Captação de água da chuva: vantagens de fazer em casa

1927 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

De acordo com os relatórios da ONU, dois terços da população mundial serão afetados pela escassez de água até 2050. Isso significa que algumas medidas serão necessárias para diminuir os gastos individuais, como a captação de água da chuva. Quer saber como esse processo funciona? Leia o artigo que a Chatuba preparou para você!

Como a captação de água da chuva pode ajudar?

A captação de água da chuva pode representar até 60% de economia do uso de água. Apesar de não ser adequada para consumo humano, muitas atividades podem ser realizadas com a essa água, como descarga de banheiro, regar as plantas, etc.

O que é necessário para captação de água da chuva?

captação de água da chuva com cisternas

Para que seja possível armazenar água da chuva, a instalação de uma cisterna no ambiente é necessária. Ela é um reservatório responsável por captar e armazenar a água, para que seja utilizada no uso doméstico em geral. É um sistema de baixo custo e é considerado uma das melhores alternativas para economia.

Passo a passo

As calhas recolhem a água da chuva e levam até um filtro. Tal equipamento é responsável por recolher as impurezas, como folhas e galhos. Depois disso, a água é levada até a cisterna, para armazenamento. Quando são de grande porte, as cisternas para captação de água da chuva são enterradas. Assim, evita-se a incidência de luz solar, que pode ajudar na proliferação de algas e microrganismos.

Entretanto, a Waterbox é um modelo de cisterna que não precisa ser enterrada, tornando-se mais econômica. Ela pode armazenar não só água da chuva, como água limpa e de reúso. É ideal para locais pequenos, como apartamentos e casa sem quintal, por seu tamanho compacto, e pode ser conectada a diversos aparelhos, como geladeiras e máquinas de lavar.

captação de água da chuva com Waterbox

Vantagens do uso de cisternas

  • Você ajuda a preservar o meio ambiente, gastando menos água no dia a dia;
  • representa uma economia significativa no valor gasto com água no fim do mês;
  • pode ser encontrada em diferentes capacidades e modelos, de acordo com as suas necessidades;
  • pode ser instalada em casas e apartamentos, seja de área urbana ou rural;
  • caso exista uma crise hídrica, como ocorreu no estado de São Paulo em 2014, você estará preparado.

Onde encontrar cisternas com o melhor preço?

Na Chatuba Materiais de Construção você encontra Waterbox 100 Litros (Cód.: 41392) e Cisterna para água de chuva (Cód.: 22364) da Acqualimp para pronta entrega e pelos melhores preços do mercado, no Mega Saldão Limpa Estoque Chatuba! Corre para aproveitar, porque as ofertas são válidas somente até o dia 28/01/2020, enquanto durarem nossos estoques. Mas não se preocupe! A Chatuba sempre prepara os melhores saldos para você!

Em nosso blog você encontra outros artigos falando sobre economia de água. Não deixe de conferir! São eles:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM