Na hora de renovar um ambiente, a escolha das tintas fazem toda a diferença, mas você sabia que cada superfície exige um tipo de tinta específico? Nem todas são feitas para paredes, e nem toda parede pode receber qualquer tipo de acabamento. É por essas e outras dúvidas que a gente vai te ajudar a entender qual tinta é ideal para diferentes tipos de superfícies e por que é tão importante escolher corretamente.
Tinta para parede interna e externa (alvenaria)
Para as tradicionais paredes de alvenaria, a recomendação varia entre ambientes internos e externos:
Paredes internas
A tinta acrílica é a mais usada. Ela tem boa resistência, secagem rápida e é fácil de limpar. Além disso, está disponível em acabamentos fosco, semibrilho e acetinado, o que te permite escolher o efeito que você mais deseja.
Paredes externas
As áreas externas exigem uma tinta mais resistente ao tempo e à umidade. Você pode optar pela emborrachada, por exemplo. Ela é perfeita para criar uma camada flexível que resiste às mudanças de temperatura e previne rachaduras. Ou então, prefira uma opção mais específica para áreas externas, como a Coral Sol e Chuva.
Tinta para madeira
Se você quer pintar portas, janelas ou móveis de madeira, precisa de uma tinta que adere bem a esse tipo de material, protegendo contra umidade e desgaste:
Esmalte sintético
Ideal para superfícies de madeira, seja em áreas internas ou externas. O esmalte sintético cria uma camada resistente, com boa durabilidade, além de garantir um acabamento liso e brilhante.
Verniz
Caso queira destacar os veios naturais da madeira, o verniz é a escolha ideal. Ele não só protege a superfície, mas também realça a cor e textura da madeira.
Tinta para vidro
Pintar vidro pode parecer estranho, mas para criar peças decorativas ou até renovar o visual de portas e janelas, pode ser uma boa opção:
Esmalte
Os esmaltes à base de solvente são ideais para superfícies lisas como vidro, garantindo boa aderência e um acabamento uniforme.
Tinta para metal
Quando o assunto é pintar metais, seja para proteger contra ferrugem ou renovar o visual de portões, grades e peças decorativas, precisam acertar na escolha:
Esmalte sintético
Funciona super bem em superfícies metálicas, oferecendo resistência à corrosão, além de secagem rápida e alta durabilidade. Inclusive, a Coral tem uma linha de tintas específicas para pintar diretamente na ferrugem, a Hammerite. O que é uma super mão na roda, né?
Tinta para cerâmica
A cerâmica, comum em azulejos de cozinhas e banheiros, também pode ser pintada, especialmente se você quiser mudar o estilo sem precisar quebrar tudo:
Tinta acrílica
Muitas tintas acrílicas são perfeitas para pintar cerâmicas como, por exemplo, azulejos. Isso porque aderem bem à cerâmica e oferecem durabilidade, sem perder o brilho e a resistência à umidade, ideal para áreas como cozinhas e banheiros.
Antes de prosseguir, você também pode conferir esse outro artigo da Chatuba: tinta antimofo, funciona mesmo?
Tinta para concreto
Se o projeto envolve pintar uma superfície de concreto, seja um chão, parede ou garagem, é importante escolher uma tinta que se adeque ao nível de absorção e resistência:
Tinta acrílica
Mais um ponto para as acrílicas aqui. São, mais uma vez, a possibilidade ideal para dar aquele acabamento resistente e de fácil limpeza, especialmente em áreas como garagens, varandas ou muros.
Tinta para pintar plástico
Você já pensou em renovar aquele móvel de plástico ou pintar cadeiras de área externa? Para esses casos, também vai precisar de características específicas:
Tinta spray
A tinta spray é uma das melhores opções para plásticos, pois tem alta aderência, fácil aplicação e garante um acabamento bonito e uniforme. Além, é claro, de ser super fácil e prática de pintar.
Tinta para pintar piso
Se o seu objetivo é mudar o visual do piso, seja ele de cerâmica, concreto ou madeira, você pode apostar em tintas especiais para essa finalidade:
Tinta para piso
Específica para pisos de concreto, cerâmica ou pedra, as tintas para piso são resistentes ao tráfego e fáceis de limpar, sendo indicadas tanto para áreas internas quanto externas. E outra vez a Coral tem uma linha específica para esse tipo de superfície. Nesse caso, a linha Pinta Piso.
Tinta para pintar o teto
Pintar o teto pode ser um desafio, pois é preciso garantir uma cobertura uniforme e evitar respingos:
Tinta Acrílica
Já deu para perceber que ela é bem versátil, não é? Pinta piso, teto e muito mais. E uma ótima opção nesse sentido é a Coral Renova Tetos, perfeita para pintar essa superfície, foi formulada para oferecer uma cobertura impecável, com fácil aplicação e secagem rápida, evitando as tão temidas manchas e imperfeições nos tetos.
Agora, confira outras ótimas ideias para todas as etapas da obra abaixo:
7 problemas no encanamento e como resolver