Dicas para os profissionais: confira a importância dos capacetes de segurança do trabalho

3753 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são fundamentais para a prevenção de acidentes. Portanto, são obrigatórios para todos aqueles que estiverem nas dependências de uma construção civil. Dentro dessa classe estão inseridos os capacetes de segurança, primordialmente responsáveis por garantir a proteção da cabeça que é uma das partes mais sensíveis do corpo. Nesse sentido, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), inclusive, possui a Norma Regulamentadora NR 6 que define os padrões de fabricação e cores desses produtos. Quer saber como escolher o modelo certo do capacete de segurança? A Chatuba reuniu as principais informações sobre o tema.

Estrutura:

Os capacetes de segurança são compostos por duas partes:

  • Concha: componente externo que vai proteger efetivamente quem estiver utilizando o acessório de segurança. Em síntese, deve ser produzida como uma peça inteira e em polietileno de alta densidade, que é um material plástico. Ainda assim não deve ter nenhum tipo de metal, emenda ou porosidades para oferecer o maior nível de proteção possível.
  • Suspensão: também chamada de carneira, essa é a extremidade que fica em contato direto com a cabeça. Desse modo, tem uma configuração que permitem ajustes para o maior conforto. Ela também é produzida em plástico resistente, entretanto, com baixa densidade.

Modelos:

A norma regulamentadora 6, que define o uso do capacete em ambientes de obra, indústrias, manutenção e instalação elétrica, prevê três diferentes modelos:

  • Capacete para proteção contra impactos de objetos sobre o crânio;
  • Capacete para proteção contrachoques elétricos;
  • Capacete para proteção do crânio e face contra agentes térmicos.

Cores:

Você já percebeu que os trabalhadores usam capacetes em cores diferentes? A identificação serve, principalmente, para distinguir as mais variadas áreas de atuação e funções dentro do canteiro de obras. Confira as classificações:

Branco ou cinza: engenheiro e mestre de obras

Capacete Suspensão C/ Catraca Branco Fixtil

Capacete Suspensão C/ Pinos Cinza Fixtil

Azul: pedreiro

Capacete Suspensão C/ Catraca Azul Fixtil

Laranja: eletricista

Capacete Suspensão C/ Pinos Laranja Fixtil

Preto: técnico em segurança do trabalho

Capacete Suspensão C/ Pinos Preto Fixtil

Vermelho: bombeiro

Capacete Suspensão C/ Catraca Vermelho Fixtil

Amarelo: visitante

Capacete Suspensão C/ Pinos Amarelo Fixtil

Verde: servente e operário

Capacete Suspensão C/ Pinos Verde Fixtil

Antes de comprar o seu EPI, verifique a presença do selo INMETRO e se o equipamento está dentro do prazo de validade. Por fim, a Chatuba tem a experiência completa para a sua proteção individual e você consegue encontrar os melhores preços em nossas lojas. Então, não deixe de acessar a seleção de produtos completa em nosso site.

Gostou das dicas?

Os capacetes de segurança estão disponíveis em todas as sete lojas da Chatuba, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do Televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site.

No blog da Chatuba você encontra diversos outros conteúdos valiosos para ajudar você no momento de uma grande obra ou pequenas reformas da casa ou do seu negócio. Conte com a gente!

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Está sofrendo com as altas temperaturas? Veja as dicas para deixar a casa mais arejada durante toda a estação

Jardim dos sonhos: veja as principais ferramentas indicadas para manter o espaço lindo e bem cuidado!

Lavanderia dos sonhos: confira as principais dicas para decorar e organizar gastando pouco

Créditos da foto em destaque:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/chapeu’>Chapéu foto criado por Racool_studio – br.freepik.com</a>

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM