Jardins em apartamentos: como fazer

1196 VISUALIZAÇÕES
Ambientes Externos imagem principal blog

Se ter um jardim em casa sempre foi o seu sonho, saiba que você não precisa deixá-lo de lado caso more em um apartamento. Jardins em apartamentos são relativamente fáceis e baratos de se construir e manter: tudo o que você precisa é de um pouco de dedicação e paciência.

Para aproveitar bem todas as possibilidades que um espaço pequeno como a varanda de um apartamento oferece é preciso, sem dúvidas, muita criatividade. Além disso, quando a correria do dia a dia é um dos fatores que dificultam os planos de começar um jardim, soluções práticas e que não demandem uma manutenção excessiva são essenciais. Melhor ainda é fazer isso sem gastar muito, não é mesmo? Então, preste atenção nessas dicas que separamos especialmente para todos os que desejam ter belos jardins em apartamentos!

Dicas para montar jardins em apartamentos

Não use o pouco espaço como desculpa

O planejamento de um jardim de apartamento é muito importante. Avaliar o local apropriado é vital, e considerar a quantidade de luz solar que aquele espaço recebe ou deixa de receber, além da ventilação, são umas das primeiras coisas que devem ser levadas em consideração.

Ainda assim, se você não possui uma varanda que possa ser aproveitada, saiba que existem soluções para ter um “espaço verde” dentre de casa! Um exemplo é usar um móvel ou até mesmo uma janela para agrupar alguns vasos com tamanhos e formatos diferentes, com plantas diversas, e assim criar o seu pequeno jardim. Aproveitar as paredes e teto também são boas soluções. É possível pendurar correntes ao teto, ou criar um jardim vertical nas paredes.

Escolha bem os tipos de plantas de seu jardim

Se o vento na varanda do apartamento é constante, é bom escolher plantas que sejam resistentes a ele, como gramíneas e folhagens. Flores costumam ser mais frágeis, porém, existem algumas que fogem à regra. Além disso, o tamanho das plantas deve estar adequadas ao espaço! Prefira plantas de pequeno e médio porte.

Ervas e hortaliças são uma ótima opção para jardins em apartamentos, pois são fáceis de serem cultivadas, e certamente poderão ser aproveitadas para dar um toque especial na cozinha. Elas florescem bem em vasos, tinas ou floreiras, mas precisam estar em áreas que recebam, pelo menos, de 3 a 4 horas de sol diariamente.

Além disso, não misture muitos tipos de flores e folhagens, pois isso pode estragar o equilíbrio do ambiente.

Dedique alguns minutos diariamente para a manutenção

Mesmo as plantas que não exigem muitos cuidados para se manterem bonitas e saudáveis precisam de cuidados regulares. Além de regá-las, a adubação é um ponto que não deve ser negligenciado.

Envolva a família

Se você possui crianças pequenas em casa, essa é uma boa oportunidade para deixá-las participar do processo de montagem e manutenção do jardim. Acompanhar bem de perto o desenvolvimento de uma planta, desde a semente até sua germinação, é uma experiência muito interessante para as crianças, e uma chance de estimular seu senso de responsabilidade e amor ao meio ambiente.

A decoração é o diferencial

Por mais que a beleza natural das plantas e flores seja parte importante de toda a harmonia visual dos jardins em apartamentos, a utilização de objetos decorativos fazem toda a diferença no resultado final. Acertar nos acessórios irá tornar esse cantinho único e especial, e, felizmente, a lista de materiais de baixo custo e fáceis de encontrar é longa!

Invista principalmente em materiais de construção rústicos e multifuncionais, como madeiras. Elas são ótimas amigas de jardins em apartamentos, pois, além de servirem para a decoração, são úteis para diversas funções (como prateleiras de apoio para jardins verticais, por exemplo). Pedras e seixos também são elementos que servem tanto para a decoração quanto para o bem estar das plantas, pois elas ajudam na drenagem da água usada para regá-las. Já as fibras podem ser usadas para forrar sacadas ou paredes, além de compor muito bem com as madeiras.

Aproveite alguns materiais que virariam sucata e recicle-os ao utilizá-los em seu jardim! Esses itens podem se transformar em vasos ou itens decorativos personalizados para se criar um jardim charmoso e barato.

Outra dica importante é em relação à iluminação: uma luminária mais charmosa, pendurada na parede, no chão ou sobre a mesa pode dar o toque que faltava para criar uma atmosfera equilibrada.

Não é preciso gastar muito dinheiro para decorar, basta um olhar diferenciado para os materiais que estão disponíveis. São esses detalhes que deixarão o seu espaço com a sua cara!

Compre os materiais para seu jardim na Chatuba

Para decorar ou montar seu jardim, o melhor lugar para encontrar tudo o que você precisa é a Chatuba Materiais de Construção! Para achar a loja mais próxima, acesse nosso site.

Links úteis:

loja de material de construçãoloja material de construçãomateriais de construção rj.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM