Tá precisando transferir água de um lugar pro outro, mas não sabe qual bomba d’água escolher? As bombas d’água são super úteis para levar grandes volumes de água de um ponto a outro, e ainda aumentam a pressão do líquido. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher a bomba certa para poços ou irrigação, por exemplo. Não se preocupe, a gente tá aqui pra te ajudar!
Existem vários modelos na Chatuba, cada um com sua função, mas a escolha pode ser mais simples do que parece. Quer descobrir qual é a ideal para a sua situação? Vem com a gente que vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Tipos de bomba d’água
Bomba periférica
Este é um dos tipos de bomba d’água que possui maior altura de elevação e pressão, podendo elevar a água até 50 metros de altura e chegar na sucção a 9 metros de profundidade.
A bomba periférica pode ser usada para abastecimento residencial, agricultura e pequenas irrigações. Apresenta alto desempenho no transporte de baixo volume de água em alta pressão, funciona acima do solo com perfeição e também possui baixo custo de investimento.
Bomba centrífuga
A bomba centrífuga é a que possui maior vazão. Ela é indicada nas operações onde é exigido maior volume de água em sua sucção, como recalque de condomínios, por exemplo. Ela também pode ser usada para o abastecimento residencial, agricultura e indústrias e é uma ótima opção para regiões secas, acima do solo.
Bomba autoaspirante
Este é um dos tipos de bomba d’água que não necessita de escorva, ou seja, o processo de retirada do ar do equipamento não precisa ser realizado. Tudo é feito automaticamente. Desse modo, dispensam o uso de válvula do fundo do poço. Devido a essa facilidade, a bomba autoaspirante pode ser usada em rede de baixa pressão, como captação fluvial e drenagem de reservatórios e chácaras.
Bomba submersível
Um dos únicos tipos que trabalha imersa, a bomba d’água submersível é exclusivamente indicado para esgotamento de águas pluviais ou de esgotos. Como ela é blindada, pode ter contato com a água potável sem o risco de contaminação. Hoje, é possível encontrar dois modelos de bomba submersível: os que bombeiam apenas água limpa e os que pressurizam água poluída com partículas sólidas. Escolha a melhor para a sua situação!
Bomba submersa
Assim como a submersível, a bomba submersa também atua abaixo do nível da superfície. No entanto, diferentemente do primeiro modelo (que deve ser retirado da água para secar), ela foi projetada para funcionar dentro da água durante todo o tempo de operação.
Este é um dos tipos de bomba d’água indicada para captação de água em projetos de poços artesianos profundos. Ela opera de forma silenciosa e não requer manutenção periódica, caso seja devidamente instalada.
Bomba ejetora
A bomba ejetora é ideal para quem precisa puxar água de poços mais profundos. Ela utiliza uma tubulação extra para alcançar profundidades de até 70 metros, garantindo que o líquido seja retirado mesmo nos locais mais difíceis. Esse tipo de bomba também conta com um sistema que mantém a pressão estável, garantindo um fluxo constante de água sem oscilações, mesmo quando a demanda aumenta, como ao abrir várias torneiras ao mesmo tempo.
Compare os tipos de bomba d’água
Bomba Periférica
- Profundidade de Sucção: Até 9 metros
- Vazão: Baixa (pequenos volumes)
- Pressão: Alta (eleva até 50 metros)
- Principais Aplicações: Abastecimento residencial, pequenas irrigações, agricultura de baixa escala
Bomba Centrífuga
- Profundidade de Sucção: Até 9 metros
- Vazão: Alta (grandes volumes)
- Pressão: Moderada
- Principais Aplicações: Recalque de condomínios, abastecimento de grandes áreas residenciais, indústrias e agricultura
Bomba Autoaspirante
- Profundidade de Sucção: Até 7 metros
- Vazão: Moderada
- Pressão: Moderada
- Principais Aplicações: Captação fluvial, drenagem de reservatórios, chácaras
Bomba Submersível
- Profundidade de Sucção: Submersa (imersão total)
- Vazão: Variável (água limpa ou com sólidos)
- Pressão: Moderada
- Principais Aplicações: Esgotamento de água pluvial ou esgoto, drenagem de áreas alagadas, reservatórios
Bomba Submersa
- Profundidade de Sucção: Submersa (imersão total)
- Vazão: Alta
- Pressão: Alta
- Principais Aplicações: Captação de água em poços artesianos profundos
Bomba Ejetora
- Profundidade de Sucção: Até 70 metros
- Vazão: Moderada
- Pressão: Alta (fluxo constante)
- Principais Aplicações: Poços profundos, áreas de difícil acesso, alta demanda de água com pressão constante
Com uma tabela assim fica fácil entender a diferença entre os tipos de bomba d’água, não é? Mas lembre-se que alguns pontos podem variar de acordo com o fabricante, então não esqueça de conferir as informações do produto ou converse com um especialista da Chatuba.
Qual é a melhor bomba d’água?
Cada um dos tipos de bomba d’água possui uma altura máxima de sucção, que constata a distância entre a superfície do fluido até a entrada da ferramenta. Além disso, possui uma altura máxima de recalque, que consiste na diferença de altura entre a saída da bomba e o local de destino da água. Tudo isso é mostrado na tabela de especificações do produto.
O desempenho da vazão de água por minuto pode ser medido conforme as seguintes orientações:
- Quando o recalque aumenta, a vazão diminui;
- Se precisar de maior vazão, a altura do recalque deverá ser menor;
- Caso precise aumentar a altura e a vazão, é necessário uma bomba mais potente.
Além disso, é necessário prestar atenção aos seguintes aspectos antes da escolha da melhor ferramenta:
- Diâmetro, profundidade e vazão do poço que receberá a bomba;
- Características específicas da bomba, como potência e capacidade de bombeamento.
Ainda com dúvidas? Fale com um de nossos especialistas ou visite a Chatuba mais próxima para encontrar a bomba ideal para o seu projeto! Agora, confira outras ótimas ideias para todas as etapas da obra abaixo:
Vantagens do porcelanato polido