aplicar em toda a área, garantindo um resultado final mais satisfatório.

Captura De Tela 2024 08 20 às 11.09.21

Agora, confira também outras ótimas ideias para todas as etapas da obra abaixo:

Como evitar o desperdício e reciclar suas latas de tinta

Como escolher o revestimento da sala de estar

Erros para não cometer na instalação do purificador de água



Compartilhe:

VEJA TAMBÉM