As caixas d’água são reservatórios que armazenam a água para consumo humano. Além disso, impedem a entrada de insetos e, principalmente, a contaminação. Esse sistema garante que as casas estejam sempre abastecidas caso haja interrupções temporárias do fornecimento de água pelas companhias responsáveis. Portanto, saber como escolher caixa d’água corretamente é fundamental para o bem-estar dos moradores. Continue a leitura e descubra algumas dicas que podem te ajudar a fazer a escolha certa!
Dicas úteis sobre como escolher caixa d’água
Para saber como escolher caixa d’água, é preciso ter em mente que três coisas são muito importantes: material, dimensionamento e litragem do produto e planejamento para estrutura. Além disso, é necessário saber o número de pessoas que vivem na residência para fazer o cálculo mínimo para o reservatório.
Veja, a seguir, 4 dicas úteis que irão te ajudar a escolher o melhor produto para seu projeto!
1- Verifique o tipo de material
As caixas d’água são fabricadas em diversos tipos de materiais. A dica aqui é pesquisar sobre cada um deles, conhecendo suas vantagens e desvantagens e levando em consideração seu custo-benefício. Confira os três produtos mais populares:
- polietileno: material mais tradicional, cujos benefícios são: leveza, proteção contra raios solares e fácil manuseio e instalação. Uma fator negativo é a baixa resistência;
- fibra de vidro: esse tipo de produto possui os mesmos atributos do polietileno. Ou seja, são leves e fáceis de instalar e limpar, porém não são tão resistentes a furos e outros danos;
- inox: o aço inoxidável é um material de fácil manutenção, com alta durabilidade e resistência. Ou seja, não trinca facilmente como o polietileno e a fibra de vidro. Além disso, mantém a água
- fresca. No entanto, possui um custo maior em comparação com outros materiais.
2- Observe a tampa
Uma forma de saber como escolher caixa d’água é observando as tampas disponíveis no produto. Em geral, existem dois tipos de tampas:
- click: fechamento prático, basta encaixá-la com ¼ de volta para que a tampa trave.
- roscada: na versão rosca, a caixa somente será fechada após o giro da tampa.
Ambos os modelos de tampas vedam bem a entrada de sujeiras e insetos na caixa d’água.
3- Confira a litragem ideal
Para dimensionar a caixa d’água, é preciso verificar o tipo de construção onde será instalado o reservatório. Por exemplo, o consumo médio de um indivíduo morando em uma casa é de 150 litros por dia. Em um apartamento, ele consome 200 litros por dia.
O ideal é que a residência tenha um reservatório que supra a necessidade de até 2 dias ou, no mínimo, 1 dia, caso o fornecimento de água seja interrompido.
Para saber como escolher caixa d’água, deve-se realizar um cálculo que leva em consideração a quantidade de moradores e a disponibilidade de reserva de água. Dessa forma, é possível definir a litragem ideal para cada situação.
Suponhamos que 5 pessoas moram em uma casa e cada uma delas precisa de 150 litros por dia. Nesse caso, o cálculo é o seguinte:
5 (pessoas) x 150 (litros por pessoa) x 2 (dias) = 1.500 litros
Ou seja, você precisará escolher uma caixa d’água de 1.500 litros!
4- Atente-se ao planejamento e à estrutura
A instalação da caixa d’água deve ser feita sempre em uma superfície plana, bem arejada e de fácil acesso. Também é necessário um local alto, para que a água desça com força suficiente por todo o encanamento.
Outro aspecto importante é preparar a estrutura do local. É válido ressaltar que 1.000 litros equivalem a 1 tonelada! Dessa forma, na hora de construir a estrutura da caixa d’água, é preciso estar atento às medidas para que a estrutura aguente o peso do reservatório.
Agora que você sabe como escolher caixa d’água, conheça a Chatuba! Somos uma loja de material de construção tradicional do Rio de Janeiro que fornece todos os insumos necessários para sua obra. Visite uma de nossas unidades e confira nosso catálogo de produtos!
Gostou do conteúdo? Veja mais artigos sobre caixa d’água no blog da Chatuba: