Faça você mesmo: 5 efeitos de pintura na parede

5914 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

A aparência da sua casa não está te agradando mais? Você quer mudar urgentemente a decoração? Saiba que não é necessário contar com um profissional para fazer isso. A transformação do seu lar pode ser feita por você e a Chatuba vai comprovar essa afirmação. É só continuar a leitura e descobrir dicas incríveis de efeitos de pintura para você repaginar os seus espaços!

5 efeitos de pintura para renovar a casa

1. Pintura Geométrica

Quarto de criança com pintura geométrica nas paredes

Decorar as paredes com figuras geométricas é uma ótima alternativa para quem deseja renovar a casa. Com esse tipo de estampa é viável criar vários tipos de composições, seja somente com uma forma ou, até mesmo, com um mix de figuras diferentes.

A dica aqui é deixar a criatividade voar! É possível desenhar círculos, triângulos, quadrados, hexágonos, losangos e quais outras formas você quiser. A escolha de cores também é livre: tons em degradê e cores complementares costumam ser apostas de sucesso!

Gostou da ideia e vai colocar a mão na massa? Uma boa recomendação de produto é a tinta acrílica. Ela seca rapidamente, oferece boa cobertura e permite combinar diferentes cores sem que elas se misturem. O acabamento pode ser fosco, acetinado ou semi-brilho, dependendo da preferência.

E o melhor de tudo é que, além de super estilosa, a pintura geométrica é fácil de fazer! Basta ter em mãos uma fita crepe para delimitar o desenho nas paredes. Depois disso, é só deixar a imaginação fluir e criar sua decoração do jeito que você quiser.

Nível de dificuldade: Fácil

2. Meia parede

Sala de estar com decoração minimalista e pintura meia parede

Aproveitando o estilo geométrico, chegamos ao famoso efeito meia parede pintada. Também conhecida como parede bicolor ou half painted wall (em inglês), a técnica é clássica na decoração europeia. Hoje, é tendência quando o assunto é dar vida nova aos cômodos da casa.

A principal vantagem desse método extraordinário é excluir qualquer resquício de monotonia do ambiente. Desse modo, é possível criar diferentes resultados utilizando o mesmo efeito. Por exemplo, uma linha baixa valoriza o rodapé do cômodo, enquanto uma linha mais alta destaca os detalhes do teto. Vale ressaltar que a ousadia pode e deve ser explorada!

E além disso, você pode se aventurar criando linhas verticais ou diagonais. As cores podem ser do mesmo tom: uma mais clara e a outra mais escura. O sucesso é certo! Na hora da pintura, a tinta acrílica também se destaca.

Nível de dificuldade: Fácil

3. Velvet / Nuage

Efeito de pintura Velvet vermelho na parede da sala de estar

Velvet, em português, significa veludo. Por isso, essa é a proposta desse incrível efeito de pintura: dar um toque aveludado às paredes! A técnica foi inspirada na suavidade desses tecidos sofisticados para criar uma sensação de luxo e requinte nos ambientes.

A aplicação da tinta deve ser feita com ajuda de uma desempenadeira de aço com cantos arredondados. O resultado é único: nuances do estilo Velvet em perfeita harmonia com a decoração do cômodo.

Para o efeito Velvet, é necessária uma tinta especial para efeitos texturizados ou tinta decorativa específica para esse fim. Por outro lado, o efeito Nuage é mais homogêneo e proporciona um toque mais delicado às paredes. Portanto, prefira uma tinta acrílica com acabamento acetinado.

Nível de dificuldade: Intermediário

4. Textura rústica

Parede com pintura rústica

A textura rústica é um efeito clássico de pintura para renovar a casa com estilo! Caracteriza-se por reproduzir um aspecto de ranhuras na parede. E não é tão complicado de aplicar. É possível fazer até mesmo em superfícies de reboco curado, concreto aparente, massa corrida, fibrocimento, acrílico e PVA.

Para criar esse efeito diferenciado, a dica é espalhar o produto sempre de baixo para cima para facilitar a aplicação. Para dar efeito vertical à textura, é recomendado utilizar uma desempenadeira de plástico para realizar movimentos de cima para baixo sobre a superfície. Nos cantos das paredes, é aconselhável uma desempenadeira menor para criar o acabamento perfeito.

Para esse efeito, use textura acrílica ou massa para efeitos. São ideais para esse tipo de pintura, já que são produtos mais densos e texturizados. Após a secagem, pode-se aplicar uma tinta acrílica da cor desejada para o acabamento.

Nível de dificuldade: Intermediário

5. Cimento Queimado

Sala de estar decorada com parede pintada no estilo cimento queimado

Img 1

Por último, apresentamos o efeito queridinho do momento: o cimento queimado. O método é econômico e combina com diversos tipos de ambientes, sejam eles rústicos ou contemporâneos.

E é super fácil de aplicar! Basta ter em mãos cimento, areia e água. Ou, se optar por maior comodidade, existe massa acrílica específica para criar o efeito de cimento queimado. Caso opte pelo cimento real, não será necessário aplicar tinta. Se optar pela massa acrílica para cimento queimado, não é preciso pintar depois, pois o produto já oferece o efeito desejado diretamente na aplicação.

Quer aprender a fazer na prática? A gente ensinou tudo o que você precisa saber para fazer esse efeito aqui no blog

Nível de dificuldade: Intermediário

Agora, confira outras ótimas ideias para todas as etapas da obra abaixo:

Vantagens do porcelanato polido

Saiba qual é a tinta certa para cada superfície

Piso laminado: a substituição perfeita ao piso de madeira

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM