Dicas de iluminação para os cômodos da casa

1498 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A iluminação correta possui a capacidade de transformar qualquer ambiente. Além de ser responsável pela nossa primeira impressão, ela também nos traz conforto visual. A maior dúvida quando tratamos de iluminação é: como devo iluminar cada ambiente? Já que cada cômodo é usado para um devido fim, a iluminação deve ser usada para beneficiar essas atividades. Sabemos que esse é um assunto muito pessoal, em que não existe uma fórmula ideal, entretanto, existem dicas que podem te ajudar a aproveitar as luzes no ambiente para criar um local aconchegante e, quem sabe, conseguir uma economia na conta de luz no fim do mês. Pensando nisso, a Chatuba traz para você algumas dicas de iluminação valiosas para você não errar nos cômodos da sua casa. Confira!

Confira as dicas de iluminação da Chatuba!

Hall de entrada

Pontos de luz difusos podem ser uma boa opção para esse local. A entrada da casa precisa ter uma iluminação que, instantaneamente, cause boa impressão. O ambiente deve ser aconchegante e convidativo. Usar lâmpadas de efeito amarelado (2.700K) traz aquele conforto visual que precisamos depois de um dia de cansativo.

Sala de estar

As dicas de iluminação para sala de estar são bastante válidas para quem gosta de utiliza esse ambiente para conversar com a família e assistir TV. Se o pé direito for baixo, não use lâmpadas halógenas porque elas podem esquentar bastante o ambiente. A sala de estar é o local perfeito para apostar em iluminação indireta, como sancas, lustres e spots. Entretanto, cuidado com os locais que esses pontos irão iluminar. Se for em cima do sofá, pode causar uma sensação de desconforto para quem está sentado. Nesse caso, você pode optar por ligações independentes, para você poder baixar a luz quando for necessário.

Sala de jantar

A iluminação da sala de jantar vai depender do ambiente que o morador quiser criar. Algumas dicas de iluminação são: se você quiser um ambiente romântico, luzes baixas são ideais. Entretanto, se você deseja reunir os amigos, opte por deixar a sala de jantar bem iluminada, focalizando objetos que você deseja destacar.

Se o seu sonho sempre foi ter um lustre acima da mesa de jantar, lembre-se que ele deve ficar a uma distância de 60 cm do tampo da mesa. A lâmpada ideal é a branca, que não esquente muito, já que proporciona conforto ao ambiente.

Cozinha

Por ser um ambiente com atividades intensas, a cozinha precisa ser muito clara e bem iluminada, para facilitar o preparo das refeições e evitar acidentes. Uma boa dica de iluminação é optar por pendentes ou spots iluminando a bancada de trabalho.

dicas de iluminação para diversos cômodos

Quartos

As dicas de iluminação para os quartos são para trazer conforto ao ambiente. A iluminação geral do quarto pode ser por meio de um lustre, por exemplo, e o ideal é que a lâmpada seja de cor amarela, porque ela prepara o seu cérebro para descansar. Se você gosta de ler antes de dormir, por exemplo, e não deseja atrapalhar quem está dormindo ao seu lado, use abajures ou luminárias articuladas na cabeceira da cama.
No caso de você ter uma escrivaninha no quarto, lembre-se que a luz precisa ser estimulante para que você consiga trabalhar, portanto, opte por luzes brancas direcionadas por um spot ou uma luminária.

Banheiro

As dicas de iluminação para o banheiro são simples. No espelho, opte por spots, arandelas ou luzes de camarim, que facilitem a depilação e a maquiagem, por exemplo. Se você deseja que a luz produza uma exatidão de cores ao se maquiar, opte por uma lâmpada halógena com IRC 100. Ela reproduz as cores com perfeição.

Área externa

As dicas de iluminação na área externa envolvem segurança e liberdade para inovar. Você pode destacar a paisagem distribuindo luz pelos caminhos e passagens, e também pode iluminar todas as laterais da casa, assim como arbustos, para que ninguém se esconda.
Você pode apostar em lâmpadas coloridas para destacar alguns ambientes e dar um toque moderno ao ambiente. Em geral, a iluminação deve ser resistente à chuva e as luminárias, em locais descobertos, devem ser fechadas. Tenha cuidado com a proximidade das lâmpadas com as folhas, pois o calor pode prejudicar a vegetação.

 

Agora que você já conferiu as dicas de iluminação da Chatuba Materiais de Construção, vá até uma de nossas lojas e você encontrará todos os itens necessários para começar o seu projeto de iluminação para os ambientes. Aguardamos por você e boas compras!

 

Links úteis:
materiais de construção;
loja de material de construção;
materiais de construção rj;
loja material de construção.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM