grandes formatos porcelanato
15/10/2025
Pisos, Porcelanato e Revestimento

Grandes Formatos: Guia com o Especialista da Delta

A busca por superfícies contínuas e visuais de alto impacto elevou os grandes formatos de porcelanato ao status de tendência consolidada na arquitetura. Para entender o que está por trás dessa evolução e o que esperar do futuro, conversamos com um especialista Clóvis Ferrari da fábrica Delta Cerâmica.

Confira abaixo o nosso bate-papo exclusivo, detalhando a visão técnica e de design que transforma essas peças em verdadeiras protagonistas da sua obra.

Introdução e Impacto no Design

  1. 1 – O uso de grandes formatos é uma tendência consolidada. Na sua visão, como especialista, como essas peças transformam a experiência e a percepção de um espaço? Qual o principal efeito que elas causam em um projeto de design de interiores?

R: Sim, acredito ser algo consolidado por estar diretamente relacionado com a evolução da indústria de revestimentos cerâmicos (prensas e decoração). Peças de formatos menores continuarão no mercado, mas com uso restrito (detalhes), uma vez que os formatos maiores impactam na percepção dos espaços, gerando uma visão de maior amplitude e agregando valor estético, proporcionado pela movimentação entre as várias “faces” existentes nos produtos.

Mix de Combinações e Aplicações

  1. 2 – Uma das grandes vantagens dos formatos amplos é a possibilidade de criar superfícies contínuas. Como a Delta explora essa característica para permitir a criação de painéis e bancadas monolíticas? Como esses elementos se integram ao design de um ambiente?

R: A cerâmica, em especial os produtos classificados como porcelanato, ganharam novas atribuições que extrapolam os aspectos técnicos e assumem funções estéticas. Neste universo, onde as placas maiores viram mesas, bancadas ou o que o especificador quiser, a Delta oferece peças de 90cm x 180cm que possibilitam composições com outros formatos (90cm x 90cm, 90cm x 120cm, 60cm x 120cm e 120cm x 120cm). Essas opções são amplificadas pelo aspecto da cor, onde vários produtos possuem “nome e sobrenome”, formando famílias e permitindo um universo ainda maior, conforme a criatividade do especificador.

  1. 3 -Muitos designers e consumidores têm dúvidas sobre como combinar os grandes formatos. Que conselhos você daria para misturar essas peças com outros materiais, como madeira ou cimento, ou até mesmo com azulejos de formatos menores, para criar um visual rico e dinâmico?

R: Minha dica é sempre ter em conta o fator durabilidade, característica intrínseca dos revestimentos cerâmicos. Produtos de visual atemporal resultam em maior liberdade na composição com outros elementos. Desta forma, a diversidade de formatos e até mesmo o design superficial dos revestimentos, além das famílias de produtos, estão dispostas de forma inteligente (nome e sobrenome), com mais de 150 produtos coordenados, com cores, acabamentos, formatos, onde imagens que remetem a pedras, mármores, cimentos, madeiras, viram um universo dinâmico, possibilitando ambientes únicos e ao mesmo tempo versáteis.

Principais Formatos e Tendências Atuais

grandes formatos porcelanato

  1. 4 – Quais são os grandes formatos que estão em destaque no mercado hoje? A Delta tem percebido uma demanda maior por tamanhos específicos (como 120x120cm, 90x180cm…)?

R: Os revestimentos cerâmicos são ofertados em formatos diversos, dos menores (pastilhados) até as lastras (90cm x 180cm, 120cm x 360cm, 180cm x 270cm), porém quanto maior o tamanho do produto, maior a dificuldade logística e de profissionais capacitados para assentá-los. Quanto ao fator demanda de mercado, já tivemos o 60cm x 60cm como formato de maior volume de vendas, depois o 70cm x 70cm, o 84cm x 84cm e caminhamos para que o próximo campeão seja o 90cm x 90cm, que provavelmente será suplantado com o tempo pelo 120cm x 120cm.

  1. 5 -Em termos de acabamentos, quais são os mais procurados? Como a tecnologia da Delta permite reproduzir com tanta fidelidade a estética de mármores, pedras naturais e outros materiais nesses grandes formatos?

R: Nos últimos anos, os produtos acetinados (sem brilho) apresentam um crescimento no mercado, fazendo com que os revestimentos com superfície polida, por exemplo, percam espaço. credito tal fator, diretamente ao fato dos profissionais de especificação estarem cada vez mais presentes nas obras. Profissionais de arquitetura e design buscam maior naturalidade e aconchego nos espaços, características opostas às oferecidas pelos produtos polidos.

Outra vantagem dos produtos não polidos está na diversidade de acabamentos, que vão dos mais rústicos até os mais suaves ao toque, como os recém-lançados SOFT (produtos com toque suave e sofisticado, que reflete menos luz e agrega maior segurança e durabilidade) e TATTILE que oferece uma experiência ao toque, agregando naturalidade e riqueza com micro-relevo e contrastes de brilho e opacidade, dependendo do ângulo de observação.

Sustentabilidade e Inovação

  1. 6 -A produção de peças maiores exige recursos. Como a Delta aborda a questão da sustentabilidade na fabricação de grandes formatos? Há benefícios ambientais no uso dessas peças, como a redução do uso de matérias-primas ou a durabilidade do produto?

R: A Delta sempre teve em conta tais aspectos, buscando sempre a otimização de recursos e a evolução tecnológica, necessária para poder acompanhar o mercado. O reuso da água, com 3 estações de tratamento e o aproveitamento do calor dos fornos em outras áreas do setor produtivo, são exemplos claros desta preocupação. Já as peças menos espessas resultam num menor impacto ambiental, seja no consumo de matéria-prima, mas também no seu transporte. Produtos mais finos, resultam de investimentos em equipamentos que permitam atender às normas de classificação do setor.

Instalação e Cuidados (Design-Orientado)

  1. 7 – A instalação é uma etapa crucial. Do ponto de vista do design, quais são os cuidados essenciais que a mão de obra deve ter para que a peça seja valorizada, minimizando as juntas e garantindo um acabamento perfeito?

R: Antes de iniciar um assentamento, algumas etapas se fazem necessárias:

  1. 1 -Verificar NOME, LOTE e TONALIDADE dos produtos, evitando eventuais misturas de referências;
  2. 2 -Dispor um painel com um número representativo de peças, sendo estas de caixas diferentes, pois assim não haverão surpresas após o assentamento;
  3. 3 -Seguir as indicações de setas (sentido de assentamento) dispostas no verso das peças, evitando desníveis e viabilizando um visual harmônico do produto. Obs.: Importante evitar a colocação de peças idênticas, próximas umas das outras, pois em média os produtos da Delta/Durag possuem de 6 a 8 faces diferentes.

ESTES TRÊS CUIDADOS RESULTARÃO EM AMBIENTES HARMÔNICOS.

Conclusão e Futuro

  1. 8 –Olhando para o futuro, quais são as próximas tendências de design que a Delta prevê para os grandes formatos? Podemos esperar inovações em cores, texturas ou funcionalidades?

R: O futuro indica avanços ainda maiores quanto ao uso e também no que se refere ao design. As indústrias de equipamentos, juntamente com a indústria de insumos cerâmicos (tintas, esmaltes, granilhas, etc) estão em constante pesquisa e o foco parece estar em dois aspectos:

  1. 1 -Produções cada vez mais sustentáveis;
  2. 2 -Revestimentos cerâmicos com maior naturalidade, durabilidade e riqueza, com efeitos e texturas cada vez mais evoluídas, visando a substituição das pedras/mármores por cerâmicas que, por sua versatilidade, conseguem acompanhar tendências de design, de cores e formatos, de forma ágil e dinâmica.

Encontre as Tendências em Porcelanato na Chatuba!

O futuro da arquitetura está nos grandes formatos de porcelanato. Essas peças não apenas ampliam visualmente seus ambientes, mas também oferecem durabilidade superior e opções de design que se adaptam a qualquer estilo.

Na Chatuba, você encontra a linha completa de grandes formatos da Delta Cerâmica e das melhores marcas do mercado, além de todas as argamassas e ferramentas necessárias para uma instalação impecável. Nossos especialistas estão prontos para te auxiliar na escolha do porcelanato ideal para o seu projeto, garantindo as melhores condições e um resultado de alta decoração.

Visite uma de nossas lojas ou confira nosso catálogo online na categoria de Pisos e Revestimentos e comece a construir com as tendências da Chatuba!

Outros artigos que você pode gostar no blog da Chatuba:

Posts relacionados