Como criar um espaço gourmet na sua casa

1446 VISUALIZAÇÕES
Ambientes Externos imagem principal blog

Ter espaço gourmet em casa é uma tendência que está em alta. Esse cômodo com funções de cozinha e ambiente de sala de estar, está cada vez mais presente nos projetos de casas e apartamentos com os mais variados estilos.

Ideal para receber os amigos e fazer pequenas reuniões, a ideia principal desse espaço é unir equipamentos multifuncionais e modernos, que também contribuem para a decoração, a elementos confortáveis, que nos façam querer passar horas por ali cozinhando enquanto conversamos com as pessoas queridas.

Muitas pessoas acreditam que para criar um espaço gourmet é preciso ter uma área externa ampla. De fato, esse estilo de ambiente surgiu em áreas externas. No entanto, hoje em dia já é possível reproduzi-lo em pequenas varandas, área de serviços, sótão, porão e até mesmo transformar sua cozinha em um desses. Independentemente do tipo do espaço que você disponibiliza, o que faz toda diferença é a criatividade unida à personalidade.

Se você quer fazer um espaço gourmet na sua casa, mas ainda não sabe por onde começar, acompanhe essas dicas da Chatuba Materiais de Construção

Veja como começar o seu espaço gourmet

Piso

É importante levar em conta, em todos os passos, que a principal ideia desse ambiente é ser funcional. Por isso, antes de escolher o seu piso, pense em um modelo que seja de fácil limpeza, possa ser lavado e, caso caia alguma bebida ou comida, isso não o estrague e seja difícil de retirar. Pisos de cerâmica ou porcelanato são ideais, pois é possível higienizar de maneira simples e não mancha. Caso pretenda fazer um estilo mais rústico, já existem no mercado modelos de cerâmica que imitam réguas de madeira.

Pintura

Para um espaço descontraído como este, seria interessante deixar a pintura neutra e apostar mais em itens que possam dar um ar mais moderno do que a pintura tradicional. Os ladrilhos coloridos também estão em alta e conseguem sustentar essa posição de dar um charme ao ambiente.

Iluminação

Apesar de ser um cômodo um tanto quanto informal e, aparentemente, despretensioso, você não pode esquecer de que irá cozinhar por ali. Por isso, é muito importante caprichar na iluminação. Caso queira um ar mais rústico e com uma iluminação não tão branca, busque por lâmpadas de LED mais amareladas, que não tenham uma luz tão agressiva. Usar pontos de luz sobre as bancadas também é uma boa ideia.

Móveis

No geral, os espaços gourmet têm um formato parecido quando tratamos de móveis: bancadas à volta, cobrindo as paredes, e uma mesa alta (com bancos altos) ou outra bancada central. Grande parte das pessoas prefere a mobília de madeira rústica; mas, o bom e velho mármore também fica muito bem.

Eletrodomésticos

Para completar o design diferenciado do espaço gourmet, os eletrodomésticos mais sofisticados e modernos são muito bem vindos. Instalar cooktops e usar geladeira e forno de inox faz desses itens verdadeiras peças decorativas.

O que você deve evitar

Por mais que seja um ambiente descontraído e funcional, existem diversos itens que seria melhor evitar. O excesso de móveis e objetos, por exemplo, é algo que deve-se ter bastante atenção; pois, além de sobrecarregar o ambiente, atrapalha a circulação. Da mesma forma, concentrar tudo no centro do cômodo ou somente nas laterais, de modo a isolar o espaço gourmet dos outros ambientes, também não é legal – já que integrar cômodos é uma das ideias.

Caso escolha uma área externa, ao ar livre, é interessante colocar uma telha – que pode, inclusive, ser retrátil – para evitar que os móveis estraguem em dias de chuva ou de muito sol. Pisos de madeira também não devem ser instalados nesses locais, já que eles podem ser danificados caso caia gordura, alimento ou líquidos.

Se você gostou da ideia de fazer um espaço gourmet na sua varanda, existem alguns pontos que deve prestar atenção. Não é interessante, por exemplo, usar móveis ou peças muito delicadas em um espaço na varanda. Por mais que seja legal fazer um contraste, nesse caso, ficaria fora de contexto.

Outro ponto que deve ser evitado, independente da área da casa escolhida, é a decoração em excesso. Ainda que esse tipo de ambiente exija elementos diferentes e pontos mais coloridos, tome muito cuidado para não exagerar nessa questão.

E então, gostou das nossas ideias? Que tal começar a montar o seu próprio espaço gourmet? Na Chatuba, loja de material de construção, você encontra grande parte dos produtos que citamos para tornar seu espaço ainda mais especial. Encontre a loja mais próxima ou veja nossas promoções online.

Links úteis:

materiais de construçãolojas de materiais de construçãomateriais de construção rj.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM