Torneira de bancada ou parede: qual a melhor opção?

16938 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Certamente você já ouviu alguém dizendo que torneira é uma questão de decoração e, por essa razão, não precisa ficar muito tempo pensando em qual vai escolher. Acertei? Pois bem, esse pensamento é bastante equivocado na medida em que esses equipamentos não possuem apenas característica decorativa, mas também obedecem aos critérios técnicos! Então, se você está preocupado para optar entre torneira de bancada ou de parede, este artigo se compromete a sanar todas as suas dúvidas! Ao final, veja a promoção de torneiras que a Chatuba preparou especialmente para a Black Friday. Boa leitura!

Clique e navegue!

Torneira de bancada ou de parede: o que considerar na hora da escolha?
Tipo de cuba
Espaço livre na bancada
Altura da saída de água
Altura do ponto de água
Direção do jato de água
Manutenção
Facilidade na instalação
Quais são as classificações de torneiras?
Simples (apenas água fria)
Monocomando
Misturadores
Como escolher torneira para cozinha?
Confira os produtos em destaque na Black Friday Chatuba!
Torneira de Mesa Bica Alta Para Cozinha Gali Cromado Docol

Torneira de bancada ou de parede: o que considerar na hora da escolha?

Exemplos de torneira de bancada e parede

As torneiras de bancada ou de mesa detêm padrão categorizado como tradicional. Essa afirmação cabe ao fato da instalação desses equipamentos ser feita diretamente apoiada em bancadas. Por outro lado, as torneiras de parede, apesar de serem notadas como mais modernas, precisam ser apresentadas como parte do projeto arquitetônico para reduzir riscos à construção.

Depois dessa reflexão sobre a base da diferenciação entre esses materiais, montamos um guia completo abaixo para te ajudar a fazer a escolha correta. Confira!

1- Tipo de cuba

Escolher o tipo de cuba deve ser uma tarefa anterior à opção de torneira. Afinal, a escolha da cuba pode delimitar o tipo de torneira que será usado.

Por exemplo, as cubas de semi-encaixe e de sobrepor já vêm de fábrica com local específico para instalar torneira de bancada. Os modelos para embutir também fazem uso da torneira de mesa. Desta forma, ao escolher a torneira correta para o tipo de cuba você assegura beleza e funcionalidade.

2- Espaço livre na bancada

Outro critério a ser considerado durante a escolha de torneiras é o espaço livre na bancada.

Neste caso, em uma bancada grande ou com padrão normal é importante definir se a torneira ficará atrás ou em uma das laterais da cuba. O ideal é que o espaço usado no posicionamento direcione a queda d’água diretamente para o ralo.

Por outro lado, torneira de parede se apresenta como uma ótima opção para quem tem bancadas pequenas e com pouco espaço disponível.

3- Altura da saída de água

A altura da saída de água deve ser observada para que você não tenha dificuldade de lavar objetos grandes posteriormente. Por essa razão, admite-se o mínimo de 10 cm de altura entre a saída de água da torneira de bancada ou parede e o topo da cuba.

Lembre-se: valores menores do que 10 cm podem inviabilizar algumas tarefas.

4- Altura do ponto de água

Como falamos anteriormente, por padrão as torneiras de bancada orientam os pontos de água. Afinal, são consideradas as mais usadas e, portanto, as mais tradicionais.

Devido a isso, considerar a altura do ponto hidráulico é fundamental nos casos em que você deseja instalar uma torneira de parede. Assim, consegue evitar retrabalho durante a instalação.

5- Direção do jato de água

torneira de bancada jato d'água

A direção do jato de água é um fator muito importante a ser observado, tanto em torneiras de cozinha quanto em torneiras de banheiro. Como falamos anteriormente, o jato de água deve ser lançado em direção ao ralo da cuba. Em casos onde esse posicionamento não é possível, podemos afirmar que há incompatibilidade e a água pode ser derramada para fora do componente.

Chamamos atenção para um recurso tecnológico que difere as torneiras antigas para as novas, tendo influência na direção do jato de água: arejadores. Eles são posicionados diretamente no bocal da torneira. Contribuem para a economia de água e não impedem o fluxo ao ponto de atrapalhar os afazeres domésticos.

6- Manutenção

O custo com manutenção é um aspecto que varia entre torneira de bancada e torneira de parede.

Em geral, as torneiras de bancada podem ser substituídas com mais facilidade do que as torneiras de parede em caso de vazamento. Já nos casos de uso no dia a dia, as torneiras de parede tendem a molhar menos do que as de bancada, contribuindo para a redução de umidade.

Em vista disso, considerar os critérios de manutenção durante a escolha é ideal para se aproximar da opção que melhor atende sua demanda.

7- Facilidade na instalação

Por último, embora a torneira de parede pareça ser mais fácil, a instalação é um pouco mais difícil. Na hipótese de ser posicionada abaixo de um espelho, por exemplo, é bom que haja uma medição anterior do espaço, para evitar que esse material precise ser recortado. Fique atento!

Quais são as classificações de torneiras?

As torneiras de bancada e de parede podem obedecer às seguintes classificações: simples, monocomando e misturadores. Falaremos sobre elas de forma separada na sequência.

1- Simples (apenas água fria)

As torneiras simples apresentam único registro e não permitem a saída de água quente.

2- Monocomando

As torneiras de monocomando possuem único registro direcionado à água quente e fria. Existe a necessidade de implementar uma pressão mínima de 5 metros por coluna d’água para o bom funcionamento deste modelo.

2- Misturadores

Os misturadores são torneiras que apresentam dois registros. Um deles fica a cargo do fornecimento de água fria enquanto o outro é responsável pela água quente. O funcionamento é semelhante ao padrão do monocomando. Contudo, a pressão mínima deve ser igual a 2 metros por coluna d’água.

Como escolher torneira para cozinha?

O principal critério para a escolha de torneira para cozinha é a distância entre o ponto de água e a cuba. Você precisa pensar em praticidade, economia e funcionalidade. Além disso, também é importante assegurar o correto uso do espaço disponível.

Confira os produtos em destaque na Black Friday Chatuba

Torneira de Mesa Bica Alta Para Cozinha Gali Cromado Docol

torneira de bancada

A Torneira de Mesa Bica Alta Para Cozinha Gali Cromado Docol é um dos destaques da Black Friday Chatuba. O produto possui acabamento cromado biníquel de alta resistência à corrosão, bica giratória com rotação de 360º, acionamento leve e vedação perfeita. Com arejador articulável, garante economia de água e evita respingos, sem perder flexibilidade e praticidade.

Compre sua torneira de bancada pelo #PreçoBlackFridayChatuba: R$ 159,90!

Gostou do nosso destaque? Tem muito mais esperando por você! Confira a lista completa de produtos no Encarte Black Friday. Aproveite!

O Blog da Chatuba tem outras dicas imperdíveis para você que deseja economizar neste final de ano. Fique ligado nas nossas ofertas de Black Friday:

Atenção: nossas ofertas de Black Friday são válidas até 30/11/2020. Não deixe de aproveitar!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM