Dicas Úteis Para Planejar Reformas e Obras em Condomínio

1710 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A segurança é parte crucial na gestão condominial. É preciso criar um bom planejamento para oferecer um ambiente seguro e livre de ameaças, durante o período de obras. Além disso, para realizar reformas e obras em condomínio é necessário que as regras e os cuidados sejam seguidos. Pensando nisso, convidamos Marcos Antonio Silva, gerente de relacionamento da Chatuba, responsável pelo setor de atendimento ao cliente nas áreas de Televendas e SAC, para dar dicas que vão te auxiliar nesse momento.

Dicas Úteis Para Planejar Reformas e Obras em Condomínio

Antes de mais nada, o que são obras úteis, necessárias e voluptuária?

As obras úteis são aquelas em que aumentam ou facilitam o uso do condomínio, proporcionando conforto e bem-estar aos moradores. Já as obras necessárias são as que evitam que o bem se deteriore, conservando o mesmo, viabilizando segurança. Temos também as obras voluptuárias, que são as obras de “embelezamento”, ou seja, são voltadas para decoração e design.

Quais seriam as 3 principais dicas quando falamos em reforma e obras em condomínio?

Reforma e manutenção da parte elétrica e hidráulica

“A primeira dica diz a respeito da reforma na parte elétrica e hidráulica para prevenção de acidentes elétricos e desperdício de água, como a falta de energia e impermeabilização de telhados, por exemplo”, destaca Marco Antonio Silva.

Os dois tipos de reformas citadas acima são consideradas mais urgentes, indispensáveis para a manutenção do local. Nesse sentido, tanto a parte elétrica quanto hidráulica são atividades fundamentais para a segurança e o bem-estar de todos.

Vale ressaltar que nem todos os reparos necessários precisam passar pela assembleia do condomínio. Dessa forma, precisamos apenas da validação quando as obras extrapolam valores excessivos ou pré-aprovados. Nesse caso, devem ser aprovados por meio da votação dos moradores presentes na assembleia.

Reformas e Obras em Condomínio

Marcos Antonio complementa: “Revisão da parte hidráulica serve para evitar vazamentos e, consequentemente, desperdício de água, evitando possíveis infiltrações no telhado, por exemplo. Além disso, como já comentamos, a parte elétrica é necessária para evitar possíveis acidente”.

Pintura de fachadas e partes comuns para restauração do imóvel

“Antes de tudo, a fachada é o cartão postal do imóvel; mais do que isso, é uma forma de proteção para edificação. Ou seja, é uma manutenção necessária para redução de fissuras que surgem com as mudanças climáticas, como sol e chuva”, detalha o gerente de relacionamento da Chatuba.

“As reformas e obras em condomínio podem ser realizadas em períodos de oportunidade, principalmente quando falamos em áreas comuns. Elas promovem o benefício amplo, atendendo a grande maioria dos moradores. Portanto, mantenha sua fachada sempre em dia e aproveite as promoções das lojas para reformar áreas comuns”, afirma Marco Antonio.

Material pronta-entrega e facilidade na hora do pagamento

Marcos Antonio deixa uma dica valiosa para que não haja atrasos na sua reforma: “Procurar por lojas que tenham materiais de pronta-entrega, que ajudam a atender seus interesses de forma imediata. Ou seja, você solicita um produto e após a confirmação do pagamento, a empresa envia/fornece o item para a necessidade, independentemente do lugar ou das situações envolvidas. Perfeito para acontecimentos inesperados, não é mesmo?”.

Outro ponto de atenção é o cuidado necessário com o fluxo de caixa da conta do condomínio. Por isso, as condições de pagamento são importantes para o planejamento da sua obra. “Já a facilidade na hora do pagamento é algo cada vez mais procurada pelos clientes. Nesse sentido, poucas opções de pagamento podem gerar desistência na hora da compra. Desse modo, aqui na Chatuba, além do atendimento personalizado, temos facilidade na hora do pagamento, que pode ser realizado por meio de cartões de crédito, PIX e boleto. Temos materiais de pronta-entrega em todos os setores de reforma e estamos focados em proporcionar a melhor experiência ao cliente”, afirma Marco Antonio.

Qual o tipo de tinta é recomendado para reformas e obras em condomínio?

1. Tinta Acrílica

A tinta acrílica possui na sua base de composição uma resina acrílica. Isso a torna impermeável e, portanto, mais resistente ao tempo. Além disso, é uma tinta solúvel em água e pode ser aplicada tanto em camadas finas quanto grossas na parede, sem contar que é versátil, podendo ser aplicada em diversos tipos de superfícies, como gesso, tijolo, concreto, reboco com cal, cerâmica porosa e cimentados.

Tinta acrílica fosca

Reformas E Obras Em Condomínio

Como este tipo de tina não tem brilho, ajuda a disfarçar pequenas imperfeições nas paredes e tetos, proporcionando uma aparência uniforme em grandes áreas, deixando o acabamento aveludado. Também é indicado para pintura de superfícies de alvenaria, cerâmica não vitrificada e blocos de cimentos.

Tinta acrílica acetinada

Agora, a tinta acrílica acetinada tem em sua composição um leve toque de brilho, pode ser lavada ou limpa apenas com um pano úmido.

Portanto, é indicada para áreas de maior movimentação pela sua facilidade de limpeza, ou seja, uma ótima opção para corredores.

Tinta acrílica semibrilho

Já esse tipo de tinta de parede proporciona maior brilho e reflexos, sendo o mais indicado para superfícies sem imperfeições. É muito utilizado em portas, batentes e janelas.

2. Tinta esmalte

Reformas E Obras Em Condomínio C

As tintas esmalte têm como base óleo e, por isso, não são solúveis em água. Pelo mesmo motivo, o seu acabamento parece criar uma película sobre a superfície. Elas possuem alto brilho, mas também estão disponíveis em versão fosca. Os valores desse tipo de tinta são pouco mais altos que os demais, por geralmente serem usadas em espaços menores.

A tinta esmalte é perfeita para superfícies de ferro, como janelas, corrimãos e estruturas metálicas. A madeira também é muito pintada com a tinta esmalte por conta de seu fácil manuseio e pela limpeza ser bem simples (já que pode ser lavado), se comparado aos demais tipos.

3. Tintas epóxi e poliuretano

Reformas E Obras Em Condomínio 3

As tintas epóxi e poliuretano são sintéticas e também não solúveis em água. Esses tipos de tintas, em grande parte das vezes, são diluídos em um solvente específico e possui elementos que auxiliam no processo de pintura. Mas, diferente da anterior, devem ser manuseados por alguém que conheça e seja qualificado para a tarefa de pintura, pois a probabilidade de surgir bolha ou ocorrer um deslocamento de camada é bem grande.

Essas tintas são específicas para áreas molhadas ou inundadas, como piscinas ou caixas d’água. Para áreas internas, os banheiros e cozinhas também aceitam bem esses tipos de tinta, e é uma forma de fugir dos tradicionais revestimentos de cerâmica ou azulejos.

4. Tintas Látex PVA

A látex PVA é uma das tintas mais utilizadas nos interiores dos prédios. Isso se dá por conta da facilidade de limpeza, que pode ser feita apenas com um pano úmido sem danificar a superfície. Ela também é ideal para encobrir camadas de tintas antigas.

Além disso, o látex tem base solúvel em água e, por isso, facilita a pintura. Pode-se aplicá-la com pincéis ou rolos e, caso a tinta caia em outra superfície, por engano, é facilmente retirada com um pano molhado.

Qual indicação de iluminação para condomínios?

Reformas e Obras em Condomínio

De modo geral, é preciso priorizar a escolha de lâmpadas que atendam a necessidade de cada espaço, de acordo com a frequência de utilização e finalidade do ambiente. No entanto, podemos recomendar os seguintes tipos:

  1. Lâmpadas de Led são indicadas para qualquer ambiente, seja ele interno ou externo;
  2. Luzes de emergência são fundamentais em um condomínio, pois os moradores podem estar na escada ou no estacionamento quando houver uma queda de energia;
  3. As luminárias e postes de iluminação nos ambientes externos são fundamentais para iluminar a passagem, mas também podem ser protagonistas na decoração, deixando o ambiente mais agradável e valorizado;
  4. O Led de tubo é ideal para o portão principal e a garagem, já que são os trajetos de pessoas e veículos, pois tem excelente alcance e ganho em segurança e economia;
  5. Os spots LED são recomendados para parte interna, como salas e corredores, além de terem uma iluminação uniforme e ainda geram economia.

 

No blog da Chatuba tem muitos outros artigos de decoração focados nas reformas e obras em condomínio. Estamos com você!

Revestimentos e porcelanatos: confira as principais tendências e modernize o seu espaço

Conhece as diferenças entre fios e cabos? Especialista compartilha dicas para apoiar a criação do seu projeto elétrico

Truques para fazer o apartamento parecer maior sem esforços!

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM