Como mudar o piso sem quebrar nada

3353 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A troca do piso, geralmente, é uma das partes da reforma que mais gera preocupação – principalmente para quem é leigo no assunto. Existe uma ideia geral de que, para mudar o piso da casa, é necessário muito tempo, muito dinheiro, e muito quebra-quebra. No entanto, isso não é verdade. Existem algumas soluções para a renovação do piso de forma rápida, sem tanta sujeira, e sem dor de cabeça no pós-obra. Você sabe quais são elas?

Ideias para mudar o piso de forma prática

Piso Vinílico (PVC)

O revestimento de PVC é muito prático e rápido: ele pode ser aplicado diretamente sobre superfícies como mármores e granitos polidos, cimento desempenado ou laje de concreto, cerâmicas e porcelanatos, e placas cimentícias. Há diversas cores disponíveis no mercado, e alguns modelos imitam pisos de madeira, ou são estampados, por exemplo. Além disso, o piso PVC possui uma espessura muito fina (apenas 3 mm), o que não causa transtornos de alteração no nível do chão quando bem aplicado. Apesar de sua versatilidade, esse revestimento não deve ser usado em banheiros.

Cerâmica e Porcelanato

É possível revestir pisos de cerâmica e porcelanato com pisos da mesma natureza. Entretanto, é de suma importância que a base esteja em boas condições antes de fazê-lo.

Madeira maciça

É possível instalar o piso de madeira maciça sobre cimento queimado, cerâmica e porcelanato. Evite revestir pisos de pedra com a madeira, pois eles sofrem descamação. Caso o seu piso original seja de madeira, uma opção viável é o restauro. Afinal, a madeira é um material muito nobre, o que torna um tanto complicado pensar em se desfazer de um piso feito deste material. Utilizar um verniz ou resina à base de água é a maneira mais rápida de recuperar um piso de madeira desgastado.

Pintura

Mudar o piso não significa, necessariamente, revesti-lo com um novo! Para pintar qualquer tipo de piso (cerâmica, taco, ou até mesmo carpete de madeira), a tinta époxi é a indicada. Este é um tipo de tinta mais espessa e resistente, desenvolvida à base de uma resina.

Tapetes

Utilizar tapetes para esconder o piso antigo é uma ideia simples, mas, eficiente, dependendo do espaço. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, de diferentes valores, portanto, vale à pena pesquisar. Uma boa dica é a utilização de tapetes modulares (trata-se de placas de 30 x 30 cm que podem ser costuradas de acordo com as medidas do ambiente), assim, você pode ter um tapete personalizado para as suas necessidades.

Antes de mudar o piso, preste atenção:

É importante frisar que instalar o acabamento novo sobre o antigo não é possível em qualquer situação. Caso alguma peça esteja solta, quebrada, com infiltrações ou estufadas não será possível mudar o piso sem remover o antigo. Para verificar isto, basta bater no piso e averiguar se ele produz um som oco.

Além disso, uma boa reforma no piso deve ser realizada por profissionais especializados e utilizando material de qualidade. Quando se trata de materiais de construção, não restam dúvidas: na Chatuba, loja de material de construção, você encontra os melhores! Acesse nosso site para verificar o endereço de nossas lojas, e boa obra!

Links úteis:

chatuba materiais de construçãomateriais de construção rjloja material de construção.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM