Como escolher e instalar tanque de lavar roupas?
Reformando ou montando a área de serviço da casa? O tanque de lavar roupas é um item indispensável. Ele traz praticidade ao dia a dia e pode ser usado para higienizar calçados, peças pequenas, auxiliar na lavagem de roupas mais pesadas e itens que não podem ser lavados na máquina.
Por isso, é importante escolher e instalar o tanque corretamente. Isso evita dores de cabeça com encanamento e garante que ele dure por muitos anos. Então, confira dicas completas para acertar na escolha e instalação do tanque, além de cuidados importantes que farão toda a diferença.
Como escolher o tanque de lavar roupas
Conheça os principais modelos e materiais
Existem várias opções de tanques de lavar roupas, e o material faz toda a diferença na durabilidade, praticidade e estética:
Cerâmica: Resistente, fácil de limpar e com alta durabilidade. Ideal para quem quer um tanque que suporte calor e produtos químicos. São ótimos para lavagens maiores e têm design que combina com qualquer estilo.
Plástico: Mais econômico, leve e ideal para espaços pequenos ou uso ocasional. O único ponto de atenção é cuidar para não surgirem manchas, mas ele é super prático.
Inox: Moderno e sofisticado, é altamente durável. Ele exige cuidados para manter o brilho. Também pode reagir a produtos químicos abrasivos, então cuidado!
Tanque embutido: Perfeito para quem tem pouco espaço e quer um visual mais clean e organizado.
Compreendendo as especificações
Cada material e modelo de tanque possui particularidades que impactam na instalação e no uso:
- Cerâmica: Necessita de coluna de apoio e instalação com buchas e parafusos. Permite apoiar produtos de limpeza na parte interna.
- Plástico: Não exige coluna de apoio, mas não suporta um grande peso interno..
- Inox: Requer arremates com cola especial para evitar danos. Deve ser mantido longe de abrasivos para preservar a aparência.
Adaptação ao ambiente
O ambiente onde o tanque será instalado também merece atenção. Confira algumas dicas:
- Escolha locais protegidos de sol e chuva, principalmente para tanques de plástico e inox, que podem ser danificados pelas variações climáticas.
- Instale a torneira a uma altura que garanta a pressão ideal da água e certifique-se de que há espaço suficiente entre o tanque e a máquina de lavar (mínimo de 5 cm).
- Evite áreas com desníveis e, se o espaço for limitado, opte por tanques embutidos para otimizar a área e facilitar a organização.
Passo a passo para instalar tanque de lavar roupas
Prepare o local de instalação
Certifique-se de que o local de instalação seja plano, protegido de sol e chuva (para evitar danos ao material) e próximo a um ponto de água e esgoto. Depois, é hora de verificar o nível do piso. Confirme que o chão não tem desníveis. Se houver, nivele a área para evitar que o tanque fique inclinado.
E por último, planeje o espaço ao redor. A ideia é se certificar que há pelo menos 5 cm entre o tanque e outros equipamentos, como máquina de lavar. E lembre-se de sempre desligar a água e a eletricidade na área antes de iniciar qualquer trabalho.
Faça as medições
A altura padrão recomendada entre o piso e o tanque é de 90 cm. Meça e marque esse ponto na parede. Também marque a posição da torneira, considerando uma altura de 10cm acima do nível do tanque. Escolha uma torneira com bico longo, que alcance pelo menos 15 cm horizontalmente, para que a água caia no centro do tanque.
Fixe a coluna de apoio (tanques de cerâmica)
Chão nivelado e medições feitas? Agora é hora de alinhar a coluna de apoio com a marcação feita anteriormente, mantendo uma distância de 25 cm da parede. Faça os furos na parede usando uma broca adequada ao tipo de superfície (concreto, tijolo ou cerâmica).
Posteriormente, insira buchas resistentes para garantir fixação firme e fixe a coluna usando parafusos apropriados para prender a coluna à parede.
Instale o tanque de lavar roupas
Até aqui, os passos foram introdutórios, mas chegou a hora! Posicione cuidadosamente o tanque sobre a coluna de apoio. Verifique se ele está bem ajustado e nivelado. Em tanques de inox ou plástico, você pode usar suportes laterais ou cola para garantir maior estabilidade.
Conecte a torneira e o esgoto
O próximo passo é instalar a torneira no ponto marcado, usando fita veda-rosca para evitar vazamentos. Após se certificar que ela está bem alinhada, conecte o esgoto posicionando o sifão ou mangueira de saída no ralo. Garanta que a inclinação seja suficiente para o escoamento da água sem acúmulo.
Teste a instalação
Estamos quase acabando! Abra a torneira e deixe a água fluir para verificar se há vazamentos nas conexões ou no sifão. A água deve escorrer uniformemente dentro do tanque, sem acumular em um lado específico.
Ainda na dúvida sobre o tema? Confira o Guia Tigre sobre tubos e conexões nesse outro artigo da Chatuba.
Acabamento final
Por fim, use silicone para vedar as bordas entre o tanque e a parede, prevenindo infiltrações e mofo. O último passo é limpar o tanque de lavar roupas e retirar qualquer resíduo de instalação, como poeira ou cola.
Dicas extras
Realize limpezas periódicas no tanque, principalmente nos de inox e plástico, para evitar manchas e acúmulo de sujeira. Use suportes ou prateleiras para organizar os produtos de limpeza sem sobrecarregar o tanque. Evite usar produtos químicos abrasivos, especialmente em tanques de inox e plástico, para prolongar sua vida útil.
Agora, confira outras ótimas ideias para todas as etapas da obra abaixo:
Revestimentos: saiba o que é tendência para 2025
Posts relacionados
Qual prateleira escolher e como instalar cada uma?
Tipos de Mop e como usar cada um
Reforme seu jardim para o início da primavera
Porta de correr: como instalar em casa
Dicas para proteger a casa da chuva e frio do Inverno
Calcule a quantidade de argamassa com a Quartzolit