Modelos de bomba d’água: saiba como escolher o seu

41043 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A bomba d’água é um equipamento que transfere grandes volumes de água de um local para outro. Ela pode ser usada para diversas finalidades, desde o abastecimento de caixas d’água até para captação da chuva. Para atender às diferentes funções, existem vários modelos de bomba d’água disponíveis no mercado. Cada um é indicado para uma finalidade distinta.

E você, sabe como escolher o tipo ideal para o seu projeto? Neste artigo, a Chatuba apresenta os principais do mercado. Confira!

Clique e navegue!

Conheça 6 principais modelos de bomba d’água
Bomba d’água submersa
Bomba d’água submersível
Bomba d’água centrífuga
Bomba d’água autoaspirante
Bomba d’água periférica
Bomba d’água injetora
Como escolher a bomba d’água ideal para seu projeto?
Fatores de compra
Confira 4 principais modelos de bomba d’água da Chatuba
Bomba Autoaspirante AP-3C 1,0CV Bivolt Dancor
Bomba Autoaspirante AP-2R 1/2CV Bivolt Dancor
Bomba Autoaspirante DA-2 1/2CV Ultra M 127V Dancor
Bomba Autoaspirante DA-2 1/2C Ultra M 220V Dancor

Conheça 6 principais modelos de bomba d’água

modelos de bomba d’água disponíveis na Chatuba

(Foto/Reprodução: Três modelos de bomba d’água do catálogo da Chatuba – Site Chatuba)

1- Bomba d’água submersa

Como o próprio nome sugere, refere-se a um dos modelos de bomba d’água que ficam submersos na água. Sim, existe outro tipo que funciona embaixo da água! Falaremos mais sobre ele na sequência.

A bomba d’água submersa foi desenvolvida para funcionar dentro da água durante todo o seu tempo de operação. Ou seja, abaixo do nível dinâmico do poço. Dependendo do produto, ele pode ser usado a até 20 metros de profundidade.

Sua principal função é bombear a água do poço artesiano para a caixa d’água ou cisterna.

#DicaChatuba: instale uma boia de nível junto à bomba d’água submersa.

Esse recurso ajuda a controlar o volume da água dentro do reservatório e garante o correto funcionamento do equipamento.

2- Bomba d’água submersível

Diferentemente da bomba d’água submersa, o modelo submersível não pode ficar ligado abaixo do nível da superfície por tempo indeterminado. Este dispositivo deve operar dentro da água durante o período estipulado pelo fabricante. Após o uso, deve ser seco e guardado.

O uso do modelo submersível é indicado para casos de esgotamento de água pluvial, inundações e esgotos.

Uma ótima vantagem da bomba d’água submersível é que ela pode ser encontrada em vários tipos para diferentes situações. Por exemplo: alguns modelos bombeiam água limpa, enquanto outros servem para bombear água poluída e com detritos.

3- Bomba d’água centrífuga

Um dos modelos de bomba d’água de superfície. A centrífuga é usada acima do solo, em regiões secas. Ela é muito usada para transportar um alto volume de água a baixa pressão para reservatórios em grandes alturas. Por exemplo: águas de fontes, cascatas e poços artesianos de prédios bem altos.

Uma vantagem da bomba d’água centrífuga é que ela pode operar em locais com até 7 metros de profundidade. Para esse caso, é necessária a instalação de uma válvula de retenção para evitar que a água volte para dentro do reservatório.

Além disso, o modelo centrífuga é usado para atividades de saneamento básico e irrigação de áreas agrícolas.

4- Bomba d’água autoaspirante

Assim como a centrífuga, a bomba d’água autoaspirante também atua acima do solo.

Sua particularidade é que ela não exige a instalação de uma válvula de contenção. Afinal, ela já possui a função de reter a água e impedi-la de voltar ao reservatório, dispensando o uso do acessório extra.

A bomba d’água autoaspirante é ideal para poços ou reservatórios bem grandes, de até 80 metros de profundidade. Ela transfere grandes volumes de água em excelente pressão.

5- Bomba d’água periférica

É um tipo de bomba centrífuga, ou seja, trabalha acima do solo. Ele é mais barato que os demais modelos e precisa de válvula de retenção para funcionar corretamente.

O modelo periférico apresenta ótima performance no transporte de baixo volume de água em alta pressão.
Uma informação importante: a bomba periférica é indicada para locais menores.

Em resumo, podemos dizer que ela é ideal para poços, cisternas, reservatórios e tanques reservas de até 7 metros de profundidade.

6- Bomba d’água injetora

A bomba d’água injetora também faz parte do grupo de bombas de superfície. Possui alta potência e capacidade de sugar a água em alta pressão.

Ela é tão potente que consegue aumentar a sucção dos líquidos em locais entre 20 e 40 metros de profundidade.

Para usar a bomba injetora corretamente, é necessária a instalação de dois tubos:

  1. tubo de sucção, para puxar a água do reservatório;
  2. tubo injetor, para retornar a água ao reservatório.

Como escolher a bomba d’água ideal para seu projeto?

A escolha do modelo de bomba d’água deve ser planejada com cuidado. Afinal, como você já viu, existe uma grande variedade de equipamentos e cada um atende a uma necessidade específica.

A princípio, o pensamento que você deve seguir é: escolha uma bomba d’água que ofereça o bombeamento e o volume de água adequado para o seu projeto.

Antes de escolher a bomba ideal, é aconselhável consultar profissionais especializados no assunto. Assim, você terá a garantia de comprar o equipamento correto e evita problemas técnicos no futuro. Além disso, faça uma ampla pesquisa no mercado e compare as soluções de diferentes marcas.

Fatores de compra

Na hora de comprar uma bomba d’água, considere os seguintes fatores:

  • diâmetro e profundidade do poço ou reservatório;
  • vazão do poço ou reservatório a ser alcançada;
  • níveis dinâmicos e estáticos;
  • potência da bomba e capacidade de bombeamento;
  • distância entre a boca do poço e a bomba.

Confira 4 principais modelos de bomba d’água da Chatuba

Já sabe qual bomba d’água você precisa? Aproveite e adquira a sua agora mesmo! Nós da Chatuba separamos os melhores modelos do nosso catálogo. Confira!

1- Bomba Autoaspirante AP-3C 1,0CV Bivolt Dancor

Bomba d'água dancor

A Bomba Autoaspirante AP-3C 1,0CV Bivolt Dancor é ideal para redes com problemas de abastecimento e poços tubulares com ponteiras. Este equipamento apresenta baixo ruído, garante aspiração máxima de até 90 metros na horizontal e atinge até 9 metros de profundidade. Por ser bivolt, funciona tanto com tensão de 127 volts quanto de 220 volts.

2- Bomba Autoaspirante AP-2R 1/2CV Bivolt Dancor

bomba autoaspirante dancor

A Bomba Autoaspirante AP-2R 1/2CV Bivolt Dancor possui basicamente as mesmas características do modelo anterior. A diferença está na sua força, que é um pouco menor em relação à primeira bomba. Este equipamento possui apenas ½ cavalo de potência, contra 1 cavalo do primeiro dispositivo. Por conta disso, é mais econômica do que a alternativa inicial.

3- Bomba Autoaspirante DA-2 1/2CV Ultra M 127V Dancor

bomba dancor

A Bomba Autoaspirante DA-2 1/2CV Ultra M 127V Dancor possui as mesmas características e vantagens dos modelos anteriores. Entretanto, tem uma particularidade especial: funciona somente com tensão de 127 volts. Fique atento!

4- Bomba Autoaspirante DA-2 1/2C Ultra M 220V Dancor

bomba ultra dancor

A Bomba Autoaspirante DA-2 1/2C Ultra M 220V Dancor é semelhante ao modelo anterior. Porém, com uma diferença: funciona somente com tensão de 220 volts.

Esses foram apenas alguns dos tipos de bomba d’água comercializados por nós. Para conferir outros modelos, acesse o link e visite o nosso catálogo completo. Você pode comprar diretamente em nosso site com toda a segurança necessária. Aproveite essa facilidade e venha para a Chatuba sem sair de casa!

Gostou deste artigo? No Blog da Chatuba você encontra outros conteúdos úteis sobre o assunto. Confira:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM