4 erros de uma instalação elétrica aparente

5689 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A instalação elétrica aparente é amplamente utilizada em galpões, indústrias e edificações comerciais. No entanto, atualmente ela também pode servir como um componente no que diz respeito à decoração. Pensando nisso, a Chatuba Materiais de Construção produziu este artigo! Continue a leitura e esclareça quais são os principais erros que podem ser cometidos ao montar uma instalação elétrica aparente.

Instalação elétrica aparente: o que não pode ser feito?

A instalação elétrica aparente é feita com a passagem da fiação por eletrodutos. Eles podem ser de ferro, PVC ou, até mesmo, conduítes comuns. Contudo, é importante prestar atenção no material escolhido para montar a instalação elétrica a fim de padronizá-lo. Assim, riscos poderão ser evitados.

Logo, vê-se a necessidade de conhecer os erros que podem ser cometidos em montar uma instalação externa. A seguir, conheça quais são eles.

Lâmpadas com luzes mostram a Instalação elétrica aparente

Falta de planejamento

A falta de planejamento está entre os principais erros que podem ser cometidos em uma instalação elétrica aparente. É importante conhecer as circunstâncias do local onde serão montados os eletrodutos. Assim, leve em consideração fatores como umidade, maresia e outros que possam danificar a vida útil do material.

Dessa maneira, áreas litorâneas, principalmente, não são favoráveis para o posicionamento elétrico aparente. Logo, antes de produzir a instalação elétrica aparente, estude o ambiente e considere todos os aspectos que possam fornecer algum risco.

Não definir o posicionamento

Tendo em vista que o planejamento tenha sido feito corretamente, é preciso definir o posicionamento da instalação elétrica aparente. Esse segundo momento é fundamental para que os eletrodutos sejam colocados de forma a corroborar com a decoração. Além disso, com os eletrodutos posicionados também poderá ser definida a localização dos interruptores, tomadas e terminações. Quando o posicionamento não é definido com antecedência, existe a probabilidade de encontrar erros nas terminação elétrica. Esse fator pode interferir na disposição das lâmpadas e tomadas ao longo da instalação elétrica aparente.

Estrados de madeira e instalação elétrica aparente

Quantidade de tomadas, interruptores e cabos

Um dos erros mais comuns em uma instalação elétrica aparente é exceder a quantidade de tomadas e interruptores. Isso acontece, na maior parte das vezes, por desconhecimento da pessoa que monta o circuito. É comum pensar que uma grande quantidade de tomadas e interruptores pode facilitar a vida de quem fará uso da instalação elétrica aparente. No entanto, é importante lembrar que, por ser um sistema mais “sensível”, é importante evitar formas que possam sobrecarregá-lo.

Dessa maneira, a mesma linha de pensamento deve ser aplicada sobre o número de cabos que passam por um eletroduto. Uma dica importante, nessa medida, é evitar misturar fios com diferentes finalidades dentro de um mesmo condutor.

Não pensar no ambiente como um todo

O último erro que iremos abordar a respeito da instalação elétrica aparente é não pensar no ambiente como um todo. Vale destacar que a instalação deve fazer parte do local, mas, no entanto, não deve tomar toda sua dimensão. Assim, é importante considerá-la como uma das formas de integrar a decoração e composição do ambiente, mas não como único recurso.

Portanto, deve-se considerar o estilo da mobília, quadros e cores das paredes antes de iniciar a instalação elétrica aparente.

Você encontra tudo o que precisa na Chatuba Materiais de Construção para montar uma instalação elétrica aparente do seu jeito! Em nosso blog, você encontra artigos sobre half painted, textura em parede, espelho com luz de LED e como instalar pendente. Venha conferir nossas ofertas!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM