Conheça os diferentes tipos de panelas

1194 VISUALIZAÇÕES
Cozinha imagem principal blog

Com a infinidade de tipos de panelas que existem hoje em dia, fica difícil escolher o utensílio ideal. São modelos feitos de alumínio, inox, ferro, porcelana e até barro. Cada um voltado para uma finalidade específica. Umas são feitas para o cozimento de alimentos consistentes, outras já funcionam no preparo de ensopados. São muitas as possibilidades de uso.

Para te ajudar a compreender melhor cada um dos tipos de panelas, nós, da Chatuba, listamos os principais modelos disponíveis no mercado, mostrando as diferenças entre as funções cada uma. Vamos lá?

Principais tipos de panelas

Alumínio

Conhecida por ter um preço accessível, a panela de alumínio prepara vários tipos de comida. Com leveza e praticidade, esse é um dos tipos de panelas ideais para o preparo de doces, frutas e refogados. Dentre as vantagens de se usar panela de alumínio, a que mais se destaca é a sua agilidade no preparo das comidas. Isso porque o alumínio aquece com facilidade, disseminando calor por todo o utensílio.

Inox

Sendo um dos tipos de panelas mais resistentes, o modelo em inox não oxida e distribui o calor de forma homogênea sobre sua superfície. Essa versão apenas não é indicada para frituras por imersão (quando se põe óleo na maior parte da panela para fritar salgados, por exemplo).

Embora esse modelo seja, geralmente, formado por um fundo triplo (uma camada de alumínio entre duas de inox), ele não é antiaderente. Então, é importante ficar atento para que o alimento não grude na panela durante o seu preparo.

Ferro

Para cozidos e ensopados, esse é um dos tipos de panelas mais recomendados. Esse modelo é conhecido por preservar a quentura do alimento, dando a ele uma cara de comida caseira.

Muitos se questionam sobre os verdadeiros benefícios que a panela de ferro traz à saúde humana. Partindo desse princípio, pesquisadores da Unicamp constataram que o mineral presente na superfície dessa panela transfere-se diretamente para os alimentos preparados nela, reforçando o combate à anemia.

Cerâmica

Esse modelo possui um preço mais elevado em relação aos demais tipos de panelas, mas é uma peça bastante fácil de ser limpa. Além disso, ela retém calor com facilidade e não adere resquícios de alimentos, pois são antiaderentes.

Mesmo que a sua limpeza não seja tão diferente dos demais tipos de panelas, a versão em cerâmica precisa ser limpa com cautela para não danificar a sua superfície. Existem peças coloridas e estampadas que, por precaução, devem ser lavadas com detergente neutro e com o lado liso da esponja.

Barro

Geralmente utilizada para o preparo de alimentos líquidos como sopa, feijoada e canja, a panela de barro assim como a de cerâmica, leva mais tempo para se aquecer. Em compensação, o calor é mantido por um longo período. Porém, é importante prestar atenção ao preparo de alimentos com baixo teor de água. Se for longo o tempo de cozimento, eles podem ficar bastante ressecados.

 

Diante desses tipos de panelas, realmente, pode ser complicado escolher um modelo ideal. Afinal, cada peça pode ser usada para uma finalidade diferente. Mesmo assim, a nossa dica é para que você escolha panelas de boa procedência e de marcas respeitáveis no segmento de cozinha. Para não pecar na hora de escolher o seu modelo, visite uma das lojas de materiais de construção da Chatuba. Em nossas lojas, você pode encontrar mais do que materiais para a sua obra; fornecemos também diversos utensílios domésticos, inclusive variados tipos de panelas, todos de excelente qualidade. Entre em contato com a Chatuba Materiais de Construção e conheça nossos preços!

 

Veja também:
materiais de construção
loja de material de construção
lojas de materiais de construção RJ

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM