Como calcular a quantidade de materiais de construção?

10664 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A jornada de quem vai construir é cheia de detalhes. A quantidade de materiais de construção é um deles. É preciso fazer um cálculo assertivo dos produtos certos que você irá precisar para evitar desperdícios e gerar economia na sua obra. Pensando nisso, a Chatuba preparou este artigo para te ajudar a calcular corretamente os insumos necessários para a sua construção. Confira!

Aprenda como calcular a quantidade de materiais de construção

Tijolos e blocos

Tijolos e blocos - quantidade de materiais de construção

Para saber a quantidade de tijolos e blocos que você irá precisar, a primeira coisa a ser feita é calcular a área total das paredes ou muros. Não desconte portas, janelas ou muros nesta conta inicial. Para calcular a metragem total, multiplique comprimento x altura. Lembre-se de levar em consideração o tipo e as dimensões do tijolo ou bloco.

Depois, multiplique a área total da parede ou muro pela quantidade gasta por metro quadrado do tipo de material que você irá utilizar.

Cimento

Às vezes, a quantidade de materiais de construção depende da mistura a ser utilizada. É o caso do cimento, que depende da proporção dele no traço. O recomendado é seguir a lógica: 1 (uma) medida de cimento para 3 (três) de areia peneirada.

Exemplo: em um metro quadrado, utiliza-se 30 litros de areia. Logo, você precisará usar 10 litros de cimento por metro quadrado.

É válido ressaltar que o cimento é vendido em sacos de 50 kg — o equivalente a 40 litros. Portanto, divida o valor total em litros por 40 e obtenha a quantidade de sacos de cimento.

Pisos e revestimentos

Pisos e revestimentos - quantidade de materiais de construção

A quantidade de materiais de construção para pisos e revestimentos deve ser calculada após você determinar a área da superfície a ser revestida. Depois disso, verifique o rendimento de cada produto na embalagem ou no site do fabricante. Por fim, divida o rendimento pela área e obtenha a média de quantidade que você irá precisar.

Além disso, você também deve ficar atento à perda com recortes para os cantos. E, também, as áreas de rejuntes. Siga a lógica:

  • peças que medem até 15 cm: margem de segurança de 10%;
  • peças com 30 cm ou mais: margem de segurança de 30%.

Tinta

Para saber quantos litros de tinta você irá precisar, determine as dimensões da superfície que será pintada. Multiplique altura x comprimento, descontando as áreas ocupadas por portas e janelas. Depois, multiplique o valor da área pelo número de demãos recomendado pelo fabricante da tinta. Esta informação você encontra na embalagem do produto.

Além disso, para calcular a quantidade de materiais de construção para pintura, você deve considerar o estado da superfície. Por exemplo, quanto mais poros a parede tiver, mais tinta será necessária para pintá-la. Portanto, trabalhe considerando uma margem de 10% a mais de material para essas situações.

Conte com a ajuda da Chatuba!

Ainda tem dúvidas sobre como calcular a quantidade de materiais de construção para a sua obra? Fale com um dos nossos atendentes! Nosso televendas funciona de segunda a sexta das 8h às 19h e aos sábados das 8h às 18h. Anote o número: (21) 4003-4456. Caso prefira, vá até uma de nossas lojas. Estamos tomando todos os cuidados necessários em relação ao coronavírus para lhe atender com segurança. Aguardamos por você!

Gostou deste artigo? No Blog Chatuba você encontra mais conteúdos como este. Navegue pelas nossas categorias:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM