Qual a melhor época do ano para fazer obra em casa?

2300 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

No mundo inteiro, o verão é considerado a estação ideal para realizar reformas e obra em casa. É bem verdade que os dias de sol e o tempo quente são benéficos quando se trata de uma obra, mas existem outros fatores que devem ser considerados no momento do planejamento de uma obra, e eles vão muito além do clima, propriamente dito. Em muitos casos, optar pela época ideal te ajudará a poupar dinheiro.

Tempo de cura dos materiais, porosidade do solo, disponibilidade dos materiais, facilidade de buscar suprimentos: todos os fatores citados influenciam de forma drástica na qualidade de uma obra. Existem obras simples que podem ser realizadas em épocas de chuva, e há também obras que devem evitar chuvas a qualquer custo. Para acertar em cheio qual é a melhor época para fazer uma obra em casa, confira este artigo da Chatuba Materiais de Construção!

Quando fazer obra em casa?

dicas úteis para quem quer fazer obra em casa

Embora a primavera e o verão sejam as estações mais populares para realizar uma obra em casa, a verdade é que a melhor época do ano para realizá-las é quando o seu orçamento for apropriado, e seu incômodo for mínimo.

Isso não significa que você deve começar uma obra em pleno período chuvoso, por isso, vale a pena buscar por dados históricos sobre chuvas e temperaturas médias dos últimos anos. Assim você pode ter uma ideia de quais são os melhores meses para fazer uma obra em casa sem que o clima atrapalhe o seu investimento.

Lembre-se também que férias escolares podem encarecer ou baratear sua obra em casa, dependendo da região que você more. Cidades universitárias, em que estudantes alugam apartamentos e viajam durante as férias, podem ter muitos proprietários fazendo melhorias nos apartamentos e casas alugadas, o que encarece a mão de obra. Em janeiro e fevereiro, geralmente, a mão de obra e o custo de materiais de construção ficam mais baratos, pois seguem a tendência de que o Brasil só começa a funcionar depois do carnaval.

De acordo com a estação do ano

A melhor época para reformar ou fazer obras muda de acordo com o projeto que você irá pôr em prática. Na maioria dos casos, é uma boa ideia ter o projeto em mãos um ou dois meses antes.

Por exemplo, o ar condicionado muitas vezes é ignorado enquanto o calor não chega. Portanto, faça a instalação dele, de preferência, em meados ou no fim do outono. Outro exemplo: projetos de janela, muitas vezes, são projetos de verão; portanto, tente executá-los no início da primavera, quando as temperaturas da sua região são mais baixas e a umidade relativa do ar é menor que 50%.

Considerações finais

Para decidir qual a melhor época do ano para realizar uma obra em casa, basta lembrar que, muitas vezes, uma obra é mais sobre como montar um planejamento correto do que qualquer outra coisa. Os projetos ideais, em sua maioria, são muito bem planejados antes de iniciados. Por isso eles funcionam em qualquer temporada do ano, com os menores custos e menores chances de erro.

Outro fator importante, além de decidir quando fazer sua obra em casa, é contar com material de construção de qualidade, para que tudo corra perfeitamente. Para isso, você pode contar com a Chatuba.

Temos os melhores produtos, com os melhores preços, aguardando por você em uma das nossas lojas de materiais de construção. Vá até uma loja de material de construção da Chatuba e ache tudo necessário para que sua obra seja perfeita. Aguardamos por você.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM