Quais os cuidados necessários ao instalar caixa d’água?

4300 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Com o decorrer dos anos, não é apenas necessário fazer a limpeza de caixa d’água, mas mudar o reservatório em sua residência, empresa ou imóvel. Entretanto, existem alguns cuidados específicos que precisam ser tomados ao instalar caixa d’água, para que a estrutura da casa não entre em colapso, como avaliar se a casa aguenta o peso causado por uma nova caixa d’água.
Uma caixa de 500 litros pode pesar até 600 kg, por conta do movimento da água. Se a laje não estiver preparada para receber esse peso, era irá desabar.

Hoje, a Chatuba Materiais de Construção te ensina quais são os cuidados necessários para instalar caixa d’água sem prejudicar a estrutura do seu imóvel. Confira, a seguir.

Precauções ao instalar caixa d’água

Calcular o tamanho de caixa

Antes de decidir o tamanho da caixa d’água que você pretende instalar, é necessário calcular quanta água sua família precisa para cada dia. Você já tem uma caixa instalada? Ela reserva água para quantos dias?

Supondo que você more em uma casa, com uma família de quatro pessoas, você precisa de 4x 150l, ou seja, 600l de água por dia. Qual o volume da sua caixa atual? Ela é suficiente? Se a resposta for não, calcule qual volume de água você quer para quantos dias. Faça o cálculo com o número de pessoas x quantos dias x 150l por pessoa e ache o resultado.

Decidir o local de instalação

O ideal ao instalar caixa d’água é localizá-la em um lugar alto. Isso ocorre porque, ao descer, a água chegará com uma pressão maior aos canos. Além disso, é necessária uma boa estruturação para que o peso da caixa seja suportado.

Se você optar por manter duas caixas d’água na laje do seu imóvel, por exemplo, é preciso verificar com mais cuidado se ela irá conseguir, de fato, sustentar o peso com segurança. Se for constatado que não, chame um profissional para fazer um reforço na estrutura do seu imóvel.

Escolher o material

Antes de instalar caixa d’água, é necessário escolher qual material você vai utilizar como reservatório. A seguir, veja quais são os disponíveis no mercado e escolha o mais adequado para o seu caso.

– Fibra de vidro: as caixas d’água de fibra de vidro são confeccionadas a partir do mesmo material utilizado em piscinas prontas, uma mistura de resina e fibra de vidro. A caixa é leve e de fácil limpeza e instalação. Mas, não é muito resistente a impactos e furos. Use as recomendações do fabricante para instalar caixa d’água deste material;

– Polietileno: é uma espécie de plástico que tem o petróleo como base. O material torna o reservatório leve, resistente ao transporte e possibilita proteção contra raios ultravioletas. Instalar caixa d’água de polietileno costuma ser fácil, assim como o manuseio e a limpeza. Entretanto, também não é muito resistente a impactos e perfurações;

instalar caixa d'água de polietileno

– Metálica (inox): é um material de fácil manutenção, com resistência e durabilidade. Mas, por conta do custo elevado, costuma ser pouco utilizada.

Onde posso encontrar a caixa d’água ideal?

Na Chatuba Materiais de Construção você pode encontrar os mais diversos modelos de reservatório para instalar caixa d’água no seu imóvel. Vá até uma de nossas lojas de materiais de construção e encontre todos os materiais que você precisa para instalar caixa d’água, com um preço que cabe no seu orçamento. Não perca tempo! Aguardamos por você.

Links úteis:
material de construção rj
loja de material de construção

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM