5 dicas para projetar uma boa iluminação na sua casa

2469 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A iluminação é peça chave para a demarcação da funcionalidade de cada um dos ambientes da casa. Sobretudo, em tempos de lares multifuncionais, quando precisamos delimitar o espaço do home office, da leitura, do descanso A luz correta é o elemento que nos ajuda nessa tarefaA cor branca nos faz ficar alertas, sendo benéfica, por exemplo, para o foco e a concentração.  Já as cores mais quentes geram a sensação de conforto e aconchego, proporcionado relaxamento e descontração.  Neste post, a Chatuba  dicas para uma boa iluminação em cada um dos cômodos da sua casa. Confere aí! 

 

1) Deixa o sol entrar 

Em primeiro lugar, não há melhor iluminação do que a natural.  Portanto, aproveitar bem a luz que vem do sol é a primeira dica da Chatuba. Isso pode ser feito de diversas formas. Para quem mora em casa ou cobertura, vale incorporar ao seu projeto as telhas translucidas da Brasilit.  O produto fica muito bem em áreas externas que são cobertas.  Além disso, é feito de material reciclado, não amarela e ajuda a economizar energia.  

 

Telha Translúcida Go Pp 2,44x1,10mx1,10mm Brasilit

Telha Translúcida Go Pp 2,44×1,10mx1,10mm Brasilit

Outra dica é o tijolo Bloco de Vidro Ondulado Wave 19x19x8cm Guepar, que pode ser incorporado a diversos tipos de projetos. A vantagem deste material é que deixa entrar a luz de forma homogênea e natural.  

Bloco De Vidro Ondulado Wave 19x19x8cm Guepar

Bloco De Vidro Ondulado Wave 19x19x8cm Guepar

2) Iluminação na sala 

Definitivamente, a sala é um espaço que pode reunir muitas possibilidades diferentes de iluminação.  Neste ambiente, prefira os tons mais quentes, que dão aos olhos uma sensação de aconchego e relaxamento. No entanto, use as lâmpadas de led, que, atualmente, existem em diferentes formatos e cores. Além de serem mais eficientes energeticamente, elas também são mais duráveis e não geram calor.    

Veja aqui as opções de lâmpadas de led da Chatuba! 

O spot de luz de embutir ou de sobrepor é uma ótima opção para destacar um quadro, artesanato ou obra de arte.  

Spot Led Supimpa De Embutir 6500k 7w Redondo Avant

Spot Led Supimpa De Embutir 6500k 7w Redondo Avant

Spot De Sobrepor New Short 2 Luzes Preto Bronzearte

Spot De Sobrepor New Short 2 Luzes Preto Bronzearte

 

Os lustres e pendentes ficam bem por cima de uma mesa de jantar, bancadas ou cabeceiras.  

Pendente Em Aço Com 9 Cúpulas Hash Avant

Pendente Em Aço Com 9 Cúpulas Hash Avant

 

3) Iluminação no quarto 

O quarto é um local de descanso e aconchego.  Para este cômodo, a recomendação é pela escolha de lâmpadas amarelas.  A cor dará ao ambiente uma sensação de bem-estar, indispensável para o descanso.  A iluminação deste ambiente ficará mais atraente se misturar a luz difusa com a direta. Podemos fazer isso com a combinação de um pendente duplo para a iluminação geral do quarto e uma luminária ou abajur na cabeceira.  

Pendente Firts 2l Cobre Bronzearte

Pendente Firts 2l Cobre Bronzearte

 

Abajur Amarela Luminatti

Abajur Amarela Luminatti

Veja as opções de lâmpadas led de luz amarela! 

4)Iluminação na cozinha e área de serviço 

Sendo a cozinha um local de trabalho, o ideal para este ambiente são as cores brancas, que nos deixam mais alertos e focados.  No entanto, nada impede que alguns pontos de luz contrastem com alguma cor amarela.  Para a iluminação geral da cozinha, o indicado é uma luminária de sobrepor com lâmpada de led. As fitas de led de cor amarela complementam o ambiente sendo colocadas embaixo de armários posicionados acima das pias. Para quem tem cozinhas abertas, com ilhas ou bancadas, os pendentes também são boas opções.

Pendente Design Td 622 1 Vermelho Taschibra

Pendente Design Td 622 1 Vermelho Taschibra

 

5) Como iluminar o Home Office 

Por fim, as estações de trabalho são agora os locais da casa onde passamos a maior parte do nosso tempo. Portanto, esses espaços precisam ser confortáveis. Afinal, as jornadas de trabalho são longas e a produtividade deve ser mantida. A iluminação é parte importante desse processo. Por isso, a iluminação natural vai ajudar bastante, fator que deve ser levado em consideração na hora da escolha do local.  Mas é importante, ainda assim, contar com uma iluminação difusa branca – pois, como já falamos, ajuda a nos manter alertas – e uma luz direcionada para que a exposição à luz de monitores e múltiplas telas não canse a vista.  

 

Luminária De Mesa Preto Luminatti

Luminária De Mesa Preto Luminatti

 

Luminária De Sobrepor Frameless Quadrada 16w Bivolt 4000k Bronzearte

Luminária De Sobrepor Frameless Quadrada 16w Bivolt 4000k Bronzearte

 

Crédito: 

Foto de destaque: <a href=”https://br.freepik.com/fotos/luz”>Luz foto criado por mrsiraphol – br.freepik.com</a> 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM