3 coisas que você precisa saber sobre plugues e tomadas

4948 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Existem muitas mais coisas sobre plugues e tomadas que a maioria das pessoas ignora. Mas, aqui na Chatuba, a gente ensina para você poder planejar corretamente os pontos de eletricidade da sua casaNão vale planejar a disposção dos seus móveis de acordo com os pontos de energia.  São as tomadas que devem se adequar ao que você pensa para o seu ambiente. Dito isso, vamos lá?! 

Primeiramente, vale começar esse texto dizendo tem um padrão brasileiro de plugues e tomadas. Os plugues têm três pinos e as tomadas com o mesmo número de orifícios de 4 a 4,8 mm – diferença que mais para frente vamos entender a motivação 

Uma curiosidade interessante sobre o modelo brasileiro é que ele foi planejado para evitar choques elétricos.  O formato em poço dificulta o contato, principalmente, pelos dedinhos das crianças. Já o terceiro pino está ligado ao aterramento, que serve para conter a sobrecarga de energia.  

1) Altura padrão das tomadas 

Atualmente, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é quem dita as regras que direcionam arquitetos e designer sobre as medidas corretas para a instalação de tomadasDe acordo com a norma NBR 5410, as tomadas e interruptores podem ser instaladas em 3 alturas: 

  • Baixas: 30 cm a partir do chão; 
  • Médias: 1,20 m (ou 120 cm)  até 1,30 m (ou 130 cm) a partir do chão; 
  • Altas: 2 m até 2,25 m (ou 225 cm) a partir do chão. 

 

2) Quantidade ideal para cada ambiente  

Segundo a norma NBR 5410, da ABNT, há uma previsão mínima de tomadas de uso geral para cada ambiente dependendo do seu tamanho.  

Por exemplo, um cômodo com área igual ou inferior a 6m² necessita ter, no mínimo, um ponto de tomada. Sala ou quartos com metragem superior deve conter pelo menos uma tomada por cada 5 metros de parede. Nesse caso, elas devem ser espaçadas uniformemente.  

Em áreas como a cozinha ou área de serviço, a história é outra.  Nesse ambiente, a cada 3,5 metros deve ter uma tomada. Sobre o balcão da pia, o mínimo são duas tomadas.  

Nos banheiros, deve haver pelo menos uma tomada a pelo menos 60 cm do box e junto ao lavatório. Em halls, corredores, subsolos, garagens, sótãos e varandas, pelo menos 1 tomada. 

3) Diferença entre a tomada 10 A para 20 A 

Anteriormente, antecipamos que há dois tipos de plugues e tomadas. Um com 4 mm e outro com 4,8 mm. E qual é a razão para esta diferença? 

 

O modelo mais fino de plugue (10 A, de 4 MM) serve para aparelhos de baixo consumo, tais como: computadores, carregadores de celular e televisoresNessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 1270 W, e para 220 V a potência máxima permitida é de 2200 W. 

 

O modelo mais grosso (20 A, de 4,8 MM) é feito para aparelhos que necessitam de uma carga elétrica mais reforçada para funcionar. É o do ar-condicionado, secadores de cabelo profissioanais, secadoras de roupa e por aí vai. Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W. 

 

Por fim, se você curtiu esse post, veja o que temos de tomadas e plugues no site da Chatuba. Qualquer dúvida, liga para o Televendas (21) 4003-4456 ou passa em uma de nossas lojas Nossos especialistas estão prontos para te atender!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM