Faça você mesmo! Confira o passo a passo de como instalar ventilador de teto com segurança

5852 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Com o calor intenso do verão, manter a casa arejada e fresca não é só uma questão de escolha e, sim, uma necessidade! Nesse sentido, o ventilador de teto é uma ótima solução para driblar as altas temperaturas. Prático e econômico, o aparelho é um grande aliado na missão de refrescar os ambientes consumindo pouca energia. Além disso, não ocupa espaço, tem baixa manutenção e, ainda, combate os insetos. Pode ser instalado em qualquer lugar da casa, inclusive, nas áreas externas. Contudo, é preciso considerar o modelo e acabamento mais adequado para cada espaço.

Diferente do ar-condicionado, a instalação do ventilador de teto costuma ser mais rápida, sem quebra-quebra e, geralmente, realizada por um eletricista. No entanto, se você é daqueles que colocam a mão na massa quando o assunto é fazer melhorias na casa, o Blog da Chatuba elaborou um guia completo com oito passos para te ajudar nessa missão. Vem com a gente!

Antes de mais nada, você precisará dos seguintes materiais:

Chave de Fenda:

Chave Philips:

Chave teste:

Buchas e parafusos:

Passador de fios:

Furadeira:

Trena:

Fita isolante:

Escada:

Ventilador de Teto:

Com todos esses itens em mãos, você já pode começar a instalar seu ventilador de teto. Confira o guia completo de como reproduzir esse faça você mesmo:

Passo 1:

Primeiramente, desligue a chave geral de energia na caixa de força. Mas atenção: utilize a chave teste antes de fazer a instalação para verificar a existência de energia elétrica e evitar acidentes, como choques e curtos-circuitos.

Passo 2:

Em seguida, identifique os fios. Você vai precisar de cinco para a ligação da chave de energia com o ventilador: dois para o motor (vermelho), dois para a lâmpada (preto) e um fio terra. Caso não tenha algum deles instalados, passe um fio extra da parede até o bocal de instalação do ventilador no teto com o auxílio do passador de fios.

Passo 3:

Siga as instruções do manual do fabricante para montar o seu ventilador. Entretanto, deixe a colocação da haste, pás, lâmpadas e lustre de vidro para os momentos finais da instalação.

Passo 4:

Passe os fios das lâmpadas por dentro do niple – pequeno cano auxiliar de inox. Os fios do ventilador e do lustre devem ser passados por dentro da pequena haste saindo da base. Agora, você já pode encaixar a haste deixando a abertura maior para o lado dos fios. Prenda o pino de fixação e, em seguida, passe o fio do motor e do soquete por dentro da haste. Então, coloque o pino de segurança.

Passo 5:

Com a furadeira, faça os furos no teto e fixe o suporte usando, sempre, as buchas e parafusos apropriados. Dessa forma, prenda o ventilador no suporte e verifique se existe uma certa folga. Em outras palavras, o aparelho não pode estar totalmente preso, afinal, é necessário garantir flexibilidade/movimento para quando ele estiver ligado.

Passo 6:

Agora, conecte o ventilador ao teto. Para isso, ligue os fios-fase da rede aos fios-fase do lustre. Após isso, conecte a lâmpada à chave de controle. Por último, junte o fio exaustão e fio de ventilação do motor ao capacitor. Vale lembrar que é importante usar fita isolante para encapar as conexões.

Passo 7:  

Logo após, troque o seu interruptor pela chave de controle que vem junto com o ventilador. Você também deverá ligar o fio da chave de controle ao retorno da lâmpada, os dois fios da chave aos fios do motor e, por fim, o fio de alimentação à energia.

Passo 8:

Para finalizar a instalação, coloque as lâmpadas e o lustre no ventilador. Use a trena para conferir se as medidas das pás estão niveladas ao teto. Por fim, ligue a chave geral de energia e verifique se o aparelho funciona corretamente.

É muito importante ressaltar que, caso você não se sinta seguro para realizar essa atividade, deve contratar um eletricista, que é especialista e qualificado para fazer esse tipo de serviço. Na Chatuba, você encontra os melhores produtos para instalar seu ventilador de teto, todos eles com o melhor preço e condições de pagamento. Além disso, nossos consultores de vendas estão preparados para oferecer o suporte adequado durante toda a jornada de compra.

Gostou das dicas?

Todos os produtos destacados estão disponíveis nas sete lojas da Chatuba, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e na Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do Televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site.

No blog da Chatuba você encontra diversos outros conteúdos valiosos para ajudar você no momento de uma grande obra ou pequenas reformas da casa ou do seu negócio.

Para ler outros conteúdos, acesse os links:

Chatuba lança campanha ‘Limpa Estoque’ com ofertas imperdíveis de até 70% de desconto em todas as lojas da rede

Férias escolares combinam com diversão! Confira as indicações de uso e escolha a melhor piscina infantil

Vai pegar a estrada no fim de ano? Confira o kit de acessórios que preparamos para você seguir viagem conectado e no clima de férias

Créditos da imagem em destaque:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/construcao’>Construção foto criado por pvproductions – br.freepik.com</a>

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM