Qual traço de argamassa devo usar na minha obra?

55725 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A mistura de água, areia e cimento, popularmente conhecida como argamassa, funciona como uma espécie de cola para quase tudo o que é feito em obras. Isso sem mencionarmos a sua função de impermeabilizar e nivelar superfícies. Mesmo sendo conhecida por quem trabalha com construções, há quem não identifique os diferentes tipos de argamassa. Se você também não conhece muito bem esse material de construção, mas precisa utilizá-lo em sua obra, fique tranquilo. Nós, da Chatuba, te mostramos cada traço de argamassa para você descobrir qual é o mais indicado para a sua construção.

Exemplos de traço de argamassa

O traço de argamassa deve ser aplicado antes do revestimento

Para assentar tijolos

1:2:9 – Uma lata de cimento, duas de cal e nove de areia (é a medida mais utilizada para se fazer massa de alvenaria com cal);

1:0,5:6 – uma lata de cimento, meia de cal e seis de areia (esse traço de argamassa é mais resistente e mais barato do que o primeiro. Ele vai gerar mais economia para sua obra).

Massa para assentar tijolo com cimento e areia (sem cal)

1:6 – Uma lata de cimento para seis de areia;

1:8 – uma lata de cimento para oito de areia.

Massa de cimento e areia para assentar tijolos (com cal)

1:2:9 – Uma lata de cimento, duas de cal e nove de areia (medida mais usada para fazer massa de alvenaria com cal);

1:0,5:6 – uma lata de cimento, meia de cal e seis de areia (traço de argamassa mais resistente e mais barato que o anterior).

Traços usados em alvenaria estrutural

1:1:6Traço de argamassa bastante utilizado na alvenaria estrutural para construções pequenas.

1:4,5:0,5 – é um traço que oferece maior resistência e tração tração na alvenaria.

Além das medidas, a argamassa se difere por sua composição. Veja!

Confira os tipos de argamassa colante (AC)

AC I

Argamassa bastante utilizada para assentar revestimentos e pisos cerâmicos em áreas internas. Pode ser empregada em áreas secas (quartos e salas) ou úmidas (cozinhas e banheiros).

AC II

Ao contrário do tipo AC I, a variação AC II pode ser usada tanto em áreas internas quanto externas. Conseguindo absorver variações de temperatura, essa argamassa oferece resistência até às ações do tempo. Por conta desses aspectos, o tipo AC II acaba sendo favorável às obras em fachadas e áreas públicas.

AC III

Esse é o mais resistente dentre os tipos de argamassa. Com seu alto poder aderência, o AC III é indicado para assentar revestimentos em fachadas, piscinas e saunas.

AC III E

Voltado para superfícies que ficam constantemente expostas ao sol. Assim como o tipo AC II, essa argamassa destaca-se por conseguir se adaptar às condições naturais.

Escolha a argamassa certa!

Conhecendo cada tipo e traço de argamassa, você pode definir qual a melhor composição para ser utilizada em sua construção. Se possível, consulte a equipe responsável pela sua obra e mostre o seus planos para a construção. Certamente, eles te dirão qual é o tipo e o traço de argamassa que atenderão melhor ao seu interesse. Mas, não se esqueça de contar com a Chatuba Materiais de Construção nesse processo. Visite uma de nossas lojas no RJ e converse com nossos vendedores. Eles te ajudarão a encontrar a argamassa ideal para para sua obra. Não perca tempo, entre em contato contato conosco e obtenha mais informações sobre nossos materiais de construção.

 

Veja também:
loja material de construção
loja de material de construção

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM