Aprenda como instalar ventilador de teto

7273 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Com o calor intenso, manter a casa arejada e fresca não é só uma questão de escolha e, sim, uma necessidade! Nesse sentido, o ventilador de teto é uma ótima solução para driblar as altas temperaturas. Prático e econômico, o aparelho é um grande aliado na missão de refrescar os ambientes consumindo pouca energia.

Pode ser instalado em qualquer lugar da casa, inclusive, nas áreas externas. Contudo, é preciso considerar o modelo e acabamento mais adequado para cada espaço. Além disso, não ocupa espaço, tem baixa manutenção e, ainda, combate os insetos. 

Diferente do ar-condicionado, a instalação do ventilador de teto costuma ser mais rápida, sem quebra-quebra e, geralmente, realizada por um eletricista. No entanto, se você é daqueles que colocam a mão na massa quando o assunto é fazer melhorias na casa, o Blog da Chatuba elaborou um guia completo com oito passos para te ajudar nessa missão. Vem com a gente!

Assuntos que você vai encontrar:

Ferramentas e materiais para instalar ventilador de teto

Chave de fenda

Imagem e texto ALT: Chatuba | Chave de fenda

Chave Phillips

Imagem e texto ALT: Chatuba | Chave Phillips

Chave teste

Imagem e texto ALT: Chatuba | Chave teste

Buchas e parafusos

Imagem e texto ALT: Chatuba | Buchas e parafusos

Passador de fios

Imagem e texto ALT: Chatuba | Passador de fios

Furadeira

Imagem e texto ALT: Chatuba | Furadeira

Trena

Imagem e texto ALT: Chatuba | Trena

Fita isolante

Imagem e texto ALT: Chatuba | Fita isolante

Escada

Imagem e texto ALT: Chatuba | Escada

Ventilador de teto

Imagem e texto ALT: Chatuba | Ventilador de teto

Passo a passo para instalar ventilador de teto em casa

Passo 1:

Primeiramente, desligue a chave geral de energia na caixa de força. Mas atenção: utilize a chave teste antes de fazer a instalação para verificar a existência de energia elétrica e evitar acidentes, como choques e curtos-circuitos.

Passo 2:

Em seguida, identifique os fios. Você vai precisar de cinco para a ligação da chave de energia com o ventilador: dois para o motor (vermelho), dois para a lâmpada (preto) e um fio terra. Caso não tenha algum deles instalados, passe um fio extra da parede até o bocal de instalação do ventilador no teto com o auxílio do passador de fios.

Passo 3:

Siga cuidadosamente as instruções do manual do fabricante para montar o ventilador. Inicie pela estrutura principal, garantindo que todas as peças estejam organizadas e que os parafusos sejam fixados de maneira segura. Preste atenção especial ao suporte de fixação, que deve estar corretamente alinhado para garantir a estabilidade do ventilador no teto.

Deixe para o final a instalação da haste, das pás, das lâmpadas e do lustre de vidro. Essas partes são mais delicadas e, se montadas antes, podem atrapalhar o manuseio das outras peças ou até mesmo sofrer danos. Além disso, trabalhar com o ventilador ainda sem essas peças torna o manuseio mais seguro e evita riscos de acidentes.

Passo 4:

Passe os fios das lâmpadas por dentro do niple – pequeno cano auxiliar de inox. Os fios do ventilador e do lustre devem ser passados por dentro da pequena haste saindo da base. Agora, você já pode encaixar a haste deixando a abertura maior para o lado dos fios. Prenda o pino de fixação e, em seguida, passe o fio do motor e do soquete por dentro da haste. Então, coloque o pino de segurança.

Passo 5:

Com a furadeira, faça os furos no teto e fixe o suporte usando, sempre, as buchas e parafusos apropriados. Dessa forma, prenda o ventilador no suporte e verifique se existe uma certa folga. Em outras palavras, o aparelho não pode estar totalmente preso, afinal, é necessário garantir flexibilidade/movimento para quando ele estiver ligado.

Passo 6:

Agora, conecte o ventilador ao teto. Para isso, ligue os fios-fase da rede aos fios-fase do lustre. Após isso, conecte a lâmpada à chave de controle. Por último, ligue os fios do motor ao capacitor, separando o fio do exaustor e o fio do ventilador. Vale lembrar que é importante usar fita isolante para encapar as conexões.

Passo 7:  

Logo após, troque o seu interruptor pela chave de controle que vem junto com o ventilador. Você também deverá ligar o fio da chave de controle ao retorno da lâmpada, os dois fios da chave aos fios do motor e, por fim, o fio de alimentação à energia.

Passo 8:

Para finalizar a instalação, coloque as lâmpadas e o lustre no ventilador. Use a trena para conferir se as medidas das pás estão niveladas ao teto. Por fim, ligue a chave geral de energia e verifique se o aparelho funciona corretamente.

Imagem e texto ALT: Envato | Ventilador de teto rodando

E se chegou até aqui, é provável que você goste realmente de colocar a mão na massa, certo? Então, veja esse outro artigo da Chatuba sobre como instalar porta de correr em casa.

Gostou das dicas?

Todos os produtos destacados estão disponíveis em todas as lojas da Chatuba, espalhadas pelo Rio de Janeiro. É possível comprar também por meio do WhatsApp ou Televendas, no número (21) 4003-4456, e ainda pelo nosso site.

No blog da Chatuba você encontra diversos outros conteúdos valiosos para ajudar você no momento de uma grande obra ou pequenas reformas da casa ou do seu negócio.

Agora, confira outras ótimas ideias para todas as etapas da obra abaixo:

Como evitar o desperdício e reciclar suas latas de tinta

Como escolher o revestimento da sala de estar

Erros para não cometer na instalação do purificador de água

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM