Arquiteto ou decorador: do que você precisa?

639 VISUALIZAÇÕES
Decoração e Tendências imagem principal blog

Na hora de redecorar ou reformar uma casa, ou estabelecimento comercial, surge uma dúvida antes mesmo de se começar a pensar no que mudar: afinal, será preciso contratar um arquiteto ou decorador?

A diferença entre os dois profissionais dependerá unicamente do que você deseja ou precisa que seja executado em seu projeto. Afinal, a confusão entre as funções do arquiteto ou decorador pode levar a problemas graves que envolvam a responsabilidade civil e atribuição legal. Caso algo dê errado, ou aconteça algum acidente na obra, é importante saber quem responsabilizar – embora a escolha de um profissional capacitado evite essas e outras dores de cabeça.

Tanto o decorador, ou design de interiores, quanto o arquiteto, compartilham o mesmo objetivo: o bem-estar das pessoas que habitarão o ambiente projetado. Pensar nas necessidades do cliente é essencial para as duas carreiras, bem como captar as reais necessidades de cada um deles e concretizá-las através de projetos feitos sob medida.

Todavia, as diferenças entre decorador e arquiteto residem basicamente em suas competências técnicas. Por isso, antes de contratar seus serviços, entenda melhor sobre o que cada um desses profissionais pode fazer por você.

Por que contratar um decorador?

O decorador possui conhecimento voltado para elementos decorativos – isso inclui o mobiliário, acabamentos, cortinas, tapetes, luminárias, e tantos outros elementos e estilos que completem a decoração harmoniosa de um ambiente. É importante ter em mente que a decoração não é apenas combinar cores ou escolher móveis ou itens aleatoriamente. Existem diversas técnicas específicas que são exploradas e desenvolvidas através da experiência do profissional, que deve constantemente manter-se atualizado. Elaborar um espaço coerentemente, seguindo normas técnicas de ergonomia, luminotécnica, acústica, térmica, dentre outros aspectos são pontos observados pelo decorador.

Para pequenas mudanças ou planejamento de espaços internos, o decorador é o profissional indicado devido ao fato de que a sua função é mais precisa e restrita, pois ele não possui conhecimento de diversos componentes de uma obra, ao contrário do arquiteto.

Decoradores e designers de interiores não possuem habilitação ou diploma legal que os habilitem interferir na obra física. Ou seja, eles não podem propor ampliações, demolições, aberturas ou alterações em paredes, ou qualquer coisa nesse sentido. Por esse motivo, não é incomum que arquitetos acabem por executar projetos de decoração também, devido ao fato de já estarem envolvidos com o projeto da obra desde sua concepção e início.

Contudo, contratar um arquiteto para executar a função de um decorador nem sempre é a melhor opção, já que o decorador ou designer de interiores possui muito mais referências e informações atualizadas que o tornam um especialista no assunto.

Por que contratar um arquiteto?

Se a sua obra exigir alterações estruturais, o profissional de engenharia civil ou arquitetura são os mais indicados. Ao contrário dos decoradores, apenas esses profissionais possuem autorização para fazerem mudanças na estrutura elétrica e hidráulica nos ambientes, o que inclui a derrubada ou construção de novas paredes, por exemplo.

Além disso, um arquiteto deve estar preparado para realizar projetos de grande ou pequeno porte, seja a construção de um prédio inteiro ou uma obra no interior de uma residência.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) é o conselho que regulamenta a profissão através de um documento chamado Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), onde constam todos os dados do projeto e/ou obra e as devidas atribuições do contratado. Portanto, todas as responsabilidades legais sobre a obra ficam a cargo desses profissionais.

Arquiteto ou decorador, qual é a melhor opção?

O decorador possui a característica de ser mais detalhista em seus projetos, enquanto o arquiteto não se preocupa exatamente com os elementos que comporão o espaço, projetando assim ambientes mais limpos. Por essa razão, podemos afirmar que um profissional complementa a função do outro.

Cada projeto deve ter características próprias, e cabe ao arquiteto ou decorador respeitar o estilo seguido, e a forma com que a obra ou reforma será desenvolvida com cada cliente, individualmente.

Portanto, conhecer suas próprias necessidades é vital na hora de optar pelo melhor profissional para ajudar a planejar sua obra ou reforma. E, por mais que esse momento possa gerar dúvidas, há sempre uma certeza: o local ideal para comprar os materiais de construção ou itens decorativos é a Chatuba Materiais de Construção, melhor loja de material de construção do Rio de Janeiro.

Links úteis:

materiais de construção rj; loja material de construção.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM