Passo a passo: como fazer uma boa limpeza de caixa d’água

2764 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

É de suma importância que a limpeza da caixa d’água seja feita pelo menos duas vezes por ano. Essa atitude visa melhorar a qualidade do abastecimento de água para a sua família, afinal um reservatório que não passa por este procedimento de limpeza pode ficar exposto a pragas e pode até tornar-se criadouro de mosquitos da dengue.

Para ficar longe de problemas como este, programe a limpeza com antecedência e reserve uma quantidade de água que seja suficiente para utilizar durante o dia marcado para a limpeza, pois o abastecimento de água será suspenso no período em que a limpeza estiver sendo realizada.


Para que você faça uma boa limpeza da caixa d’água, antes de qualquer coisa, é preciso saber que o método de limpeza é o mesmo para todos os tipos de caixa d’água – sejam elas de fibra de vidro, fibro-cimento ou concreto. Portanto, reunimos aqui algumas dicas e um passo a passo úteis para qualquer situação. Confira!

Antes de começar a limpeza da caixa d’água, atenção:

  • Nunca se esqueça de fechar o registro de entrada da sua caixa d’água.
  • Retire a tampa de sua caixa com cuidado e com auxílio de outra pessoa.
  • Esvazie sua caixa d’água. Evite o desperdício e guarde a água que for retirada. Certifique-se de deixar dois palmos de água dentro da caixa, que serão utilizadas na limpeza.

Cuidado com a água suja. Assegure-se de que a água utilizada para a limpeza da caixa d’água não desça pelo cano. Para evitar que isso aconteça, você pode colocar panos na saída de água.

Após seguir os passos anteriores, busque os materiais necessários para que você possa iniciar a limpeza da caixa d’água: panos, água sanitária, vassoura ou escovão e bacia ou balde.

Passo a passo para a limpeza da caixa d’água

  1. Com a vassoura ou escovão, comece a limpar o chão e a parede da sua caixa d’água. Feito isso, retire a água suja com a ajuda dos panos ou do balde.
  2. Então, abra o registro de entrada – e mantenha os demais fechados – e deixe que pelo menos um palmo de água entre na caixa. Quando a água atingir essa altura, feche o registro de entrada novamente.
  3. Agora, é necessário que você realize o processo de sanitização, onde você irá adicionar 1 litro de água sanitária para cada 1.000 litros d’água. Por exemplo: se a sua caixa d’água possui capacidade para 500 litros, você terá que usar 500 ml de água sanitária. Mas, se a sua caixa possui 2.000 litros de capacidade, você precisará de 2 litros de água sanitária.
  4. Deixe esta mistura agir por 2 horas. Após esse tempo, abra o registro de saída e todos os outros registros da casa – torneiras, descargas, chuveiro e etc – para que a água sanitária faça a sanitização da tubulação usada para consumo.
  5. Depois de descartar toda a água existente na caixa, feche todos os registros que foram abertos anteriormente – exceto o registro de saída – e abra o registro de entrada.
  6. Coloque a tampa na caixa d’água e espere encher.

Pronto, agora que você já sabe como realizar a limpeza da caixa d’água, é hora de colocar a mão na massa. Se você está construindo sua casa ou quer substituir a sua caixa d’água por uma nova, busque por uma loja de material de construção e encontre a melhor opção de acordo com a sua necessidade de consumo.

A Chatuba Materiais de Construção oferece uma grande variedade de materiais de construção e reforma. Conte com a gente! Para mais informações sobre produtos e preços, entre em contato através do nosso Televendas: (21) 2691-9575, ou procure a Chatuba mais próxima de você.

 Links úteis:

loja material de construçãomateriais de construção rj.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM