Pastilhas de vidro: conheça as vantagens

1665 VISUALIZAÇÕES
Decoração e Tendências imagem principal blog

As pastilhas de vidro vêm se destacando cada vez mais em projetos de decoração de residências, não se restringindo ao banheiro ou à cozinha, apesar de serem perfeitas para o acabamento em áreas molhadas. Elas podem ser coloridas, transparentes ou monocromáticas, o que não falta é variedade de estilos e formatos que prometem dar um toque especial em qualquer ambiente.

Seja pela beleza do material ou pelo trabalhoso acabamento, as pastilhas de vidro nunca saem de moda e, quando comparadas às de cerâmica, elas apresentam mais brilho e transparência. A aplicação é o maior segredo para fazer com que as pastilhas de vidro tenham maior durabilidade, pois se houver falhas no rejunte, pode criar mofo por trás das pastilhas, prejudicando todo o ambiente. Conheça agora as vantagens das pastilhas de vidro e idealize em que ambiente da sua casa elas se aplicariam melhor. Confira!

Por que as pastilhas de vidro são vantajosas?

Primeiramente, as pastilhas de vidro são delicadas e fáceis de combinar. Elas são uma ótima opção de acabamento para cozinhas, banheiros, fachadas, piscinas, entre outros ambientes. As peças garantem uma superfície resistente e asseguram durabilidade.

Por serem modernas e charmosas, as pastilhas de vidro servem para aquelas pessoas que desejam dar um acabamento mais requintado ao ambiente, porque as áreas decoradas com as pastilhas de vidro ganham mais vida e personalidade.

Outra vantagem é o brilho inalterável, ou seja, as peças permanecem brilhantes, sem sofrer com a exposição à chuva ou sol, o que geralmente não acontece com outros materiais. Além disso, as pastilhas de vidro possuem uma absorção de água abaixo de 0,05%, o que as torna um bom revestimento para locais com grande umidade e elas também são resistentes a produtos químicos, como ácidos e alcalinos.

A manutenção dessas peças também é mais fácil em relação a outros materiais, pois elas não retêm sujeira e não dependem do uso de material específico para limpeza. Como quase não existe dilatação térmica, as juntas não acumulam sujeira. Por fim, as pastilhas de vidro se adaptam a outras formas de revestimento, permitindo lindas composições para a área interna e externa da sua casa.

Azulejo x Pastilhas de vidro

Na hora de decidir qual revestimento usar na decoração de um dos ambientes do seu lar, sempre surge a dúvida entre a tradicional porcelana e as modernas pastilhas. Embora sejam peças com serventias parecidas, algumas diferenças específicas podem te ajudar a escolher. Confira!

Azulejo

Além de uma variedade na questão estética, os materiais também são dos mais diversos. Podem ser feitos de cerâmica, porcelana, mármore, tijolo ou vinil. Essas peças são muito versáteis e é possível aplicar azulejos em quase todos os ambientes da casa. Mas, essa variedade de azulejos exige um pouco de atenção! Alguns materiais precisam de cuidados específicos na hora da instalação e da manutenção.

Azulejos que custam um pouco mais, como os de mármore, precisam de limpeza e selagem regularmente. Além do uso de produtos específicos de limpeza se torna necessário. Já os de cerâmica, são uma boa opção para orçamentos apertados e para quem não quer ter muito trabalho para manter o azulejo em boas condições.

Pastilhas de vidro

São peças que destacam detalhes arquitetônicos do ambiente. Elas eliminam a monotonia de qualquer cômodo e trazem cor à casa. Devido à durabilidade do aspecto visual, as pastilhas de vidro possuem um acabamento superior em relação às outras. Não perdem o brilho e nem desbotam.

Além de ter uma absorção mínima de umidade, o seu coeficiente de dilatação é quase nulo. Isso permite que essas pastilhas sejam expostas a grandes variações de temperatura.

Como usar na decoração?

Se você resolveu usar pastilhas de vidro na decoração da sua casa, não tenha medo de ousar. Explore, misture tons neutros com cores vivas. Mas, lembre-se de levar em consideração o que é mais adequado para cada espaço.
É perfeitamente possível usar pastilhas diferentes em um ambiente. Como de vidro e de madeira, por exemplo. Desde que o bom senso seja consultado, assim como um profissional.

As pastilhas não precisam, necessariamente, ocupar uma parede inteira, do teto ao chão. Elas podem ser usadas como detalhes, dando um toque de sofisticação. Para que o ambiente fique perfeito, fique atento ao tipo de rejunte que será utilizado. Existem diversas opções e a escolha do tipo correto pode dar um toque especial ao ambiente. Também existem argamassas específicas para o assentamento de pastilhas, que são mais colantes e aderentes. Todos esses materiais você pode encontrar em uma loja de material de construção, como a Chatuba Materiais de Construção, por exemplo.

Agora que você já sabe quais os materiais de construção necessários para reformar a sua casa com pastilhas de vidro, procure por uma loja de material de construção o mais rápido possível e dê um novo visual para os seus ambientes.

Outros links úteis:
lojas de materiais de construção;
materiais de construção RJ.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM