Dicas de como escolher o porcelanato para sua casa

2278 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

De todos os aspectos da decoração de uma casa, talvez o piso seja o que mais dê trabalho na hora da escolha. Dentre as opções, o porcelanato é o que mais têm agradado, devido às inúmeras facilidades trazidas por esse piso, como tamanho, brilho e gama de cores. Mas, uma dúvida é: como escolher o porcelanato ideal?

Justamente por causa da grande variedade, muitas dúvidas sobre como escolher o porcelanato aparecem na hora da compra. Por isso, a Chatuba preparou esse artigo com algumas dicas preciosas, que vão te ajudar na hora de escolher esse piso, que é tão bonito e versátil, para a sua casa.

O que é e quais são os tipos de porcelanato?

Antes de saber como escolher o porcelanato perfeito para a sua casa, o ideal é que você consiga o máximo de informações possíveis sobre o produto. O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico caracterizado pela uniformidade na coloração, alta resistência à abrasão física e química, além da versatilidade, uma vez que esse tipo de piso pode ser usado tanto na área interna quanto na externa de uma casa.

Para entender como escolher o porcelanato, é preciso saber esse piso é dividido em 3 tipos:

Polido

É o tipo mais comum e mais desejado de porcelanato. Sua principal característica é o brilho intenso, capaz de refletir o ambiente. Além disso, possui fácil limpeza, graças às camadas protetoras aplicadas pelos fabricantes, a fim de garantir durabilidade do brilho.

Esmaltado

O porcelanato esmaltado recebe uma camada de esmalte por cima do revestimento, podendo adquirir uma superfície lisa, áspera ou brilhante. Se você quer saber como escolher o porcelanato esmaltado, deve se atentar ao número do PEI (sigla para Porcelain Enamel Institute). Esse número representa a resistência do porcelanato e, quanto maior o PEI, mais resistente é o piso.

Acetinado

Ideal para áreas externas, o porcelanato acetinado possui um acabamento sem brilho e com superfície mais áspera, o que o torna menos escorregadio. Pode, inclusive, ser usado dentro de box, porque não mancha com os produtos utilizados durante o banho e as chances de acidentes são remotas, já que não escorrega.

5 dicas de como escolher o porcelanato

1- Tenha em mente o estilo do ambiente

Por ser um material com bastante variedade, para saber como escolher o porcelanato é preciso, primeiro, definir o estilo do ambiente no qual ele será aplicado. Se for um ambiente minimalista, o porcelanato polido e com bastante brilho irá combinar. Se for um ambiente mais rústico, opte por um tipo de porcelanato esmaltado, com textura marcante. Assim, em vez de ofuscar os demais elementos de decoração, o porcelanato funcionará como um complemento.

2- Cuidado com o tamanho

Existem no mercado diversos tamanhos de placas de porcelanato. Sendo assim, na hora de pensar em como escolher o porcelanato da sua casa, certifique-se de que o tamanho
seja adequado para o cômodo onde ele será instalado. Porcelanato com placas grandes, instalado em um lugar pequeno, pode dar a impressão de um espaço ainda menor. Há ainda o risco de desperdício, já que será preciso cortar as placas para que elas se adequem. Opte por placas grandes em locais espaçosos, para aproveitar o material da melhor forma possível.

3- Pense na segurança

É muito importante saber como escolher o porcelanato adequado para cada ambiente, principalmente para diminuir os riscos de acidentes. Porcelanatos polidos não devem ser instalados em locais permanentemente úmidos, como banheiros e saunas, porque são muito escorregadios. Porcelanatos esmaltados com PEI muito baixo não devem ser instalados em áreas com grande circulação de pessoas, porque são pouco resistentes e podem causar acidentes. Estar atento a esses detalhes é fundamental para, além de conservar o porcelanato, zelar pela segurança de todos.

4- Se atente à limpeza

Essa é uma preocupação comum na hora de decidir como escolher o porcelanato da casa. A pressa e a falta de tempo do dia a dia exigem cada vez mais praticidade nas tarefas de limpeza. Por isso, pense no tempo disponível para cuidados com o porcelanato, além dos materiais de limpeza próprios para cada tipo de piso. Porcelanatos polidos exigem mais

dedicação em sua conservação, uma vez que as manchas ficam bem aparentes na superfície. Existem tipos de porcelanato com “manchas naturais”, que podem ser mais adequados em caso de pouco tempo dedicado à limpeza da casa.

5- Escolha materiais qualidade

Na hora de decidir como comprar o porcelanato, ou quaisquer outros materiais de construção, é fundamental buscar por produtos de qualidade, que atendam todas as normas técnicas. Talvez, pagar um pouco mais por um material de melhor qualidade poderá te poupar de muitos gastos futuros com manutenção e reinstalação do piso.

Agora que você já sabe como escolher o porcelanato mais adequado para a sua casa, procure por uma loja de material de construção confiável, que forneça produtos de boa procedência e tenha tradição. Para isso, conte com a Chatuba Materiais de Construção! Temos mais de 50 anos de história e tradição em vendas de materiais de construção. Visite nossas lojas, peça orientação dos nossos atendentes e escolha o porcelanato perfeito para a sua casa!

Outros links úteis:
materiais de construção RJ
lojas de materiais de construção RJ

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM