Conheça os tipos de bomba d’água e escolha a melhor para você!

78 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

As bombas d’água são ideais para transferir grandes volumes de água de um local para o outro. Além disso, transformam energia cinética em energia potencial para pressurizar o fluido. Existe uma infinidade de modelos disponíveis no mercado, porém cada um supre uma necessidade diferente. Não sabe como escolher o melhor equipamento para você? Então, leia este artigo da Chatuba e conheça os tipos de bomba d’água para sanar de vez as suas dúvidas!

Conheça mais sobre os tipos de bomba d’água

tipos de bomba d’água

Bomba periférica

Este é um dos tipos de bomba d’água que possui maior altura de elevação e pressão, podendo elevar a água até 50 metros de altura e chegar na sucção a 9 metros de profundidade. Apresenta alto desempenho no transporte de baixo volume de água em alta pressão.

A bomba periférica pode ser usada para abastecimento residencial, agricultura e pequenas irrigações. Além de funcionar acima do solo com perfeição, também possui baixo custo de investimento.

Bomba centrífuga

A bomba centrífuga é a que possui maior vazão. Ela é indicada nas operações onde é exigido maior volume de água em sua sucção, como recalque de condomínios. Pode ser usada para o abastecimento residencial, agricultura e indústrias. Além disso, é ótima para regiões secas, acima do solo.

Bomba autoaspirante

Este é um dos tipos de bomba d’água que não necessita de escorva, ou seja, o processo de retirada do ar do equipamento não precisa ser realizado, pois é feito automaticamente. Desse modo, dispensam o uso de válvula do fundo do poço. Devido a essa facilidade, a bomba autoaspirante pode ser usada em rede de baixa pressão, como captação fluvial e drenagem de reservatórios e chácaras.

Bomba submersível

Um dos únicos tipos de bomba d’água que trabalham imersos, a bomba submersível é exclusivamente indicada para esgotamento de águas pluviais ou de esgotos. Como ela é blindada, pode ter contato com a água potável sem o risco de contaminação.

Hoje, é possível encontrar no mercado dois modelos de bomba submersível: os que bombeiam apenas água limpa e os que pressurizam água poluída com partículas sólidas.

Bomba submersa

Assim como a bomba submersível, a bomba submersa também atua abaixo do nível da superfície. No entanto, diferentemente do primeiro modelo (que deve ser retirado da água para secar), ela foi projetada para funcionar dentro da água durante todo o tempo de operação.

Este é um dos tipos de bomba d’água indicado para captação de água em projetos de poços artesianos profundos. Além de operar de forma silenciosa, não requer manutenção periódica caso seja devidamente instalada.

Bombas injetora

A bomba injetora é frequentemente usada para reutilização de água para outros fins. Por conta disso, necessita de uma mangueira extra para ir até o fundo do poço. Ela pode puxar o líquido de 20 a 40 metros de profundidade.

Essas bombas possuem um pressostato, que ativa o equipamento automaticamente quando abrimos, por exemplo, uma torneira. Uma das vantagens desses tipos de bomba d’água é sua pressão constante e sem oscilação.

Afinal, como escolher a melhor?

Como escolher a melhor entre os tipos de bomba d’água

Cada um dos tipos de bomba d’água possui uma altura máxima de sucção, distância entre a superfície do fluido até a entrada da ferramenta. Além disso, possui uma altura máxima de recalque, que consiste na diferença de altura entre a saída da bomba e o local de destino da água. Tudo isso é mostrado na tabela de especificações do produto.

O desempenho da vazão de água por minuto pode ser medido conforme as seguintes orientações:

  • quando o recalque aumenta, a vazão diminui;
  • se precisar de maior vazão, a altura do recalque deverá ser menor;
  • caso precise aumentar a altura e a vazão, é necessário uma bomba mais potente.

Além disso, é necessário prestar atenção aos seguintes aspectos antes da escolha da melhor ferramenta:

  • diâmetro, profundidade e vazão do poço que receberá a bomba;
  • características específicas da bomba, como potência e capacidade de bombeamento.

E aí, gostou do nosso artigo sobre os tipos de bomba d’água? Então, fique por dentro do assunto visitando o blog da Chatuba! Lá, abordamos temas referentes a obras, ferramentas e universo da construção em geral. Veja alguns artigos que podem ser úteis para você:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM