Torneira de bancada ou parede: qual é a melhor opção?

471 VISUALIZAÇÕES
Banheiro imagem principal blog

Entenda a diferença entre torneira de bancada e de parede

Talvez você já tenha ouvido alguém dizer que torneira é uma questão de decoração e, por essa razão, não precisa ficar muito tempo pensando em qual vai escolher. Acertamos? Pois bem, esse pensamento é bastante equivocado na medida em que esses equipamentos não possuem apenas característica decorativa, mas também obedecem critérios técnicos! Então, se você está pensando em optar por uma torneira de bancada ou de parede, esse artigo vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Torneira de bancada ou de torneira de parede?

As torneiras de bancada ou de mesa detêm padrão categorizado como tradicional. “E o que isso quer dizer”, você pode estar pensando. Essa afirmação cabe ao fato de que a instalação desses equipamentos é feita diretamente apoiada em bancadas. Por outro lado, as torneiras de parede, apesar de serem notadas como mais modernas, precisam ser apresentadas como parte do projeto arquitetônico para reduzir riscos à construção.

Depois dessa reflexão sobre a base da diferenciação entre esses materiais, montamos um guia completo abaixo para te ajudar a fazer a escolha correta. Confira!

Tipo de cuba

Escolher o tipo de cuba deve ser uma tarefa anterior à opção de torneira. Afinal, a escolha da cuba pode delimitar o tipo de produto que será usado. Por exemplo, as cubas de semi-encaixe e de sobrepor já vêm de fábrica com local específico para instalar torneira de bancada. Os modelos para embutir também fazem uso da torneira de mesa. Desta forma, ao escolher a torneira correta para o tipo de cuba você assegura beleza e funcionalidade.

Espaço livre na bancada

Outro critério a ser considerado durante a escolha de torneiras é o espaço livre na bancada. Neste caso, em uma bancada grande ou com padrão normal é importante definir se a torneira ficará atrás ou em uma das laterais da cuba. O ideal é que o espaço usado direcione a queda d’água diretamente para o ralo. Já a torneira de parede se apresenta como uma ótima opção para quem tem bancadas pequenas e com pouco espaço disponível.

Altura da saída de água

A altura da saída de água deve ser observada para que você não tenha dificuldade de lavar objetos grandes posteriormente. Por essa razão, admite-se o mínimo de 10 cm de altura entre a saída de água da torneira de bancada ou parede e o topo da cuba. Lembre-se: valores menores do que 10 cm podem inviabilizar algumas tarefas.

Torneira de bancada preta na cozinha

Altura do ponto de água

Como falamos anteriormente, por padrão as torneiras de bancada orientam os pontos de água. Afinal, são consideradas as mais usadas e, portanto, as mais tradicionais. Devido a isso, considerar a altura do ponto hidráulico é fundamental nos casos em que você deseja instalar uma torneira de parede. Assim, consegue evitar retrabalho durante a instalação.

Direção do jato de água

A direção do jato de água é um fator muito importante a ser observado, tanto em torneiras de cozinha quanto em torneiras de banheiro. Como falamos anteriormente, o jato de água deve ser lançado em direção ao ralo da cuba. Em casos onde esse posicionamento não é possível, podemos afirmar que há incompatibilidade e corre o risco de a água acabar sendo derramada para fora.

Sobre isso, uma inovação presente nas torneiras mais modernas, que influencia diretamente a direção e o controle do jato de água, são os arejadores. Eles são posicionados diretamente no bocal da torneira. Esse produto contribui para a economia de água e não impede o fluxo ao ponto de atrapalhar os afazeres domésticos.

Manutenção

O custo com manutenção pode variar entre a escolha de torneiras de bancada ou de parede, cada uma oferecendo suas próprias vantagens. As torneiras de bancada são práticas para substituir em casos de necessidade. Por outro lado, as torneiras de parede tendem a manter o ambiente mais seco durante o uso diário, pois molham menos ao redor, contribuindo para um espaço mais limpo e seco. Avaliar essas características pode ajudar a escolher a opção que melhor atende à sua necessidade e traz mais praticidade ao ambiente.

Facilidade na instalação

A instalação de torneiras de parede exige um pouco mais de planejamento, especialmente em locais onde um espelho ou outro item decorativo está logo acima. Com uma medição prévia, você garante que o espaço será aproveitado ao máximo, sem a necessidade de ajustes futuros. Assim, optar pela torneira de parede traz elegância e otimiza o ambiente, criando um espaço bem planejado e funcional.

Torneira de parede com misturadores de água quente e fria

Classificações de torneira

As torneiras de bancada e de parede podem obedecer às seguintes classificações: simples, monocomando e misturadores. Falaremos sobre elas de forma separada na sequência.

Simples (apenas água fria)

As torneiras simples apresentam único registro e não permitem a saída de água quente.

Monocomando

As torneiras de monocomando possuem único registro direcionado à água quente e fria. Existe a necessidade de implementar uma pressão mínima de 5 metros por coluna d’água para o bom funcionamento desse modelo.

Misturadores

Os misturadores são torneiras que apresentam dois registros. Um deles fica a cargo do fornecimento de água fria enquanto o outro é responsável pela água quente. O funcionamento é semelhante ao padrão do monocomando. Contudo, a pressão mínima deve ser igual a 2 metros por coluna d’água.

Como escolher a torneira para a cozinha?

O principal critério para a escolha de torneira para cozinha é a distância entre o ponto de água e a cuba. Você precisa pensar em praticidade, economia e funcionalidade. Além disso, também é importante assegurar o correto uso do espaço disponível.

Produto em destaque

Torneira de Mesa para Cozinha Gali Cromado DocolA Torneira de Mesa Bica Alta para Cozinha Gali Cromado Docol combina design elegante e funcionalidade, ideal para quem busca praticidade e durabilidade. Com acabamento cromado biníquel, oferece alta resistência à corrosão, mantendo seu brilho por mais tempo. Sua bica giratória com rotação de 360º proporciona flexibilidade total, facilitando o uso em diferentes posições. O acionamento leve e a vedação eficiente garantem uma experiência de uso confortável, enquanto o arejador articulável promove economia de água e minimiza respingos, sem comprometer a praticidade.

Agora, confira outras ótimas ideias para todas as etapas da obra abaixo:

Inspirações para renovar a iluminação do banheiro

Uma nova loja da Chatuba cheia de história em Vila Isabel

Como aplicar rejunte no piso? Entenda o passo a passo!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM