Você sabe onde colocar a caixa d’água na sua casa?

31430 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Dentro de casa ou fora de casa? Dentro do telhado ou fora do telhado? Afinal, qual o melhor local para instalar a caixa d’água? Se você ainda está em dúvidas, fique tranquilo! A Chatuba irá te ajudar. Em primeiro lugar, é preciso analisar cautelosamente alguns fatores antes de saber onde colocar a caixa d’água em casa. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Fatores que influenciam o posicionamento da caixa d’água

Potabilidade da água

fatores que ajudam a decidir onde colocar a caixa d’água

As empresas de distribuição de água tratam o fluido para, depois, fornecer à população. Uma vez que elas estão tratando essa água, elas precisam nos entregar um líquido com qualidade para consumo. Esse processo é chamado de potabilidade.

Muitas companhias não garantem mais do que 3 dias de potabilidade depois que elas trataram a água. Se a água ficar mais do que 3 dias armazenada no reservatório, ou seja, se você não consumir toda a quantidade de água dentro deste período, a distribuidora se exime de qualquer responsabilidade com possíveis contaminações.

Portanto, é imprescindível se atentar ao tamanho do reservatório antes de saber onde colocar a caixa d’água. É preciso respeitar o volume mínimo da caixa (500 litros), porém também não é aconselhável comprar um tanque muito grande de tal forma que a água não seja totalmente consumida.

Pressão da água

pressão da água

Imagine a seguinte situação: você vai abrir o chuveiro para tomar banho e percebe que cai pouquíssimas gotas de água. Esse é um péssimo problema, não é mesmo? Pois bem, esse é um indício de falha na pressão da água.

A qualidade da tubulação da casa e a altura da caixa d’água garantem uma pressão adequada. Quanto mais alta está posicionada a caixa d’água em relação aos pontos de consumo (torneiras e chuveiros), mais pressão será liberada.

Por conta disso, muitas pessoas constroem uma estrutura para posicionar a caixa d’água. Em geral, o reservatório fica bem no alto, acima do telhado e fora da casa. Em contrapartida, essa é uma alternativa esteticamente ruim.

Afinal, onde colocar a caixa d’água em casa?

Dentro do telhado

Então, onde colocar a caixa d’água de forma ideal? Esconder o tanque dentro do telhado é uma ótima opção! Em residências que possuem telhas de barro ou concreto, onde a inclinação do telhado é bem alta, é possível posicionar a caixa d’água embaixo do telhado. Como resultado, existe maior pressão nos pontos de consumo.

Acima do telhado

Caso a residência possua telha de zinco ou fibrocimento, onde a inclinação do telhado é bem suave, não é possível colocar a caixa d’água ali embaixo. Nesse caso, a solução é posicionar o reservatório em cima do telhado. Para isso, é necessário criar uma estrutura que seja forte o suficiente para sustentar todo o peso.

Área externa

Em algumas casas, é comum construir estruturas metálicas para saber onde colocar a caixa d’água de forma externa. Ou seja, o tanque fica exposto ao tempo ou apenas tampado. Porém, em algumas regiões, a Prefeitura proíbe a prática e determina que seja construído um caixote de alvenaria para a devida proteção do tanque.

Agora que você já sabe onde colocar a caixa d’água, preste atenção em uma questão importante! Seja dentro ou fora de casa, é preciso que o reservatório tenha um bom espaço com uma passagem livre para a sua devida higienização. A limpeza deve ocorrer, no mínimo, a cada 6 meses. Portanto, fique atento e libere essa área!

Gostou do nosso artigo? No blog da Chatuba você encontra outros artigos legais sobre caixa d’água e afins. Ficou curioso? Veja a lista que preparamos com os melhores conteúdos para você:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM