Piso laminado ou piso vinílico? Entenda as diferenças!

1851 VISUALIZAÇÕES
Pisos, Porcelanato e Revestimento imagem principal blog

Ao planejar a renovação do seu espaço, a escolha do piso é uma das decisões mais importantes. Concorda com a gente? É ele quem dita o estilo de decoração que um cômodo transmite. E entre as muitas opções disponíveis, o dilema entre piso laminado e piso vinílico sempre surge.

Afinal, são muito parecidos, mas cada um desses materiais tem características únicas e vantagens diferentes um do outro. Vamos conhecer um pouco mais sobre essas duas opções de pisos queridinhas de quem ama decorar e redecorar e ajudar você a tomar uma decisão muito bem informada sobre o novo piso da sua casa.

Piso laminado

O piso laminado é uma escolha sofisticada que oferece a aparência natural da madeira com um ótimo custo-benefício. Composto por várias camadas, seu revestimento superior é resistente a riscos e impactos leves, o que o torna uma opção durável para ambientes residenciais.

Além disso, a facilidade de instalação por meio do encaixe torna o piso laminado uma excelente alternativa para projetos de renovação, adicionando um toque de elegância aos espaços.

Piso vinílico

Já o piso vinílico é uma escolha versátil e moderna para revestir ambientes residenciais e comerciais. Sua composição em PVC confere resistência à umidade, tornando-o uma ótima opção para áreas como cozinhas e conta com uma manutenção mais simples.

Sua instalação também é simples, podendo ser colado sobre o contrapiso ou até mesmo sobre pisos já existentes. Com uma variedade de cores, texturas e padrões que imitam madeira, pedra e outros materiais naturais, o piso vinílico permite criar ambientes personalizados e acolhedores.

Material

No que diz respeito ao material e composição, o piso laminado e o piso vinílico são bem diferentes. O primeiro é frequentemente confeccionado a partir de placas de HDF (painel de alta densidade) revestidas com uma camada de papel decorativo, além de ser protegido por uma camada de resina.

Por outro lado, o piso vinílico tem sua origem no PVC (policloreto de vinila), um material mais flexível que demonstra uma resistência intrínseca à umidade. Aqui temos a primeira grande diferença. O laminado é mais recomendado para outras áreas da casa, como salas de estar e quartos.

São essas diferenças de materiais que vão refletir diretamente nas características  de cada tipo de piso, influenciando na escolha para diferentes ambientes e propósitos.

Conforto isolamento térmico e isolamento acústico

Conforto e isolamento térmico são pontos também importantes ao escolher um novo piso para instalação ou reforma da casa. O piso laminado apresenta bom isolamento térmico e acústico, contribuindo para um ambiente mais agradável e com uma atmosfera mais tranquila.

Por sua vez, o piso vinílico se sobressai no isolamento acústico, minimizando a propagação de ruídos indesejados, além de oferecer uma textura mais suave ao toque, contribuindo para uma sensação de conforto ao caminhar sobre ele.

Variedade de estilos

Gosta de personalizar o ambiente e dar a sua cara para a decoração? Então é bom você saber que o piso laminado tem diversos padrões que simulam a aparência da madeira, o que o torna um dos mais queridinhos da Chatuba. Dessa forma, proporciona um estilo mais aconchegante e convidativo para o cômodo.

O piso vinílico se destaca pela sua rica variedade de opções. Também tem imitações de madeira, mas abrange uma maior gama de cores, texturas e padrões, incluindo opções que reproduzem a aparência de materiais como pedra e outros elementos. Por isso, a escolha vai depender do charme que você quer dar na nova decoração.

Instalação

Ambos os pisos são escolhidos pela sua facilidade de instalação. O que é ótimo para quem sempre busca por estilo aliado e praticidade. O piso laminado é frequentemente instalado por meio de um sistema de encaixe, dispensando o uso de cola. Assim, a instalação se torna mais ágil e limpa, além de facilitar futuras mudanças. Rápido, prático e com um resultado lindo!

Já o piso vinílico pode ser instalado utilizando cola, fixando-o diretamente ao contrapiso. Essa característica torna o piso vinílico uma escolha viável para diferentes tipos de superfícies, incluindo a possibilidade de instalação sobre pisos já existentes, o que pode simplificar o processo de reforma ou revitalização de ambientes.

Viu só como tanto o piso laminado quanto o piso vinílico apresentam características únicas e vantagens que atendem necessidades específicas de revestimento que você está procurando? Ao considerar todos esses fatores você com certeza já sabe qual piso escolher!

Mas caso ainda esteja na dúvida, sempre existe a possibilidade de falar com um dos nossos especialistas, online ou em uma das nossas lojas para acabar com qualquer pulga atrás da orelha.

 

Quer mais dicas sobre construção ou reforma? Confira abaixo:

Reaproveitamento de pisos: soluções sustentáveis e criativas

Os melhores pisos para área externa

 

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM