Saiba a diferença entre cisterna e caixa d’água

8820 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Cisterna e caixa d’água são reservatórios de água que, podem parecer sinônimos, mas possuem funções e benefícios bem específicos. Ambas ajudam a economizar e limpar a água consumida ou utiliza em serviços domésticos, por isso é essencial entender sobre elas. Nesse artigo você aprenderá sobre cisterna e caixa d’água, respectivamente, e como equipar sua casa da melhor forma possível. Confira!

Entenda a diferença entre cisterna e caixa d’água

Cisterna

 diferenciações entre cisterna e caixa d’água

A cisterna é um reservatório de água instalado sob ou sobre o chão. Uma das diferenças entre cisterna e caixa d’água é a captação de água da chuva possível somente com o uso da cistena. Ela ocorre por meio de coletores que ficam interligados às calhas e rufos do telhado.

A água captada deve ser utilizada para atividades como descargas, lavagens de piso e irrigação de plantas. Caso precise de água potável na cisterna, entre em contato com a rede pública ou contrate o abastecimento de caminhão-pipa.

Para escolher a cisterna ideal, é recomendado saber dos tipos existentes. São elas:

– placas de Cimento
– cisterna de Tela-Cimento;
– cisterna de Tijolos;
– cisterna de Cal;
– cisterna de Plástico;
– cisterna de Fibra de Vidro.

Para escolher o tamanho adequado, considere, caso haja, o outro reservatório na casa, para somar o armazenamento geral. Dessa forma, ele será compatível com o uso doméstico. Seus tamanhos de cisterna variam de 2.800 litros a 10.000 litros.

Caixa d’água

cisterna e caixa d’água são iguais?

A caixa d’água possui como função armazenar a água e abastecer o imóvel. Especialmente, em dias em que o fornecimento público é escasso ou interrompido. Para escolher corretamente a caixa d’água, é preciso conhecer seus tipos. O tipo mais convencional e tradicional é o Polietileno. Essa caixa d’água possui benefícios como leveza e a facilidade de manuseio e instalação. Há, ainda, a fibra de vidro, que oferece mais facilidade de limpeza, apesar de não possuir muita resistência. Já a de Aço Inox possui vantagens como alta durabilidade e alta resistência a corrosões e impactos. Além da melhor qualidade de água e temperatura mais fresca da mesma, inclusive no verão.

Na hora de escolher o tamanho de caixa d’água para a sua casa é preciso saber que cada membro da família consome, em média, 150 litros de água nas suas atividades diárias. Sendo assim, multiplique o consumo per capito pelo número de membros na família para saber o tamanho mínimo ideal de caixa d’água. Entretanto, é preciso deixar uma margem maior, tendo em vista que o consumo pode exceder a média. Além da duração da escassez de água, que pode ser de mais de mais de 1 dia.

Recomenda-se que a caixa d’água seja instalada no local mais alto da casa, que é geralmente a laje. Dessa forma, é proporcionada uma forte pressão na água. É preciso colocar sobre uma superfície nivelada e sem sujeiras ou detritos, para não danificar sua estrutura. Tal situação pode comprometer a qualidade da água, diminuindo a vida útil do material. Além da caixa d’água, é recomendado comprar uma torneira boia, que auxilia no controle de entrada de água e um filtro. Este irá purificar a água na entrada da caixa, além de auxiliar na diminuição da necessidade de manutenções, pois mantém reservatório limpo.

Principais diferenças entre a caixa d’água e a cisterna

cisterna e caixa d’água são diferentes?

Cisterna e caixa d’água são produtos recomendados para o armazenamento de água, mas existem diferenças entre eles. A cisterna é muito utilizada como reservatório da água de chuva, que deve ser utilizada somente para tarefas domésticas como descargas, lavar o quintal e regar plantas. No caso da caixa, ela recebe água do fornecimento público e a armazena para qualquer utilização, seja cozimento de alimentos ou uso doméstico.

Outra diferença entre cisterna e caixa d’água, é que a primeira deve ser instalada abaixo do nível da casa. Já a caixa d’água deve ser colocada em um ponto alto do imóvel. O custo de instalação também é uma diferença, pois a mão de obra da cisterna exige maior investimento. Além disso, a cisterna, ao capturar a água da chuva, ajuda a economizar entre 30 e 40% do consumo de água doméstico.

Encontre cisternas e caixas d’água de qualidade na Chatuba. Somos uma loja de material de construção com mais de 50 anos de experiência e líder no mercado. Visite uma de nossas lojas e conheça nossos produtos!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM