Piscina: confira 6 passos para limpar

30420 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

O verão está chegando e com ele o uso da piscina se torna recorrente, afinal, dias de sol e calor pedem um mergulho, não é mesmo? Pensando nisso, manter a água limpa é algo fundamental. Então, você sabe como limpar a piscina? Quais produtos usar e a ordem correta deles? Como evitar que a água da piscina fique verde ou cheia de sujeira? Veja aqui um passo a passo simples e fácil para iniciantes!

Materiais necessários para limpeza da piscina

  • Fita teste para pH e alcalinidade: Para verificar a qualidade da água e ajustar os níveis corretamente.
  • Cloro Ação Total: Um produto versátil que combina desinfecção, controle de pH, prevenção de algas e clarificação da água em uma única fórmula. Ele elimina micro-organismos, mantém o pH equilibrado, previne o aparecimento de algas e ajuda a clarear a água turva, proporcionando uma limpeza eficaz e prática, sem a necessidade de utilizar vários produtos diferentes.
  • Aspirador de piscina: Para remover sujeira do fundo da piscina.
  • Escova de piscina: Para limpar as paredes e bordas da piscina.
  • Baldes: Para diluição de produtos químicos antes da aplicação.
  • Luvas e óculos de proteção: Para segurança durante o manuseio de produtos químicos.

Cloro Ação Total

Passo a passo para limpar a piscina

Passo 1: Análise da água

Antes de mais nada, o primeiro passo para manutenção é analisar a água! Mergulhe a fita teste na água da piscina de acordo com as recomendações do fabricante. Após esses instantes, retire e compare com as cores indicativas do frasco para verificar os níveis de pH e alcalinidade.

Se a água estiver fora dos padrões ideais de pH ou alcalinidade, e o desvio for significativo, você pode corrigir inicialmente com um redutor ou elevador de pH. Contudo, na maioria dos casos, o Cloro Ação Total será suficiente para manter o equilíbrio do pH e garantir a qualidade da água.

Passo 2: Higienização da água

Para purificar e manter o pH equilibrado, use o Cloro Ação Total. Dilua o produto em um balde de acordo com as instruções da embalagem e despeje-o ao longo das laterais da piscina. Filtre a água por 6 horas.

Passo 3: Limpeza dos decks e das bordas da piscina

Durante esse tempo, aproveite para passar uma escova nas bordas, remover folhas ou outros detritos e passar uma bucha na borda. Dessa forma, você facilita a retirada da sujeira que fica incrustada no revestimento. Para enxaguar, use a água da própria piscina.

Passo 4: Prevenção e tratamento da água da piscina

Caso a água esteja turva, o Cloro Ação Total já possui agentes clarificantes que ajudarão a melhorar a transparência da água. Se necessário, você ainda pode usar um clarificante decantador ou brilho mineral natural. Em qualquer caso, despeje a dose diretamente na piscina com a recirculação ligada por 5 minutos. Depois, deixe a água em repouso por 12 horas.

Se os problemas persistirem e a água ainda estiver muito verde, aplique um algicida. Dilua o produto em um balde, conforme as instruções, e deixe a piscina em modo filtragem por 3 horas.

Passo 5: Manutenção dos filtros

Nesta etapa da limpeza, é preciso desligar a bomba e fechar todas as válvulas por questões de segurança, combinado? Agora, precisamos higienizar o filtro e este processo é bem fácil: basta remover o filtro, jogar a sujeira fora e colocar o filtro novamente.

Dica: Ligue a bomba e filtre a água de 6h a 8h por dia.

Passo 6: Aspire o fundo da piscina

Agora é hora de deixar a água cristalina, limpando a sujeira que decantou no fundo da piscina. Para isso, utilize o aspirador. Lembre-se de que o aspirador deve ser ligado somente dentro da água. Coloque-o cuidadosamente no fundo da piscina para evitar levantar a sujeira acumulada. Em seguida, ligue o aspirador e passe por toda a área do fundo, removendo completamente os resíduos.

Retirando a sujeira da piscina

Diferenças na limpeza de cada tipo de piscina

Sim, há diferenças na limpeza de piscinas de fibra, vinil, azulejo e infláveis, principalmente devido aos materiais de cada tipo de piscina e às suas necessidades de manutenção específicas. Aqui estão as principais diferenças:

Piscina de plástico

Feitas de polietileno ou materiais semelhantes, têm uma superfície lisa que facilita a limpeza. Use escovas macias e produtos suaves para evitar danos. Evite produtos químicos agressivos e mantenha o pH e a alcalinidade equilibrados para prevenir algas e prolongar a vida útil do produto.

Piscina de fibra

Com superfície lisa, reduz o acúmulo de sujeira e algas. Use escovas de cerdas macias e produtos neutros para evitar riscos. Use cloro regularmente, mas não ultrapasse a dosagem recomendada para evitar manchas.

Piscina de vinil

Sensível a objetos cortantes e produtos químicos fortes. Utilize escovas macias e produtos suaves para limpeza. Mantenha o pH e a alcalinidade equilibrados para evitar desbotamento e desgaste.

Piscina de azulejo

Possui superfície rugosa, facilitando o acúmulo de sujeira nos rejuntes. Use escovas de cerdas duras e produtos específicos para azulejos. Controle rigorosamente o pH e o cloro para evitar depósitos de cálcio e sujeira.

Piscina inflável

Feita de PVC, é frágil e propensa a furos. Limpe com esponjas macias e sabão neutro, evitando produtos químicos fortes. Em piscinas menores, substitua a água frequentemente. Em modelos maiores, use bombas de filtragem e tratamentos com cloro.

Manter sua piscina limpa e saudável não precisa ser complicado! Com esses 6 passos, você já sabe tudo o que precisa para curtir o verão sem preocupações. Agora, confira outras ótimas ideias para todas as etapas da obra abaixo:

Tinta esmalte sintético: vantagens e como usar

O que é tinta emborrachada e como pintar com ela

Aprenda como instalar ventilador de teto

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM