Como as caixas de gordura e inspeção facilitam no encanamento?

107 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Durante a construção, é preciso levar em conta diversos detalhes para que o imóvel tenha o resultado final desejado e tudo permaneça funcionando pelo maior tempo possível depois que a obra for entregue. Grande parte dos problemas que levam os proprietários a fazerem reparos emergenciais, mesmo em casas novas, é o entupimento das redes de esgoto. Esse problema poderia ser facilmente evitado com uma simples precaução: instalação das caixas de gordura e inspeção, que funcionam como espécies de filtros, para que os resíduos sólidos que oferecem maior risco de entupir as redes não passem pelo encanamento.

Não conhece as caixas de gordura e de inspeção? Neste artigo, a Chatuba te mostra como esses itens podem ser importantes para o bom funcionamento de uma casa. Confira!

Para que servem as caixas de gordura e de inspeção?

Caixa de gordura

É fundamental ter caixas de gordura em uma residência

As caixas de gordura são responsáveis pela coleta e armazenamento de resíduos gordurosos das pias de cozinha e máquinas de lavar louça, a fim de evitar o entupimento de tubulações. Na hora da construção das tubulações da casa, é muito importante que as caixas de gordura sejam instaladas, a fim de impedir que a gordura se fixe nas paredes do encanamento, reduzindo o espaço para que o esgoto escorra para a rede de tratamento. Além disso, é fundamental que a caixa seja limpa, pelo menos, a cada seis meses, quando a gordura acumulada na caixa deve ser descartada no lixo orgânico.

– Como funciona?

O funcionamento das caixas de gordura se dá da seguinte maneira: no fundo do recipiente, há um pouco de água, que irá separar a gordura e impedir que ela desça pro esgoto. Lembre-se das aulas de ciências na escola, quando nos é mostrado que água e gordura não se misturam, fazendo com que a gordura fique por cima. Assim, a água suja entra pelo buraco da caixa, fazendo com que apenas o líquido comum escorra e a gordura fique acumulada.

– Limpeza da caixa de gordura

Como dissemos, as caixas de gordura devem ser limpas periodicamente, pelo menos a cada seis meses, para que funcionem corretamente. A gordura acumulada deve ser jogada no lixo, não no vaso, tanque ou qualquer outra rede de esgoto, se não os riscos de entupir continuarão existindo. Depois de retirar a gordura, lave a caixa utilizando um detergente e uma esponja, para que todos os rastros de gordura sejam retirados.

Caixa de inspeção

Da mesma maneira que as caixas de gordura, as caixas de inspeção são usadas para evitar entupimento das tubulações, com a diferença que são utilizadas para os cômodos em que a água é livre de gordura, como área de serviço e banheiros. é a partir das caixas de inspeção que é feita a manutenção da rede de esgotos em uma casa. As caixas são de estruturas plásticas simples e resistentes, e devem estar bem assentadas, sem que haja trincas ou fissuras.

– Como funciona?

Diferentemente das caixas de gordura, em que uma apenas é suficiente para toda a cozinha, são instaladas mais de uma caixa de inspeção no decorrer das tubulações da casa. Dessa forma, quando há algum problema de entupimento na rede, ele é mais facilmente identificado.

– Limpeza da caixa de inspeção

A limpeza das caixas de inspeção também é mais fácil que das caixas de gordura. Deve ser feito uma verificação a cada seis meses, para saber se o fluxo de água corre normalmente pela caixa. Se não, é preciso que o detrito que esteja acumulado na caixa seja retirado com a ajuda de uma rede, semelhante às usadas para a limpeza de piscinas.

As caixas de gordura e de inspeção são muito importantes para evitar entupimento constante das redes de esgoto de uma casa e, por isso, durante as obras de construção, é necessário dar atenção especial a esses itens, escolhendo material de construção de qualidade e instalando da maneira correta.

Para adquirir as caixas de gordura e inspeção e todo o materiais de construção para as obras em sua casa, busque por uma loja de material de construção de tradição e que ofereça produtos de qualidade a preços acessíveis. A Chatuba Materiais de Construção está há mais de 50 anos vendendo material de construção no RJ e oferecendo aos seus clientes as melhores marcas pelos melhores preços. Visite uma de nossas lojas e descubra o que a Chatuba pode fazer por você!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM