Bomba d’água ou cisterna: como bombear água para a caixa?

538 VISUALIZAÇÕES
Hidráulica imagem principal blog

A água que chega da rede pública não tem pressão suficiente para subir até a sua caixa d’água? Se você está passando por esse problema, uma das melhores opções é usar uma solução prática para bombear água até o reservatório superior. Nesse artigo, a Chatuba explica como garantir o abastecimento da sua casa com eficiência e economia. Confira!

Como resolver a falta de pressão para encher a caixa d’água?

A baixa pressão de água pode ser causada por alguns fatores, como:

  • um sistema hidráulico da casa mal planejado;
  • tubulações com muitas curvas e conexões;
  • ou problemas na rede pública de abastecimento.

Independente da causa, a solução geralmente envolve usar uma cisterna junto com uma bomba d’água para levar a água até a caixa d’água superior. Abaixo, falamos sobre cada um desses itens e como usá-los para melhorar o abastecimento da sua casa.

Cisterna

A cisterna é um tanque que fica no chão ou enterrado, e que armazena água como um “reservatório inferior.” Ela é ideal para locais onde a pressão de água da rua não é suficiente. Esse sistema funciona assim:

  • A cisterna é abastecida pela água da rede pública.
  • Em seguida, uma bomba d’água é usada para enviar essa água da cisterna para a caixa d’água superior.

Além de garantir que a casa tenha água, a cisterna pode ajudar a economizar até 50% na conta de água. Como? Ela permite que você armazene a água da chuva, podendo usar essa água para atividades como limpar a casa e dar descarga.

Bomba d’água

A bomba d’água é o equipamento que “empurra” a água da cisterna para a caixa d’água lá em cima. Dentro dela, há uma peça chamada rotor, que puxa a água da cisterna e a envia para a caixa.

Existem diferentes tipos de bombas d’água, como autoaspirante, periférica, submersa, e submersível. Cada tipo de bomba é indicado para situações específicas. Para conhecer todos os modelos e entender qual é o ideal para o seu projeto, confira nosso artigo completo aqui.

Como escolher a bomba d’água certa para encher a caixa d’água

Para saber qual é a bomba correta para bombear água para a caixa, você precisa encontrar a vazão (a quantidade de água que deve ser bombeada) e pressão (a força para a água chegar até a caixa) necessárias.

Vazão

O cálculo da vazão leva duas variáveis em consideração: tamanho da caixa d’água e tempo desejado para seu enchimento. Anote a fórmula:

Vazão = Litro ÷ Hora

Por exemplo, suponhamos que você precise encher uma caixa d’água de 3.000 litros em 1 hora. Sendo assim, aplicando a fórmula acima, temos:

Vazão = 3.000 ÷ 1 = 3.000 litros/h ou 3m³/h

Pressão

Para calcular a pressão (AMT), precisa-se de três variáveis:

  • altura de sucção (AS): diferença entre a superfície da cisterna para a bomba d’água;
  • altura de recalque (AR): diferença entre a bomba d’água e a entrada da caixa;
  • medida da tubulação (MT): distância que a água irá percorrer entre a válvula de sucção e a caixa d’água;
  • fator de perda de carga (PC): informado nas tabelas dos fabricantes.

A pressão é a soma dessas informações mais 5% de margem de segurança. Ou seja, a fórmula para descobrir a pressão da bomba d’água é:

AMT = [AS + AR + (MT x PC)] + 5%

Vamos ao exemplo:

  1. Altura de sucção: 5 metros
  2. Altura de recalque: 15 metros
  3. Medida da tubulação: 25 metros
  4. Fator de perda de carga: 8,3%

Perda de carga = 25 x 8,3% = 2,075 M.C.A

Agora, aplicamos tudo na fórmula:

AMT = (5 + 15 + 2,075) + 5% = 22,075 + 5% = 23,179 M.C.A

Arredondando, precisamos de uma bomba com pressão de 24 M.C.A e vazão de 3m³/h.

E como saber o volume ideal da cisterna?

O volume da cisterna não depende apenas do consumo mensal de água, mas da demanda da casa e da quantidade de chuva disponível. Para ter uma ideia do volume ideal, usamos a fórmula prática:

Volume da cisterna (L) = 5% x Área do telhado (m²) x Média anual de chuva (mm)

Suponha que você more na Baixada Fluminense, onde a média de chuva é de 2.200 mm por ano, e que o telhado para coleta de água tem 50 m². Com isso, temos:

Volume da cisterna = 5% x 50 m² x 2.200 mm = 5.500 L

Assim, uma cisterna com capacidade de 5.500 litros seria ideal. No entanto, considere onde vai usar essa água e o custo para definir o tamanho mais adequado para o seu projeto.

Os melhores produtos para o seu projeto

Bomba Autoaspirante AP-3C 1,0CV Bivolt Dancor

Img 2A Bomba Autoaspirante AP-3C 1,0CV Bivolt Dancor é ótima para redes com problemas de abastecimento e poços tubulares. Ela opera silenciosamente, alcança aspiração de até 90 metros na horizontal e profundidade de 9 metros. Com protetor térmico e bivolt, a bomba é ideal para sistemas de abastecimento automáticos.

Cisterna Acqualimp

A Cisterna Acqualimp é ótima para captar e economizar água da chuva em áreas com baixa oferta da rede pública. Feita de PEAD (polietileno de alta densidade), oferece resistência e durabilidade com uma garantia de 10 anos. Além disso, tem tampa de vedação completa e revestimento antibacteriano, o que facilita a limpeza e promove economia de longo prazo.

Agora, confira outras ótimas ideias para todas as etapas da obra abaixo:

Inspirações para renovar a iluminação do banheiro

Uma nova loja da Chatuba cheia de história em Vila Isabel

Como aplicar rejunte no piso? Entenda o passo a passo!

 

 

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM