Ideias Criativas da Morar Mais para Transformar a sua casa

1383 VISUALIZAÇÕES
Decoração e Tendências imagem principal blog

A Equipe da Chatuba esteve presente na 17ª edição do evento Morar Mais por Menos 2020, que contou com 59 ambientes decorados por arquitetos de alto renome.

A exposição aconteceu no Itanhangá, bairro do Rio de Janeiro, entre os dias 05 de novembro e 13 de dezembro. Nossa grande parceira, Lorenzetti, foi uma das marcas patrocinadoras e forneceu sua coleção de metais e cubas para composição de diversos ambientes. Confira todos os detalhes da nossa visita e, por fim, ideias criativas que você poderá utilizar para decorar a sua casa. Veja!

Clique e navegue!

1. O que é o projeto Morar Mais?
2. Como foi a segurança no evento?
3. Ambientes Lorenzetti
– 07 e 08
– 16
– 35
– 36
– 45
– 58
4. Tendências 2021: pense fora da caixa!
– Iluminação
– Pintura
– Decoração

O que é o projeto Morar Mais?

O Projeto Morar mais por menos – o chique que cabe no seu bolso®, foi criado por Lígia Shuback e Sabrina Shuback em 2014, no Rio de Janeiro. O evento acontece anualmente, em diversas cidades do Brasil e conta com mais ou menos 60 espaços decorados por arquitetos renomados, mostrando as tendências de decoração que estão em alta.

De acordo com o site do Morar Mais, a ideia do projeto surgiu da realidade vivida por Sabrina ao decorar a primeira casa. O desafio era criar um lar descolado, aconchegante e sofisticado gastando pouco.

De acordo com o catálogo divulgado, os princípios que norteiam o projeto são:

  • Mais por menos: resultados sofisticados e acessíveis: ser Mais por Menos;
  • Brasilidade: influência da estética e das histórias brasileiras em espaços que valorizam raízes culturais;
  • Customização: autenticidade no modo de imprimir identidade em casa;
  • Inclusão Social: um olhar sobre o trabalho produzido por minorias e incentivo à arte local;
  • Sustentabilidade: pioneiros em soluções sustentáveis como valores de uma mostra de decoração;
  • Inovação e tecnologia: atentos às novas tecnologias para viabilizar cada vez mais o bem-estar e uma vida mais sustentável;
  • Negócios: a aposta em um futuro impulsionando a economia e criando oportunidades para o desenvolvimento do segmento.

Você pode conferir tudo sobre a mostra de decoração no Catálogo Morar Mais 2020.

Como foi a segurança no evento?

Logo na entrada, a equipe Chatuba se deparou com uma câmera térmica, responsável por uma identificação rápida de temperatura corporal. O uso de máscara no local era obrigatório. Inclusive existiam avisos por todo espaço com esta indicação, assim como disponibilização de álcool em gel. Além disso, todo terreno foi marcado com indicações de distanciamento social. O Morar Mais seguiu à risca os cuidados para prevenção ao Covid 19.

Ambientes Lorenzetti

Como dissemos anteriormente, nossa parceira Lorenzetti foi uma das patrocinadoras do evento, disponibilizando cubas, louças e metais para diversos ambientes da mostra. Confira todos eles, agora!

Ambientes 07 e 08 – Banheiro Público

Assinado por Rodrigo Rochet (@rochetarquitetura), o banheiro público disponibilizado aos visitantes do Morar Mais, teve uma decoração voltada à ideia de um novo normal. O ambiente permitia ampla circulação de pessoas e promovia a sensação de distanciamento social. O grande destaque da decoração é uma grande bancada com cubas e torneiras Lorenzetti, convidando o público a lavar as mãos não só durante os tempos de pandemia, como frequentemente.

Img Meio 1

(Foto/Reprodução: Morar Mais – Tour Virtual. Acesso em: 21/12/2020)

Ambiente 16: Lavabo do CasaShopping

Integrado ao Ambiente 15 – Espaço CasaShopping e assinado por Cecilia Leles (@lelesarquitetura), a proposta do ambiente é promover uma sensação de jovialidade e interação.

Img Meio 2

Ursos de pelúcia foram utilizados para promover o entendimento do distanciamento social. A arquiteta apostou em adesivos de formato redondo e tons de rosa por todo o ambiente.

Ambiente 35: Banheiro Prazer Sensorial

Assinado por Alex de Oliveira (@a3d.projetos) e Carlos Ferreira (a3d_projetos), o banheiro realmente promovia sensações distintas a quem o visitava. Decorado com adesivos relacionados à sensualidade e ao prazer, a intenção dos arquitetos era promover uma sensação de relaxamento. O banheiro celebra todos os tipos de prazer, sem preconceitos ou estereótipos.

Img Meio 3 Img Meio 4

Ambiente 36: Corredor e Copinha do Escritório Urbano

Pensando nas áreas que devem constituir um escritório urbano, Felipe Alves (@faparquitetura) pensou em um ambiente de trabalho dentro de casa, nessa época de isolamento social.

Img Meio 6

(Foto/Reprodução: Site Morar Mais – Tour Virtual. Acesso em 21/12/2020)

Img Meio 5

A ideia principal do projeto era que, após o trabalho, o espaço se transformasse em um ambiente para relaxar e curtir um bom filme.

Ambiente 45: Restaurante da Praça

Idealizado pela arquiteta Janete Oldemburg (@janeteoldemburgarquitetura), o restaurante era o ponto de refeição dos visitantes. Para que eles pudessem lavar as mãos antes das refeições, um lavatório Lorenzetti foi colocado junto à parede de plantas que segue o princípio da biofilia (falaremos mais sobre isso à frente).

Img Meio 7

(Foto/Reprodução: Site Morar Mais – Tour Virtual. Acesso em 21/12/2020)

Ambiente 58: Champanheria

Assinado pelo arquiteto Eder Ambrósio (@ederambrosio), a ideia do espaço é celebrar a vida, as conquistas e os bons momentos.

Img Meio 8

(Foto/Reprodução: Morar Mais – Tour Virtual. Acesso em: 21/12/2020)

Tendências 2021: pense fora da caixa!

Veja, a seguir, as tendências para 2021 que se destacaram aos olhos da Chatuba e confira produtos similares que você encontra em nossas lojas para decorar sua casa!

Iluminação

O uso de pendentes, lustres e spots certamente foi algo a se destacar nos ambientes decorados da Morar Mais. Alguns espaços internos, como salas de jantar e quartos, apostavam em uma iluminação mais amarelada, trazendo a ideia de aconchego. Já áreas de trabalho, por exemplo, tinham como tendência a luz branca, gerando mais clareza.

  • Pendentes

Img Meio 9

Img Meio 10 Img Meio 11
Caso você tenha desejo de utilizar um pendente na decoração, de forma central e decorativa, em um ambiente menor, nossa indicação é o Pendente Firts 3L Cobre Bronzearte. Possui altura ajustável, para que você consiga adaptá-lo a qualquer ambiente.

Img Meio 12

  • Spots

Img Meio 13

Caso você deseje destacar alguma parte da decoração com iluminação direta, utilizando spots, a Chatuba indica o Arco New Short 3 Luzes Branco Bronzearte. Possui design sofisticado e foco direcionável. Além disso, o produto é estruturado em aço com acabamento fosco. Ideal para ambientes residenciais.

Img Meio 14

  • Plafon

Img Meio 15

Sofisticação é o adjetivo perfeito para combinar com um ambiente que faz uso de Plafon. Por isso, a indicação da Chatuba é um de cristal. Ideal para ser o centro das atenções no ambiente, o Plafon de Cristal Brilhante Quadrado 25cm Bronzearte, é uma aposta que não causa arrependimentos.

Img Meio 16

Pintura

Cores vibrantes, half painted e desenhos geométricos: essas foram as tendências de pintura que encontramos na Morar Mais. Todos os ambientes foram pintados com Tintas Coral. Veja as fotos!

Img Meio 17 Img Meio 19 Img Meio 22 Img Meio 18 Img Meio 20 Img Meio 21

Na Chatuba você encontra diversos produtos do catálogo de tintas para parede da Coral. Confira as opções disponíveis em nosso site.

Caso você esteja querendo uma cor específica, busque pelo nome no catálogo da marca e leve até uma das lojas físicas Chatuba. Lá, eles possuem uma máquina capaz de reproduzir a cor de sua preferência, com produção na hora.

Decoração

2020, sem dúvidas, foi um ano em que precisamos nos reinventar e também reaproveitar. Afinal, a rotina em isolamento desperta o grande arquiteto que há em nós (pelo menos a gente tenta). Com isso, descobrimos tendências de decoração na Morar Mais que podem ser feitas no melhor estilo Faça Você Mesmo. Confira!

  • Divisória com canos PVC

Projeto da Arquiteta Giovanna Guerrini Brotto (@ordemprojeto) em parceria com a Pense & Decore (@penseedecore).

Img Meio 23

Para reproduzir a peça, você vai precisar de:

Tendo os materiais em mãos, use e abuse da criatividade para dar à divisória o aspecto que mais combine com o seu ambiente.

  • Divisória de telha bordô

Projeto do Felipe Alves pela FAParquitetura (@faparquitetura). Telhas PVC foram utilizadas para compor esse ambiente, pintadas com a cor de preferência do arquiteto. Pequenos furos foram feitos no material, para que a iluminação pudesse ser encaixada.

Img Meio 5

Assim como no primeiro exemplo, não é algo difícil de reproduzir na sua casa. Basta comprar telha PVC e pintá-la de acordo com a sua preferência.

  • Biofilia

Todos da equipe Chatuba que estiveram presentes no evento concordaram que este é o grande destaque da decoração para 2021. Você sabe o que é biofilia?

Img Meio 24

Restaurante da Praça, arquiteta Janete Oldemburg (@janeteoldemburgarquitetura)

Na tradução etimológica, biolofilia quer dizer “amor às coisas vivas”. Portanto, o conceito de biofilia busca criar paredes verdes integradas ao ambiente, gerando uma sensação de reconexão com a natureza. De acordo com a entrevista da arquiteta Jaqueline Lamente para o Catálogo Morar Mais, “buscar abrigo é uma necessidade humana desde as primeiras civilizações”, portanto o ideal é termos ambientes que geram conforto, segurança, equilíbrio e estabilidade.

Ainda segundo Jaqueline, o design biofílico precisa ter alguns elementos essenciais. São eles:

  • iluminação e ventilação natural;
  • materiais sustentáveis, mais eficientes;
  • cores e texturas que se assemelham ou reproduzem padrões encontrados na natureza;
  • utilização de plantas em espaços internos;
  • ambientes mais silenciosos ou com sons que remetem à natureza (como uma fonte de água, por exemplo), compondo um conjunto que transmite tranquilidade.

Nas paredes de destaques biofílicos da Morar Mais, foram utilizadas plantas artificiais e preservadas. E então, que tal incorporar esse design na sua casa também?

Gostou do nosso tour pelo evento? 2020 foi um ano desafiador para todos. Portanto, desejamos que 2021 seja um ano de renovação, paz e tranquilidade para renovarmos juntos o seu lar. Conte conosco! 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM